Análises clínicas é realmente uma boa área de atuação para o farmacêutico? | Colunista

Analista clínico, farmacêutico em análises clínicas ou simplesmente farmacêutico/bioquímico, é o farmacêutico que atua nos laboratórios. Esses grandes profissionais são os responsáveis por boa parte da liberação de exames laboratoriais todos os dias, contribuindo de forma imensurável para as decisões clínicas e adesão de tratamentos pelas análises obtidas.

E qual a diferença do farmacêutico bioquímico/analista clínico para o farmacêutico que está ali no balcão da farmácia? Bom, ele atua em diversos laboratórios de análises clínicas (particulares, públicos, laboratórios de análises toxicológicas, laboratórios hospitalares, entre outros) realizando a liberação de exames laboratoriais e análises das mais variadas amostras e analitos solicitados.

Você deve estar pensando: “E ele só trabalha liberando exames?”, e a resposta é: de forma alguma! Olha só a quantidade de áreas que ele pode atuar:

  • Exames toxicológicos;
  • Gerenciando laboratórios;
  • Gestão do setor de análises clínicas/laboratorial;
  • Pesquisa e extensão na área toxicológica e de análises clínicas;
  • Docência;
  • Consultoria na área;
  • Garantia de qualidade em laboratórios clínicos;
  • Citopatologia;
  • Exames imunológicos;
  • Análises microbiológicas,
  • Análises parasitológicas;
  • Análises hematológicas;
  • Métodos de biologia molecular.

Que maravilha, né? É um mundo de oportunidades! Mas vem cá, a gente fica se perguntando: eles têm permissão para fazer tudo isso? Segundo o Conselho Federal de Farmácia, através da Resolução nº 514 de 25 de novembro de 2009, é regulamentado o título de Farmacêutico Bioquímico, tais como as atribuições legais e regimentais, além da liberdade de exercício, trabalho ou profissão e qualificações do profissional.

Quer saber do contracheque de quem atua nesse ramo?  Deixa eu te contar… O salário pode variar entre R$ 1.200,00 até R$ 10.000,00. Mas galerinha, isso varia muito, e o valor muda bastante dependendo do seu ramo (na biologia molecular geralmente trabalham com muitos zeros, viu? Fica aí a dica!) e também do lugar em que você trabalhar… Então é uma boa aposta para se investir como ramo de especialização, não perde tempo não!

Se interessou? Pois bem, para ser um farmacêutico laboratorista (chiquérrimo esse nome), e poder atuar em um laboratório de análises clínicas, você deve cursar a graduação em farmácia e fazer uma especialização lato sensu na área de Análises Clínicas, seja por meio de pós-graduação ou residência multiprofissional.

Além disso, é sempre bom se manter sempre atualizado, pois esse setor tem mudanças constantes, exigindo sempre uma boa capacitação e melhoramentos por parte do profissional analista clínico.

Então, nobre leitor, ser farmacêutico em análises clínicas é uma boa aposta para seguir como carreira profissional! E finalizando nossa conversa, fica aqui o destaque para os profissionais dessa grande área de atuação, que é de extrema importância clínica, principalmente nos tempos atuais de enfrentamento da COVID-19 e a promoção de saúde de forma geral.

Matérias relacionadas:

Referências:

CFF. CONCELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução nº 514, de 25 de novembro de 2009.

ICTQ. INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E QUALIDADE. A Carreira do Farmacêutico Bioquímico. Disponível em < https://www.ictq.com.br/guia-de-carreiras/504-farmaceutico-bioquimico>

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?