Residência Multiprofissional GHC: programas, vagas, processo seletivo e mais!

Para uma carreira de sucesso em Saúde, é fundamental se especializar. Procurar uma instituição de qualidade, reconhecida pelo mercado, é de suma importância. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Saiba aqui sobre a Residência Multiprofissional do GHC: programas, vagas, processo seletivo e mais!

Vale saber que o GHC é referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, ele abarca os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina.

Também fazem parte do Grupo a UPA Moacyr Scliar, 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária e três Centros de Atenção Psicossocial. Isso, sem dizer da Escola GHC.

Como você pode ver, trata-se de um grande conglomerado de Saúde, muito respeitado. Então, se você é profissional da área e busca fazer uma residência para impulsionar sua carreira, leia este conteúdo até o fim. Aqui, vamos compartilhar informações valiosas que podem te ajudar nessa caminhada.

Vem com a gente!

Por que fazer residência no GHC

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma instituição séria, respeitada e que muito tem a contribuir para a formação de profissionais de saúde. Ela é vinculada ao Ministério da Saúde, sendo reconhecida nacionalmente como a maior rede pública de hospitais do Sul do Brasil. O atendimento é 100% SUS.

Como de praxe em programas de Residência Multiprofissional, os cursos têm duração de 02 anos, com carga horária de 60 horas semanais – o que representa 5.760 horas totais

Atuamente, todos os residentes têm direito a bolsa de estudos no valor bruto de R$ 3.330,43.  Mas, o valor da bolsa para residentes irá aumentar e a nova remuneração já começa a vigorar em janeiro de 2022.  

A medida faz parte do  Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde, lançado em julho pelo Governo Federal.

A dedicação precisa ser exclusiva. Ou seja, não é permitido ao residente exercer outra atividade durante a residência, ok?  Isso vale para todas as residências no Brasil.


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


Programas e Vagas da Residência no GHC

Atualmente, o Grupo conta com 6 Programas Multiprofissionais e 2 em Área da Saúde. Vale frisar que, durante a formação em serviço, os residentes desenvolvem, também, um projeto de pesquisa sobre um assunto relevante ao SUS.

Eles são acompanhados por um orientador de pesquisa vinculado ao GHC, para que seja feito o Trabalho de Conclusão de Residência, que é pré-requisito para certificação dos residentes.

O processo para 2022 está com inscrições abertas. E o último dia para pagamento das inscrições é 8 de outubro. A seguir, programas e vagas.

Os programas Multiprofissionais ofertados e as profissões contempladas, são:

  • Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia: Nutrição (1 vaga), Serviço Social (1 vaga) e Psicologia (1 vaga)
  • Atenção ao Paciente Crítico: Enfermagem (6 vagas), Farmácia (2 vagas), Fisioterapia (4 vagas), Fonoaudiologia (2 vagas), Nutrição (2 vagas) e Serviço Social (1 vaga);
  • Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: Odontologia (3 vagas);
  • Enfermagem Obstétrica: Enfermagem (4 vagas);
  • Gestão em Saúde: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional (3 vagas cada)
  • Oncologia e Hematologia: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social (1 vaga cada)
  • Saúde da Família e Comunidade: Enfermagem (6 vagas), Farmácia (2 vagas), Nutrição (4 vagas), Odontologia (6 vagas), Psicologia (5 vagas), Serviço Social (6 vagas) e Terapia Ocupacional (2 vagas);
  • Saúde Mental: Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (2 vagas, cada).

Como se preparar para a Residência da GHC

Para se preparar, é preciso ler o edital com atenção e estudar, levando-se em conta o que diz o documento.

Falando do processo seletivo previsto para este ano, com início da residência em março de 2022, o edital prevê prova objetiva eliminatória e classificatória, composta por 40 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas de respostas (A, B, C, D e E), sendo apenas uma considerada correta.

Serão 15 questões de Conhecimentos Gerais e 25 de Conhecimentos Específicos. Isso vale para todas as profissões.

Sobre estudar por meio de questões de provas anteriores, aqui vão alguns caminhos:

  • Identifique os assuntos do enunciado e perceba quais temas aquela instituição costuma cobrar;
  • Aposte em questões comentadas para te ajudar a sanar dúvidas que ainda existam sobre o assunto em questão;
  • Justifique o motivo de cada alternativa estar errada e o que te leva a considerar aquela como correta.

Antes de iniciar, crie um planejamento de estudos e um cronograma viável. O planejamento é fundamental para que você siga um plano de estudos que contemple todo o edital, de forma organizada, incluindo pausas para descanso e revisão.

Não deixe de ler:

Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional?

Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Último edital do GHC

O edital de residência mais recente do GHC está selecionando para início em 2022. A prova será realizada pelo INQC – Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação.

É bom saber que em 2021, os 8 Programas juntos somaram um total de mais de 70 preceptores em torno de 160 residentes.

O ingresso nos Programas da Residência Multiprofissional acontece por meio de Processo Seletivo Público, uma vez ao ano.

Confira o edital 2021- 2022 para residências no Grupo Hospitalar Conceição!

E mais:

Está estudando para as provas de Residência? Conheça os livros Preparatórios para Residência 2021 e garanta a sua vaga na Residência dos sonhos!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?