A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na vida do profissional de saúde | Colunista

Olá, companheiros da área da saúde, como vão? Espero que tudo bem. Vamos debater a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na vida profissional de saúde? Antes de começarmos a discutir esse tema, é necessário salientar que a língua de sinais é um assunto transversal, que perpassa por todos os cursos, seja da área da saúde ou não.

O que é LIBRAS?

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua visual-espacial, onde se usam as mãos, expressões faciais e o corpo para transmitir uma mensagem. Essa língua é usada pela comunidade surda (BRASIL, 2009).

Por meio da lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como um meio de comunicação e expressão legal.

A LIBRAS possui gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, assim como as línguas orais (BRASIL, 2009).

A importância da LIBRAS para o profissional da saúde?

As pessoas tendem a estudar apenas a língua inglesa e espanhola, mas esquecem ou deixam de lado a LIBRAS que é tão importante quanto, pois, podemos encontrar alguém do nosso lado que se comunique em LIBRAS.

A importância do profissional aprender LIBRAS é justamente para poder realizar o atendimento correto durante uma consulta ou visita. O que aconteceria se um paciente desacompanhado de um intérprete chegasse ao seu consultório precisando de um atendimento? O que você iria fazer?

Sabendo disso, é necessário que o acadêmico ou profissional busquem cursos de LIBRAS bem abrangentes e, um curso de LIBRAS com foco em termos técnicos de saúde.

Os cursos mais abrangentes você pode encontrar facilmente na internet, podem ser encontrados no Youtube, de forma gratuita, ou em plataformas pagas. Tudo que você precisa fazer é uma busca rápida no Google que facilmente você irá encontra-los. No entanto, LIBRAS para área da saúde, você pode encontra-lo online, mas a oferta de curso é muito baixa.

Outra coisa muito importante é buscar salientar a importância do curso de LIBRAS para seus amigos profissionais.

Como é a comunicação em LIBRAS?

Meus caros amigos de profissão, a LIBRAS é uma linguagem que necessita muita prática para conseguir a fluência. Assim como as outras línguas orais que aprendemos com intuito de enriquecer o nosso currículo ou apenas para viajar, a LIBRAS necessita que você constantemente treine. Você pode realizar esse exercício sozinho na frente do espelho ou com um amigo.

O fato de você praticar bastante faz com que você não “enferruje” e tenha mais facilidade na hora de se comunicar.

Nas línguas orais, podemos distinguir uma pergunta de uma afirmação apenas com a entonação e o jeito de falar. Através da entonação podemos também saber se uma pessoa está feliz, triste ou se está com raiva ou não, enfim, apenas com o som que elas emitem sabemos muitas coisas.

Agora como funciona se uma pessoa não escuta? A resposta é simples: pela expressão facial e corporal! A pessoa com deficiência auditiva entende muito apenas pela sua expressão e pelo modo como se porta na frente dela.

Algumas das expressões faciais são: levantar a sobrancelha, sorrir ou ficar sério, revirar os olhos, bocejar, enrijecer a boca, etc. Essas expressões fazem parte da mensagem que esta sendo enviada para outra pessoa e são necessárias para o seu correto entendimento.

Imagem 1: Alfabeto em LIBRAS


Fonte: BRASIL, 2009

Imagem 2: Comunicação

Fonte: BRASIL, 2009

Matérias relacionadas:

Referências

BRASIL. Secretaria Nacional de Justiça. A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais / Organização: Secretaria Nacional de Justiça. – Brasília : SNJ, 2009.

BRASIL. LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 16 Nov. 2019.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?