Residência em Nutrição: o que cai na SES-DF

Residência em Nutrição: o que cai na SES-DF
Residência em Nutrição: o que cai na SES-DF

Se você é profissional ou estudante de Nutrição e está mirando na especialização, precisa ler este conteúdo. Aqui, vamos abordar sobre Residência em Nutrição, revelando o que mais cai nas provas da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES – DF).

A instituição, que é uma das mais queridinhas dos concorrentes, divulga anualmente seu edital de seleção. Entre as vagas, chama atenção o número ofertado para quem é formado em Nutrição. Em 2020 e em 2021, por exemplo, foram 41 vagas por ano para essa graduação.

No edital mais recente, foram oferecidas 289 vagas no total, contemplando também outras áreas, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia e psicologia.

Para se dar bem na prova, saber como estudar faz toda a diferença. Como nosso compromisso é te apoiar nessa jornada, fizemos o levantamento das disciplinas mais recorrentes da Residência SES-DF analisando provas de 2018 a 2021!

Confira!

Residência em Nutrição: o que mais cai nas provas da SES-DF


As provas da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal têm um perfil atípico, por cobrar, praticamente, todas as disciplinas de Nutrição ao longo da prova.  Ao analisar o histórico dos exames, percebemos que há muitas questões da área de alimentos (diferente das demais Residências), por exemplo.

Outro ponto é que além de cobrar temas tradicionais como dieto, materno, fundamentos, ciclos e avaliação, as provas também contemplam EAN, Alimentação Saúde e Cultura e Terapia Nutricional.

Portanto, se você está se preparando para as provas SES-DF, aproveita que a banca organizadora disponibiliza as provas e pratique!  Estudar por questões é uma ótima dica!


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +! 


Disciplinas de Nutrição mais recorrentes nas provas da SES-DF

E o primeiro lugar vai para…

Sim, a disciplina mais recorrente nas provas do processo seletivo para residente em Nutrição na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal é:

1º Dietoterapia

Vamos conferir as outras? Segue o ranking!

2º Nutrição e Saúde Pública

3º Materno Infantil

4º Nutrição nos ciclos da vida

5º Alimentação Coletiva

6º Fundamentos da Nutrição

Residência em Nutrição: Assuntos mais cobrados em Dietoterapia

Já vimos que Dietoterapia é a disciplina mais cobrada em provas de residência em Nutrição da SES – DF. Mas, é bom saber também quais os assuntos mais recorrentes dentro da área, não é mesmo? Pois bem, confira:

  • 1º Oncologia
  • 2º Doenças Cardiovasculares
  • 3º Doenças Renais
  • 4º Paciente Crítico
  • 5º Doenças endocrinometabólicas

Vala destacar que esse levantamento leva em consideração as provas de 2018 a 2021, ok? Agora, vamos ao próximo tema.

Residência em Nutrição: o que mais cai em Nutrição e Saúde Pública

Essa é a segunda disciplina mais cobrada nas provas para residência em Nutrição da SES-DF. A seguir, confira os assuntos que mais caem:

  • 1º Segurança Alimentar e Nutricional: Guia Alimentar, PNAN, LOSAN, PAT
  • 2º Epidemiologia Nutricional
  • 3º Políticas de Sustentabilidade do SUS: PNAB e PNEPS

Residência em Nutrição: temas mais recorrentes em Materno Infantil

Esse assunto é presença certa nas provas da SES-DF. Pelo menos, foi o que comprovamos fazendo a análise dos exames aplicados de 2018 a 2021. Então, fique de olho no que você não pode deixar de estudar e prepare-se!

E o tema mais cobrado é…

  • 1º Crianças (menores de dois anos)
  • 2º Lactação/ Nutrizes
  • 3º Gestão/ Gestantes

O que mais cai em Ciclos de Vida

Nutricionistas que estão de olho na residência da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal precisam estar com esse assunto em dia.

A seguir, veja o que foi mais cobrado nas provas de 2018 a 2021 quando falamos de Ciclos de Vida no âmbito da Nutrição!

  • 1º Idoso
  • 2º Criança
  • 3º Adolescente

E não para por aqui! Vamos ao próximo tema!

Residência em Nutrição: o que estudar em Alimentaçaõ Coletiva

Curiosos para saber os assuntos mais cobrados nas provas de 2018 a 2021 da SES- DF? No caso da disciplina de Alimentação Coletiva, o ranking é esse:

  • 1º Estrutura Físico-Funcional
  • 2º Planejamento de Cardápio
  • 3º Gestão de Pessoas
  • 4º Gestão de Materiais

Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber


Fundamentos da Nutrição: o que cai na Residência da SES-DF

Essa disciplina, claro, não pode faltar. A seguir, veja os assuntos mais cobrados nas provas para residência em Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e saia na frente:

  • 1º Carboidratos e fibras
  • 2º Proteínas
  • 3º Vitaminas

Processo seletivo para residência em Nutrição na SES-DF

O processo seletivo da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal costuma ser composto de duas fases: Prova Objetiva (eliminatória e classificatória) e Avaliação de Currículo (classificatória).

Geralmente, ele é organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). Essa banca organizadora possui o formato de questão no estilo CERTO e ERRADO e é conhecida por elaborar uma prova de 120 questões! Na edição de 2020, valor da taxa de inscrição foi de R$246,00.  

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!  

Não deixe de conferir também:

Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição

Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional?

Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem

Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

+ RESIDÊNCIAS ABERTAS NO BRASIL

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?