Quiz sobre interações medicamentosas | Colunista

Oi, Farma, bora testar os seus conhecimentos sobre as Interações Medicamentosas? Mas, antes, vou falar brevemente sobre esse tema:

O Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de medicamentos, com fácil acesso a vários tipos, principalmente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). Isso favorece a prática da polifarmácia e a automedicação, que são fatores de riscos para a ocorrência de Interações Medicamentosas (IM).

As IM consistem na alteração do efeito farmacológico do medicamento devido à interação com outro medicamento, alimento, bebida e/ou doença. Essas interações podem ser classificadas de acordo com alguns fatores, como: fatores envolvidos (tipo de interação: fármaco-fármaco, fármaco-alimento, etc), gravidade do efeito (fraca ou leve, moderada e grave), início do efeito (rápida ou tardia) e os mecanismos (farmacocinética, farmacodinâmica e farmacotécnicas).

Já estão aquecidos? Então, bora lá!!!

  1. A interação medicamentosa é a resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação do medicamento com outros medicamentos. Também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças. Os resultados de exames laboratoriais podem ter sua confiabilidade afetada devido às interações com medicamentos. A interação medicamentosa pode resultar em aumento ou diminuição da efetividade terapêutica ou ainda no aparecimento de novos eventos adversos relacionados.

    De acordo com os seus conhecimentos sobre interações medicamentosas, essa afirmação está certa ou errada?
  2. Inúmeras interações medicamentosas podem ocorrem na etapa de absorção da farmacocinética, assim, assinale a alternativa incorreta que não se enquadra nessa etapa de absorção:

    a) Inibidores de bomba de prótons, como o omeprazol, podem diminuir a absorção do itraconazol e da levotiroxina, pois tais medicamentos requerem um ambiente ácido para serem absorvidos.

    b) A co-administração com metoclopramida pode aumentar a taxa e a extensão da absorção de drogas que são absorvidas principalmente no intestino delgado, como paracetamol, aspirina e tetraciclina. O mecanismo proposto é um aumento do esvaziamento gástrico mediado pela metoclopramida

    c) Cetoconazol inibe o citocromo P450, aumentando a concentração plasmática de eritromicina. Essa interação pode aumentar o risco de ritmo cardíaco irregular que pode ser sério e potencialmente fatal.

    d) As tetraciclinas ao interagir com antiácidos, ferro, cálcio, por exemplo, forma um produto que é mal absorvido no trato gastrointestinal, prejudicando a sua biodisponibilidade.
  3. Assinale a alternativa que contempla todas as assertivas com gravidade potencialmente séria:

    I) A co-administração com metoclopramida pode aumentar a taxa e a extensão da absorção de drogas que são absorvidas principalmente no intestino delgado, como paracetamol, aspirina e tetraciclina. O mecanismo proposto é um aumento do esvaziamento gástrico mediado pela metoclopramida.

    II) Quaisquer anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) aumenta os níveis de metotrexato ao diminuir a depuração renal, podendo gerar toxicidades hematológica e gastrointestinal.

    III) A Ceftriaxona IV e o cálcio IV podem formar cristais quando são misturados em uma solução ou na corrente sanguínea. Ocorrerão reações fatais e com risco de vida quando os cristais se acumularam nos pulmões e rins.

    IV) Metformina com alimento, anti-inflamatórios com alimentos. Os alimentos reduzem a irritação gástrica, pois absorção é retardada na presença de alimentos no estômago.

    V) Sildenafil ao inibir a fosfodiasterase 5, promove vasodilatação com nitratos, poderá intensificar o efeito vasodilatador, podendo gerar um quadro hipotensivo.

    IV) Varfarina e diclofenaco de sódio competem pela ligação em proteínas plasmáticas, favorecendo o risco de hemorragias.

    a) I, II, III, IV, V e VI.
    b) I, IV e V
    c) Nenhuma
    d) II, III, V e VI.
  4. Assinale a alternativa que contempla toda interação medicamentosa do tipo antagonista, que pode ocorrer na fase de farmacodinâmica:

    I) Interação entre álcool e ácido valproico.
    II) Interação entre sildenafil e nitrato
    III) Interação entre um antagonista do receptor β-adrenérgico, como o propranolol, com agonistas de receptores β-adrenérgicos, como salbutamol.
    IV) Anticoagulantes em geral com vitamina K

    a) Nenhuma
    b) I e II.
    c) Apenas IV
    d) I, II, III e IV
    e) III e IV
  5. Com relação as possíveis interações medicamentosas que podem ocorrer na etapa de metabolização ou biotransformação, concorde ou discorde com a seguinte afirmação:

    Os efeitos completos da indução e inibição enzimática não ocorrem imediatamente.
  6. Assinale a alternativa que contemple todas as assertivas que estão corretas para o gerenciamento de interações medicamentosas:

    I) Se o paciente já estiver tomando a combinação de medicamentos, eles toleraram isso? Se sim, provavelmente não há necessidade de mudar a terapia, embora o monitoramento possa ser necessário.

