Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição

Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição
Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição

Fazer uma residência é o sonho de muito nutricionista. Se você está mirando no sucesso da sua carreira, deve saber que é necessário estudar.  Mas, é preciso ser assertivo. Por isso, aqui vamos compartilhar os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição.

Você deve estar se perguntando: isso vale para qualquer prova? Sabemos que cada edital tem suas especificidades. Mas, é possível fazer um levantamento e identificar os assuntos mais recorrentes.

Ah, e isso faz toda a diferença!

E para que você não precise olhar centenas delas para descobrir os tópicos mais comuns, a gente fez isso para você!

É isso mesmo: fizemos o levantamento das provas dos últimos anos (2018 a 2021) e montamos esse Top 10!

De quebra, compartilhamos uma questão referente a cada tema, já com sua resolução. Elas foram extraídas do livro 1000 Questões comentadas de Nutrição que é sensacional! Aproveite!

Então é isso: para te ajudar a entender como cada assunto é cobrado, trouxemos exemplos da forma como cada um deles é mais abordado nos exames.

Confira:

1. Nutrição clínica

Essa é uma área bem ampla, onde o profissional é habilitado a tratar diversas enfermidades por meio da alimentação.

Questão:

QUADRIX – CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTASDA 2ª REGIÃO – 2020) As mesmas precaucões direcionadas à população em geral sobre o consumo de álcool aplicam‐se aos indivíduos com diabetes. O profissional de saude deve discutir o consumo de álcool com seus pacientes, para informá‐los do possível ganho ponderal e dos riscos de hipoglicemia. Conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017‐2018, julgue o item. A ingestão excessiva de etanol (> 30 g/ dia) é associada à alteração da homeostase glicemica, à elevação da resistência à insulina, à hipertrigliceridemia e à hipertensão arterial, podendo, tambem, ser fator de risco para acidente vascular cerebral. Cada incremento de 10 g de etanol, acima de 30 g/dia, aumenta a pressão sistólica em 1 a 2 mmHg e a diastólica em 1 mmHg.

( ) CERTO ( ) ERRADO

RESOLUÇÃO: A ingestão de álcool depende da sensibilidade individual e da quantidade consumida. O álcool pode mascarar os sintomas de hipoglicemia, reduzir a produção hepática de glicose e aumentar a produção de corpos cetonicos, por isso a glicemia deve ser monitorada, e fatores como a prática de exercício físico, associada a esse consumo e ao momento em que foi ingerido (como o noturno, em que haverá um longo período em jejum), são importantes para avaliação da glicemia.

Resposta: CERTO

2.Nutrição e Saúde Pública

Neste tópico, o nutricionista enfoca aspectos da alimentação e da nutrição com foco no bem-estar e na saúde das populações.

(CETREDE – PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – 2019) Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, define as diretrizes para organização e funcionamento do Sistema de Saúde Brasileiro. Sobre esta Lei, marque a alternativa CORRETA.

Ⓐ É um dos objetivos do Sistema Unico de Saude (SUS) a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saude, nao sendo este responsável por atividades preventivas.

Ⓑ O controle da natalidade e de competência das três esferas do Governo.

Ⓒ É de responsabilidade federal articular as regiõs de saude, mediar o acesso a alta complexidade, planejar no âmbito estadual, apoiar técnica e financeiramente as ações dos municipios.

Ⓓ A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saude que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Unico de Saude (SUS) ou que representem risco de disseminação nacional.

Ⓔ Os servicos do SUS, da rede própria ou conveniada, nao são obrigados a permitirem a presenca, junto a parturiente, de acompanhante durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Alternativa A: INCORRETA. Um dos objetivos do SUS é a assistècia às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saude, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Alternativa B: INCORRETA. As ações voltadas ao planejamento familiar que incidem no controle de natalidade são desenvolvidas pelas equipes da Estratégia de Saúde da família no âmbito municipal, uma vez que é uma competência do município “planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde”. No entanto é uma responsabilidade do município repassar informações para as demais esferas de governo.

Alternativa C: INCORRETA. Essas ações sao de responsabilidade estadual.

Alternativa D: CORRETA. Essa atribuição esta presente no paragrafo único do art. 16 “A União poderá executar ações de vigilância epidemiologica e sanitária em circunstancias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados a saude, que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Único de Saude (SUS) ou que representem risco de disseminacao nacional”.

Alternativa E: INCORRETA. No artigo 19 da Lei Federal no 11.108/2005, também conhecida como Lei do Acompanhante, fica estabelecido que: “Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, da rede propria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presenca, junto a parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o periodo de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato”.

