Diário de uma residente de Enfermagem: confira!

Diário de uma residente de Enfermagem: confira!
Diário de uma residente de Enfermagem: confira!

Não à toa a residência é o sonho de muitos profissionais de saúde. Ela é uma especialização que permite um contato muito próximo com a prática e impulsiona a carreira. Então, é fundamental fazer uma escolha acertada que combine com os seus objetivos. Hoje, vamos mostrar o diário de uma residente de Enfermagem. Confira!

Se você não vê a hora de estar com a mão na massa, precisa conhecer a história de Verônica Santana, residente de Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Ela mostra que optou por uma área alinhada aos seus anseios profissionais e que está muito satisfeita com a escolha feita.  Ou seja, obstetrícia é a praia dela!

É bom lembrar que como outras residências para profissionais de saúde, esta também dura dois anos e tem carga horária de 60 horas semanais.  A dedicação precisa ser exclusiva, ok?

Atualmente, o residente recebe uma bolsa no valor de R$ 3.330,43, mas este valor vai mudar em breve. Ainda não está sabendo?


ATENÇÃO: Bolsa para residentes aumenta e novo valor já vigora em janeiro de 2022


Se você também quer ter um dia a dia profissional que faça sentido na sua vida, não perca tempo, confira aqui o que a residente Verônica tem a dizer!

Dário de uma residente de Enfermagem: a rotina em Enfermagem Obstétrica

Verônica já está no segundo ano de residência. Ou seja, é uma R2. A rotina começa cedo para ela. Às 7h inicia seu plantão que, neste dia, será de 24 horas. 

Como tem o campo rotativo, vai passando por várias maternidades da capital baiana e de algumas unidades básicas de saúde para poder viver todo o contexto de parto, pré-natal, puerpério, cuidados ao recém-nascido. Tudo isso, conta, está no escopo da sua prática.

No dia da gravação, Verônica estava no Centro de Parto Normal. Ela chega, troca de roupa e inicia o plantão. Relata que o dia começou tranquilo, com atendimentos a duas mães com bebês que haviam nascido na noite anterior.  

“A gente faz uma avaliação delas durante o dia até o momento da alta e estamos esperando para ver se chega alguma gestante ou parturiente, já para parir. Hoje pela tarde temos quatro consultas de perfil marcadas e o que mais ocorrer” diz.

A consulta de perfil é uma avaliação. Afinal, em se tratando de uma casa de parto, é feita uma avaliação das pacientes para saber se elas preenchem os critérios para poder parir no local, que só faz parto de baixo risco.

Mas, essa é apenas uma das realidades vivenciadas por Verônica como residente. Ela conta que vê o escopo da grande maioria das realidades de parto e puerpério em Salvador. O dia a dia pelas maternidades da capital é rotina para ela.


Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber


“Aqui no Centro de Parto normal tenho contato com uma realidade menos hospitalocêntrica dos partos. A gente não atende demanda de alto risco, nem cesárea – somente parto normal de baixo risco. Então, se a gente tem qualquer complicação que não consiga lidar aqui, essa gestante é encaminhada para uma maternidade de referência”, explica.

Ela conta, também, que a realidade vivenciada ali é muito diferente do que se vê em uma maternidade “onde é preciso estar preparada para tudo”.

Se Verônica está gostando da experiência?

Está AMANDO!

“A vivência é sensacional. E na residência a gente tem essa oportunidade de fazer prática em todas essas realidades. É uma experiência incrível!”, destaca.


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Voltando ao dia compartilhado com a gente no vídeo a seguir, Verônica realizou, entre outras atividades: monitoramento dos batimentos cardíacos fetal, preenchimento de receituários, consultas de perfil e acompanhamento de uma paciente para maternidade de referência em virtude de complicações durante o parto.

A nossa entrevistada também diz que o dia de um residente não é tão diferente do dia a dia de um profissional de Saúde.

Ela também deixa um recado para você: “A gente está aqui como aprendiz, como uma pessoa que está se especializando, mas somos profissionais formados e isso tem um peso e exige uma autonomia”, defende.

Entre as dicas que ela dá para aproveitar da melhor forma possível o tempo na residência, destaca: “assuma, faça visitas aos pacientes, assuma aquela unidade como se fosse um trabalhador daquele lugar”.

Ela também fala para lembrarmos que os profissionais que aceitam os residentes e abraçam a especialização dão autonomia para trabalhar dessa forma. Isso, claro, só enriquece a experiência de qualquer residente.

E não é exatamente isso que você está buscando? Então, nada melhor do que colocar a mão na massa para aprender.  

“Como vocês podem ver, no plantão tivemos parto, consulta, intercorrência, Então, foi um plantão corrido e isso para mim significa aprendizado. E isso você só consegue ver na residência, uma especialização comum não vai te proporcionar esse tipo de vivência”, conclui.

Residência em Enfermagem Obstétrica

 A Residência em Enfermagem Obstétrica é uma especialização que lida com parto e demandas relacionadas a esse momento, com foco na saúde e na atenção integral à saúde da gestante e do bebê.

A partir dessa vivência, o residente irá se capacitar para avaliar e acompanhar criticamente a situação de cada paciente.

O profissional de enfermagem obstétrica acompanha e cuida da gestante antes, durante e após o parto, garantindo que mães e bebês sejam bem assistidos em toda a etapa.

Se você tem interesse por essa área, não deixe de ler também: Enfermagem Obstétrica: Residência, Áreas de Atuação, Remuneração e mais!

Quer ser aprovado em Residência? Torne-se o candidato mais preparado para as provas com os materiais de estudo da Sanar Saúde!

Confira também:

Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional?

Yellowbook Enfermagem: entenda por que você precisa ter o seu

 Assistência da enfermagem obstétrica à mulher em ciclo gravídico-puerperal

23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!

Legislação do SUS: 7 itens que caem nas provas de Residência

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?