    II) A interação é potencialmente séria (por exemplo, risco significativo de toxicidade)? Em caso afirmativo, procure alternativas.

    III) Lembre-se de que não ocorrem apenas interações quando um medicamento é iniciado, mas efeitos indesejáveis também podem ocorrer quando um medicamento é interrompido.

    IV)Os idosos correm maior risco de interações medicamentosas, por causa de polifarmácia e metabolismo e excreção prejudicados.

    V) Lembre-se de perguntar para o paciente sobre: medicamentos fitoterápicos ou tradicionais, MIP, drogas recreativas, incluindo álcool, tabaco e drogas obtidos por outros meios.

    VI) Toda tomada de decisão deve ser baseada em evidências científicas, as quais podem ser buscadas em bancos de dados, como Micromedex®, PubMed, Portal da Saúde Baseada em Evidências (Portal SBE), diretrizes e protocolos clínicos.

    a) Nenhuma alternativa
    b) II, III, V e VI
    c) Apenas VI
    d) I, II, III, IV, V e VI.

Vamos para as respostas, nada de colar antes de terminar todo o quiz, hein rsrs

RESPOSTAS:

  1. Resposta: Certa. Aliás, essa definição foi extraída da Resolução de diretoria colegiada – RDC nº 406, de 22 de julho de 2020.
  2. Resposta: C. Essa interação medicamentosa ocorre na etapa de metabolismo / biotransformação da farmacocinética, não ocorrendo na etapa de absorção. Pois o cetoconazol é capaz de inibir  o citocromo P450, diminuindo a biotransformação da eritromicina.
  3. Resposta: D. As assertivas I e IV são gravidade do nível leve.
  4. Resposta: E. A assertiva I é efeito aditivo. Os efeitos desejados ou adversos dos dois medicamentos são os mesmos. Isso pode ser benéfico ou potencialmente prejudicial. Já a assertiva II envolve sinergismo, que é uma forma de efeito aditivo. Neste caso, a combinação dos dois medicamentos tem um efeito maior do que apenas um aditivo efeito.
  5. Resposta: Correta/Concorde. Os efeitos completos da indução e inibição enzimática não ocorrem imediatamente: a indução enzimática leva cerca de 2–3 semanas para se desenvolver e se dissipar e a inibição da enzima leva apenas alguns dias.
  6. Resposta: D. Todas as afirmações estão corretas.

E aí, gabaritaram?

Comente aqui suas dúvidas 😀 Até a próxima publicação

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS:

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – rdc nº 406, de 22 de julho de 2020. Disponível em:

<resolução de diretoria colegiada – rdc nº 406, de 22 de julho de 2020 – resolução de diretoria colegiada – rdc nº 406, de 22 de julho de 2020 – dou – imprensa nacional (in.gov.br)>.

WIFFEN, P.; MITCHELL, M.; SNELLING, M.; STONER, N. Oxford Handbook of

Clinical Pharmacy. Third Edition, 2017

GOLAN, E. et al. Principios De Farmacologia. A Base Fisiopatologica Da Farmacoterapia. 2ª edição, 2009

KATZUNG, Bertram G. Basic and clinical pharmacology (Ed.13ª). East Norfolk, Connecticut,, USA: Appleton & Lange, 2017.

MEDSCAPE. Disponível em< Drug Interactions Checker – Medscape Drug Reference Database>. Acesso em: 20 de junho 2021.

DRUGS.COM. Disponível em: <Drug Interactions Checker – For Drugs, Food & Alcohol>. Acesso em 20 de junho de 2021.

FORMULÁRIO TERAPÊUTICO. Diponível em< Formulário terapêutico nacional 2010: Rename 2010 (saude.gov.br). Acesso em 20 de junho 2021.

SHALINI S. Lynch , PharmD, University of California San Francisco School of Pharmacy. Disponível em<Interações medicamentosas – Medicamentos – Manual MSD Versão Saúde para a Família (msdmanuals.com)>. Acesso em 21 de junho 2021.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?