Etiologia, diagnóstico precoce aliado ao tratamento do mesiodente na infância | Colunista

Os dentes supranumerários são dentes extras em comparação à dentição normal, que podem ocorrer tanto em maxila como na mandíbula1. O tipo mais comum de dente supranumerário é o mesiodente, que pode ocorrer como único, múltiplo, unilateral ou bilateral1,2.

A prevalência relatada na literatura varia entre 0,15% e 1,9%, sendo mais comum em homens do que em mulheres2,3. A ocorrência do mesiodente em dentição decídua é bastante rara, no entanto, em dentição permanente é bastante comum com incidência de 0,15 a 3,8%4.

A condição clínica em questão pode apresentar morfologias distintas, tais como: cônico, tubercular ou molariforme, sendo a forma cônica a mais comum4,5. Em alguns indivíduos, a erupção pode ocorrer normalmente, embora possam permanecer impactados ou eruptar na posição invertida6.

A trajetória de erupção pode seguir normal, ou em posição ectópica.  Os dentes supranumerários em dentição primária erupcionam em crianças de 4 anos de idade, durante a dentição decídua7. No entanto, podem interferir na erupção de outros dentes permanentes, de forma que é considerado um fator de risco para a má oclusão8.

 A etiologia desta condição não é totalmente conhecida, entretanto, algumas teorias foram sugeridas. Pode ser visto como um achado isolado ou como parte de uma síndrome, especialmente fissura labial e palatina, Disostose Cleidocraniana e Sindrome de Gardner1.

As complicações decorrentes da presença clínica do mesiodente estão relacionados ao atraso de erupção, apinhamento dentário, impactação de incisivos permanentes, formação anormal de raízes, alteração da trajetória de erupção dos incisivos, diastema na linha média, lesões císticas, infecção intraoral, rotação e reabsorção radicular de dentes adjacentes ou até mesmo erupção na cavidade nasal9.

O diagnóstico da condição clínica na dentição decídua e mista pode prevenir complicações adicionais. Na dentição decídua, o dente supranumerário apresenta formato normal e de erupção regular, e esta é a razão pela qual estes dentes muitas vezes não são detectados durante o exame clínico de rotina10.

Na dentição permanente, o diagnóstico é simplificado devido ao fato deste seguir a erupção dos dentes anteriores permanentes11,12. As radiografias panorâmicas, oclusais e periapicais maxilares e a tomografia computadorizada são recomendadas para auxílio do processo do diagnóstico6.

Embora não haja protocolos estabelecidos para os exames de imagem, a prática clínica infantil preconiza a realização da radiografia panorâmica aos 5 anos de idade e ao término da dentição mista.

O diagnóstico e intervenção precoces, em ambas as dentições, previne e evita danos estéticos, funcionais e patológicos. E de forma conjunta, diminui potencialmente a necessidade de tratamentos complexos futuros do paciente infantil.

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

  1. Agrawal NK. Dentigerous cyst in a child associated with multiple inverted supernumerary teeth: a rare occurrence. Int J Burns Trauma. 2012;2(3):171-3.
  2. Günduz K, Çelenk P, Zengin Z. Mesiodens: a radiographic study in children. Jour of Or Sci. 2008;50(3):287-91.
  3. Pakdaman A, Meighani G. Diagnosis and management of supernumerary (mesiodens): a review of the literature. J Dent (Tehran). 2010;7(1):41-9.
  4. Shah UD, Patel H, Patel N, Ranadheer E, Shoba F. Interception in pursuit of exquisite aesthetics – a case series. Intern Journ. Of Adv. Research. 2015;3(7): 590-8.
  5. Anegundi RT, Tegginmani VS, Battepati P, Tavargeri A, Patil S, Trasad V et al. Prevalence and characteristics of supernumerary teeth in a non-syndromic South Indian pediatric population. J Indian Soc PedodPrev Dent. 2014;32(1):9-12.
  6. Van Buggenhout G, Bailleul-forestier I. Signs in dysmorphology mesiodens. Eur J Med Genet. 2008;51(2):178-81.
  7. Samuel V. Overview of mesiodens- a review. Int J Pharm Bio Sci. 2014;5(2):526-39.
  8. Wang XP, Fan J. Molecular genetics of supernumerary tooth formation. Genesis. 2011;49(4):261-77.
  9. Rao PVVP, Chidzonga MM. Supernumerary teeth: literature review. Cent Afr J Med. 2001;47(1):22-6.
  10. Penalva LPM, Martinez PAC, Fernandez RPP, Sanchez MVJE, Guirado CJL. Mesiodens: etiology, diagnosis and treatment: a literature review. BAOJ Dent. 2015;1(1):1-5.
  11. Ayers E, Kennedy D, Wiebe C. Clinical recommendations for management of mesiodens and unerupted permanent maxillary central incisors. Eur Arch Paediatr Dent. 2014;15(6):421-8.
  12. Toureno L, Park JH, Cedeberg RA, Hwang EH, Shin JW. Identification of supernumerary teeth in 2D and 3D: Review of literature and a proposal. J Dent Educ. 2013;77(1):43-50.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?