Atuação do enfermeiro em urgência e emergência | Colunista

A enfermagem possui uma infinidade de opções de área de atuação, mas…  Você conhece algum enfermeiro que trabalha em unidade de urgência e emergência? Sabe quais são as suas principais atribuições? Então esse texto é todo para você! Abaixo eu cito as principais atribuições do enfermeiro que atua em emergência:

Acolhimento e classificação de risco: o enfermeiro é responsável por escutar a queixa do paciente, avaliar condições clínicas e classifica-lo o de acordo com sua necessidade de intervenção. A classificação mais utilizada pelos hospitais é o Protocolo Manchester: emergência, muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente. Visando assim, o melhor direcionamento e em tempo oportuno.

Protocolos de Atenção em Emergência: o enfermeiro irá atuar de acordo com a classificação de risco e regulação de fluxos. Visando assim, prestar uma assistência rápida e precisa em relação a identificação de urgências e emergências que requerem ações imediatas da equipe de saúde como o início de um protocolo (de sepse, de AVE e dor torácica, por exemplo).

Assistência de enfermagem de alta complexidade: a Lei do exercício profissional traz como atividade privativa do enfermeiro a assistência de alta complexidade que envolve atividades como sondagem nasogástrica, nasoentérica e vesical (alívio e demora), manejo e administração de drogas de alta vigilância, aspiração de vias aéreas, lavagem gástrica, punção intraóssea, coleta de gasometria, preparo para intubação e acesso central e curativos de maior complexidade. 

Coordenação da equipe de enfermagem: a maior e na minha opinião a mais importante atribuição do enfermeiro na assistência. O enfermeiro deve ser capaz de liderar sua equipe para que todo o cuidado prestado seja eficaz para a resolução das intercorrências que acontecem na unidade de emergência.

Atualização e treinamento da equipe: no campo na saúde, novos estudos estão constantemente sendo públicos por isso, é importante que o enfermeiro emergencista esteja em constante atualização sobre novas recomendações de cuidados assistenciais.

Além disso, é de suma importância que a equipe de enfermagem seja capacitada e treinada. Sendo a atualização e a capacitação da equipe uma atribuição essencial não apenas no serviço de emergência, mas em qualquer outro setor de atuação da enfermagem

Direcionamento dos pacientes: o serviço de urgência e emergência é uma das portas de entrada de atendimento. Nem sempre o paciente receberá alta, ele poderá ser direcionado ao Centro Cirúrgico, a Hemodinâmica, a UTI ou a outros locais de uma instituição.

Cabe ao enfermeiro a transição de cuidados de enfermagem para outras instancias. Observando o cuidado para uma passagem de caso de forma clara e objetiva, que pode ocorrer através de protocolos institucionais. 

Atividades administrativas:  sim, é isso mesmo! Dentre as atribuições do enfermeiro podemos citar atividades como alocação de recursos humanos e materiais, realização da escala diária da equipe de enfermagem, controle de materiais e medicamentos, além de interlocução com a equipe de hotelaria, recepção, limpeza, nutrição e portaria.

Você sabia de tudo isso?! Achou o texto curtinho?! Ele foi escrito no ritmo de trabalho de enfermeiro de urgência e emergência. Claro, objetivo e preciso! Desejo que o texto possa servir de inspiração para outros enfermeiros escolherem a emergência assim como eu! Até mais, pessoal!

Matérias relacionadas:

Referências

Brasil.  Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências [Internet].  Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/lei-n-749886- de-25-de-junho-de-1986_4161.html

Filho, L. A. M; Martini, J.G; Vargas, M.A.O;  Reibnitz, K.S; Bitencourt, J.V.O.V.  Competência legal do enfermeiro na urgência/emergência.  Enferm. Foco 2016; 7 (1): 18-23 19

Ministério da Saúde (BR). Cartilha da PNH – Acolhimento com Classificação de Risco. Brasília, Ministério da Saúde, 2004.  Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publicacoes/acolhimento.pdf.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?