Segundo Lima (2005), a enfermagem é uma ciência humana, que envolve as pessoas e suas experiências, com ênfase no cuidado humano, baseado em arcabouços teóricos e práticos, desde o estado de saúde até os estados de doença.
E para falar de experiências eu escrevo esse texto. Comecei minha jornada no mundo da enfermagem em julho de 2020, no auge da Pandemia do COVID-19, meu primeiro emprego na área foi como Técnico em Enfermagem em um centro especializado no atendimento ao Coronavírus na Atenção Primária.
Irei abordar em alguns tópicos como foi trabalhar no centro de Covid, como foi lidar com a morte de amigos e dos familiares dos pacientes, e o que a Pandemia mudou em mim.
Como é trabalhar em uma Unidade de Atendimento ao Covid?
Definindo em uma palavra: exaustivo, porém muito prazeroso. Fazemos uma diferença muito grande na vida do paciente acometido por essa patologia, principalmente quando é prestada uma assistência de qualidade, que auxilia na recuperação do paciente.
Quais eram as minhas atividades?
- Aferição de SSVV;
- Administração de medicamentos;
- Transporte de pacientes;
- Coleta de exames;
- Notificação de casos suspeitos;
- Digitação dos exames em sistema;
Como lidar com a morte de amigos e dos familiares dos pacientes?
Quando recebi a notícia que um amigo da faculdade que também trabalhava na área faleceu em decorrência da Covid, a reação foi espanto, algo que parecia distante havia se aproximado, a morte. E a partir daí foi acontecendo com outros amigos, colegas, conhecidos, vizinhos, a pandemia estava em seu auge, o sentimento de angústia tomava conta, pois havia o risco sobre minha vida.
Os pacientes que perdiam seus entes, e passavam pela unidade estavam desolados, a dor era tanta que eu também sentia, um sentimento de impotência. Com a chegada da vacina, veio a esperança de ver o amanhã reluzir, no dia em que os colaboradores foram vacinados foi dia de festa, alegria, dia de vida.
O que a Pandemia mudou em mim?
Muito, tenho mais empatia, atenção aos familiares, temperança, gratidão, hoje sou um ser humano diferente. Aprendi a desenvolver o cuidado baseado em evidências, pautado na ciência e com amor. Entendi que eu tenho em minhas mãos o poder de transformar vidas, e devo usá-lo da melhor maneira possível.
Matérias relacionadas:
- Introdução a avaliação do paciente queimado
- Diagnóstico de enfermagem em casos de COVID-19
- Feridas: entendê-las para tratar
Referências:
LIMA, M.J. O que é a Enfermagem. 3.ed. São Paulo. Brasiliense, 2005. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/34037. Acesso em: 11 de julho de 2021.