A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que muitas pessoas conhecem ou mesmo já ouviram falar. Como pode-se imaginar ela é bastante antiga, no entanto, ainda é muito utilizada atualmente, podendo então ser um recurso complementar ou principal no tratamento de diversas desordens corporais.
A técnica de acupuntura, como você já deve saber é feita por meio de agulhas que são aplicadas sob a pele, em pontos específicos, em toda superfície corporal, desde o rosto até os pés, por exemplo.
Isso com o objetivo de reequilibrar a energia corporal, tratando assim a disfunção. E falando em disfunção a acupuntura pode ser usada nas mais diversas condições, dentre elas podemos citar, dor de cabeça, (A. SMITH et al., 2018) pancreatite aguda, DPOC, fibromialgia, osteoartrite, etc. (HAN et al., 2021).
E a lista de indicações não para por aí, sabia que a acupuntura pode ser usada também no tratamento do Covid-19?
A acupuntura no Covid-19
A contaminação pelo SARS-CoV-2 ou mais conhecida como Covid-19 promove exarcebação das citocinas pró-inflamatórias. Bem não vamos nos estender muito falando sobre a doença, pois a todo momento tem alguém falando dela, a novidade aqui é que a aplicação da acupuntura nesse tipo de situação atua de forma a restaurar a homeostasia, mitigando a resposta das citocinas inflamatórias.
Por isso os pesquisadores Han et al. (2021) afirmam que a acupuntura pode ser usada como recurso complementar no tratamento da Covid-19. Que interessante, não acha?
Medo de agulha, e agora?
Bem, uma das maiores barreiras para o uso da acupuntura é quando o paciente/cliente relata temor diante das agulhas. Uma das alternativas para isso é que o profissional habilitado pode empregar a acupuntura auricular, ou também conhecida como auriculoterapia.
Que nada mais é do que a técnica de acupuntura aplicada em um microssistema, que é a orelha ou pavilhão auditivo. A aplicação da técnica pode ser feita com esferas de ouro, cristal, prata ou mesmo sementes de mostarda, no entanto para os mais corajosos para método também podem ser escolhidas agulhas.
Outras aplicações…
A acupuntura é um procedimento bastante versátil, veja, de acordo com A. Smith et al., (2018) existem outros estilos de usabilidade da técnica, a eletroacupuntura e a acupuntura a laser.
Na eletroacupuntura, são usadas correntes elétricas numa frequência baixa em conjunto com as agulhas, é como se fosse um combo de técnicas: TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) somado a acupuntura.
A acupuntura a laser é a aplicação da técnica chinesa, usando somente a luz emitida pelo aparelho de laser, ou seja, nada de agulhas (ufa!), somente a pulsação do laser de baixa potência.
É sempre bom lembrar que o tipo de aplicação (se será com agulhas, sementes ou luz de laser), os locais de aplicação e outros detalhes inerentes da técnica, estará condicionado aos objetivos traçados pelo profissional habilitado para atingir o sucesso do tratamento.
Matérias relacionadas:
- Sequelas da Covid-19 e aplicação da fisioterapia na reabilitação
- O uso da ventilação não invasiva durante a pandemia de COVID-19
- A contribuição do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar
Referências
GAO, Jialiang et al. The effect of auricular therapy on blood pressure: a systematic review and meta-analysis. European Journal Of Cardiovascular Nursing, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 20-30, 4 out. 2019. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1177/1474515119876778.
A. SMITH, Caroline et al. Acupuncture for depression. Cochrane Database Of Systematic Reviews, [S.L.], v. 2018, n. 3, mar. 2018. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/14651858.cd004046.pub4.
HAN, Zhenzhen et al. Is acupuncture effective in the treatment of COVID-19 related symptoms? Based on bioinformatics/network topology strategy. Briefings In Bioinformatics, [S.L.], p. 1-11, 19 abr. 2021. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/bib/bbab110.CABÝOGLU, Mehmet Tugrul; ERGENE, Neyhan; TAN, Uner. THE MECHANISM OF ACUPUNCTURE AND CLINICAL APPLICATIONS. International Journal Of Neuroscience, [S.L.], v. 116, n. 2, p. 115-125, jan. 2006. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00207450500341472.