Enare: Instituições de saúde já podem aderir à edição de 2021 do Exame Nacional de Residência

Enare: Instituições de saúde já podem aderir à edição de 2021 do Exame Nacional de Residência
Enare: Instituições de saúde já podem aderir à edição de 2021 do Exame Nacional de Residência

Instituições de saúde do Brasil já podem aderir à edição 2021 do Exame Nacional de Residência, o Enare. A adesão deve ser feita até o dia 24 de setembro.

Para quem não sabe, o Enare é um processo seletivo centralizado que otimiza a forma de selecionar os residentes em saúde.  Mas, como ele funciona?  O exame simplifica o processo uma vez que cada hospital e cada universidade realizam sua própria seleção.

Sua proposta é contribuir para reduzir a ociosidade de vagas, em especial, nas regiões mais vulneráveis do País. A ideia é, assim, ampliar a formação de especialistas e melhorar a cobertura e a qualidade dos serviços de saúde para a população por todo o Brasil.

São várias as vantagens do exame do ENARE/EBSERH. Entre elas, estão: menor possibilidade de vagas ociosas nas universidades federais; menor burocracia para realização e mais acessibilidade.

O Enare é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação e foi expandido, já que outras instituições estão aderindo ao programa.


Bolsa para residentes aumenta e novo valor já vigora em janeiro de 2022


Adesão Enare

O Ministério da Saúde se manifestou favorável à adesão, com mais de 150 instituições vinculadas à pasta que podem participar do Enare neste ano.

Portanto, a partir de agora ele irá contemplar uma quantidade maior de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional.

Ou seja, além de residentes em Medicina, podem participar profissionais da atuação Multi ou uniprofissional da Saúde que tenham concluído a graduação.

Atenção: graduados em Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Medicina Veterinária, fiquem ligados.

Uma determinação importante é que o candidato precisa estar em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe para fazer o exame, combinado?

Sobre o processo de 2021, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, reitera: “será realizada neste ano a segunda edição desse exame unificado, o ‘Enem da Residência’, com uma ampliação significativa em relação ao ano passado.”

Não à toa o exame leva esse nome. É que o sistema de classificação do Enare é muito parecido com o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  

Ou seja, o candidato utiliza a nota obtida para concorrer à modalidade que deseja. As melhores notas, claro, determinam quem ocupará as vagas.

Sobre a importância da iniciativa, Ribeiro diz: “O grande braço da residência é a capacitação de instrução e, acessoriamente, mas não menos importante, é a assistência. Mas o grande mérito da residência é a preparação. Entendo que a educação tem a ver com a formação dos nossos médicos e aí podemos servir mais ainda.”

Neste ano, a prova será realizada nas capitais e em mais 20 municípios ainda não definidos. Também há a análise curricular, que representa 10% do total da nota do candidato.

Foram mais de 4 mil inscritos na edição de 2020. Eles disputaram 304 vagas de residência médica, residência uniprofissional e residência multiprofissional. Profissionais foram selecionados para oito hospitais universitários federais e um hospital militar.

Leia também:

Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) – Entenda tudo sobre!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?