O estudo dos exames de imagem para o fisioterapeuta | Colunista

Olá, leitores! Neste texto irei falar sobre a importância dos exames de imagem na vida do profissional fisioterapeuta, quais são os exames utilizados na fisioterapia e porque eles fazem parte da nossa vida, as especificações, indicações, vantagens e desvantagens. Fique atento e leia até o final.

Importância dos Exames de Imagem

Os exames de imagem fornecem informações necessárias para a realização do diagnóstico de uma determinada alteração ou doença. Vale ressaltar que ele é um complemento para a finalização de um diagnóstico preciso por isso sua solicitação deve ser direcionada, levando-se em consideração os dados obtidos por meio da anamnese fisioterapêutica e no exame físico, para saber exatamente o que se pretende obter e conhecendo corretamente o valor e limitações do exame solicitado.  

Regulamentações

Segundo a Resolução nº4, do Conselho Nacional de Educação, artigo 5º, inciso IV, é enumerada como “competência do Fisioterapeuta realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares”. Esse direito também é garantido pela Resolução nº 80/87 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Portanto, não existe legislação que proíba fisioterapeutas de solicitarem exames complementares.

Exames de imagem que fazem parte da rotina de um Fisioterapeuta

  • Eletrocardiograma
  • Raio X
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância Magnética
  • Mamografia
  • Densitometria óssea
  • Ultrassonografia de tecidos moles

Os exames de imagem na fisioterapia são estudados desde a graduação, com uma matéria dedicada à análise e interpretação dos exames de imagem. Ela é ministrada 100% de forma presencial com a presença de práticas para análise de exames, fazendo com que o profissional adquira um olhar diferenciado ao exame e compreenda as alterações presentes no mesmo.

Para compreender os exames de imagem é importante ter conhecimento de anatomia. Os exames radiológicos (raio X) são realizados em posição anatômica (em pé, com os braços aduzidos (abaixados), palmas da mãos, cabeça e pés para frente.

Se você é estudante de fisioterapia, recomendo que quando for estudar exames de imagem utilize o livro A Clínica da Imagem da Editora SANAR, pois ele contém imagens, quadros esquemáticos, tudo bem explicadinho para que o seu conhecimento na área se torne cada vez melhor. 

Exames de Imagem

Agora vou falar um pouco sobre os tipos de exames de imagem e para que eles são usados. Me acompanhe.

A ressonância magnética faz o uso de ímãs e ondas de rádio para a captação de imagens dentro de um corpo sem a necessidade de uma incisão cirúrgica. Assim, permite ver tecidos moles do corpo, como os músculos, sem que os ossos obstruam a visualização.

As imagens parecem fatias de pão, cada uma com uma angulação diferente. Este exame serve para diagnosticar aneurismas, tumores ou outras lesões de órgãos internos. Contraindicada para pacientes com marcapasso cardíaco, implantes e próteses metálicas.

a tomografia computadorizada tem o objetivo de avaliar/auxiliar no diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização do tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões.

Geralmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com uso de contraste para que haja uma visualização melhor das estruturas e mais nitidez. Vantagem: é um exame versátil; desvantagem: por imitir radiação,  pode trazer efeitos nocivos à saúde quando a pessoa é exposta constantemente.

A ultrassonografia é um método diagnóstico que utiliza o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e os órgãos do organismo. Permite também por meio do Efeito Doppler, conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Vantagens: não utiliza radiação ionizante, é um método inofensivo, barato e ideal para avaliar gestantes, tem aplicação simples e baixo custo operacional.

A radiologia é um estudo extremamente maravilhoso, não é mesmo?

A mamografia é um exame extremamente importante que pode detectar nódulos, mesmo que este ainda não seja palpável, utiliza o Raio X e resulta em imagens de alta qualidade. Seu resultado é resumido em BIRADS, que significa Sistema de Relatório de Dados sobre Imagem da Mama. Seu objetivo é estimar qual a chance daquela imagem ser câncer. E o mais curioso é que ela também pode ser feita por homens, porque eles também têm risco de desenvolverem câncer de mama porque também possuem glândulas mamárias.

A radiografia convencional (famoso Raio X) é uma imagem semelhante a uma fotografia do coração e dos pulmões, que usa uma pequena quantidade de dose de radiação para criar uma imagem. Avalia-se os pulmões, o tamanho e contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica. É indicado para verificar alguma anormalidade no coração, pulmão,  ossos ou vasos sanguíneos.

O eletrocardiograma mede a atividade elétrica do coração. É feito com um aparelho ligado a eletrodos que avaliam o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. O seu objetivo é detectar se há falhas na condução elétrica do coração. Indicado para diagnosticar arritmias, taquicardias ou bradicardias.

Você já ouviu falar em densitometria óssea? É um exame seguro e indolor que permite avaliar possíveis perdas de massa óssea que podem ser sinais de osteopenia ou osteoporose. Sua vantagem é a identificação da perda mineral em um estágio inicial, quando ainda não pode ser captada pelo exame de raio X.

O estudo dos exames de imagem é fascinante, além de fazer parte da rotina do fisioterapeuta, por isso é muito importante estar atualizado quanto ao assunto para que o seu diagnóstico seja preciso, pois ele define como será o tratamento do seu paciente para melhora da qualidade de vida. É uma área pela qual eu também sou apaixonada e faria uma graduação sem pensar duas vezes.

Os conhecimentos de anatomia são essenciais porque ajudam a identificar possíveis alterações nos exames. Sempre revise seus conhecimentos e conte com a SANAR para um melhor aproveitamento nos seus estudos.

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

Livro: Fundamentos de Radiologia de Squire, Robert A. Novelline, 5ª edição;

NOBREGA, Almir Inácio. Tecnologia radiológica e diagnóstico por imagem. Vol. 2. 3a Ed. São Caetano do Sul, São Paulo. 2009.;

BONTRAGER, K. Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada. 6a ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1997.

BONTRAGER, K. L.; LAMPIGNANO, J. P. Tratado de posicionamento radiográfico e anatomia associada. 6a Edição, 2008.;

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?