3. Nutrição Materno infantil

Aqui, como o próprio nome diz, o foco é nutrição para mães e crianças. Isso inclui desde a mulher que tenta engravidar, a gestante e a alimentação da mãe e do bebê.

(FEPESE – PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS – 2019) Assinale a alternativa correta em relação à a avaliação nutricional do recém-nascido.

Ⓐ Um recém-nascido com peso de 2.800 g é classificado como com peso adequado.

Ⓑ Um recém-nascido classificado de acordo com o peso e idade gestacional em P85 é considerado adequado para a idade gestacional (AIG).

Ⓒ Um recém-nascido classificado de acordo com o peso e idade gestacional com percentil < P50 é considerado pequeno para a idade gestacional (PIG).

Ⓓ Um recém-nascido com peso de 3.100 g é classificado como grande para a idade gestacional (GIG).

Ⓔ Um recém-nascido classificado de acordo com o peso e idade gestacional com percentil ≥ P70 é considerado grande para a idade gestacional (GIG).

Alternativa A: INCORRETA. O peso do recém-nascido é considerado adequado se igual a 3.000 g e menor que 4.000 g. O peso de 2.800 g encontra-se na classificacao de peso insuficiente.3

Alternativa B: CORRETA. De acordo com o peso ao nascer, o recém-nascido entre os percentis 10 e 90 é classificado como adequado para idade gestacional (AIG).

Alternativa C: INCORRETA. O recém-nascido é considerado pequeno para idade gestacional (PIG) se abaixo do percentil 10. Entre os percentis 10 e 90 considera-se adequado para idade gestacional (AIG).

Alternativa D: INCORRETA. O recém-nascido é classificado como GIG se percentil maior do que 90. O peso ao nascer de entre 3.000 g e 4.000 g é considerado adequado.3,4

Alternativa E: INCORRETA. O recém-nascido é classificado como GIG se percentil maior do que 90. Entre os percentis 10 e 90 considera-se adequado para idade gestacional (AIG).

4. Fundamentos da Nutrição

Esse tópico trata das bases do conhecimento em Nutrição. Ou seja, aquilo que sedimenta a atuação do nutricionista.

(IBADE – IAPEN/AC – 2020) Ao prescrever um plano alimentar, o profissional de nutrição deve-se atentar para a digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes. Algumas interações podem potencializar a absorção outras podem dificultar ou até mesmo impedir a absorção de determinados nutrientes. Assinale a alternativa em que há uma interação positiva entre os nutrientes:

Ⓐ Zinco e Vitamina A.

Ⓑ Cobre e Ferro.

Ⓒ Cafeína e Cálcio.

Ⓓ Cobre e Zinco.

Ⓔ Cálcio e Ferro.

Alternativa A: CORRETA. Existe interação positiva entre zinco e vitamina A. O zinco funciona como cofator para a síntese da proteína ligadora de retinol, responsável por mobilizar vitamina A do fígado para o plasma. Outra interação entre zinco e vitamina A parece ocorrer em nível de oxidação/ redução desta vitamina no intestino, fígado, testículos e na retina por meio de álcool desidrogenase

(ADH). A ADH e a retinol desidrogenase são metaloenzimas nas quais o zinco participa do grupo prostético como um estabilizador da estrutura quaternária. A conversão oxidativa do retinol em 11-cis-retinaldeído nos tecidos periféricos é uma etapa da via metabólica da vitamina A necessária à iniciação do ciclo visual.

Na deficiência em vitamina A e em zinco, o tempo necessário para a adaptação ao escuro e a habilidade para enxergar em pouca luz podem estar prejudicados.

Alternativa B: INCORRETA. A ingestão elevada de ferro pode afetar o estado nutricional relativo ao cobre.

Alternativa C: INCORRETA. A cafeína pode ter impacto negativo na retenção de cálcio e tem sido associada com aumento no risco de fraturas no quadril.

Alternativa D: INCORRETA. O zinco em excesso prejudica a absorção do cobre, havendo dois mecanismos propostos para explicar esse fato: o primeiro sugere que ambos os íons competem pela mesma proteína ligadora na mucosa intestinal; o outro está relacionado com a indução da síntese de metalotioneína pelo zinco nas células da mucosa intestinal, causando aumento da retenção intracelular de cobre e consequente redução de transporte pelo plasma.

Alternativa E: INCORRETA. O cálcio possui efeito inibitório a absorção do ferro

5. Avaliação Nutricional

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma abordagem realizada pelo nutricionista para avaliar o estado nutricional do paciente.

(IBFC – PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DOSUL – 2019) A avaliacao nutricional e uma ferramenta muito importante, pois orienta os profissionais da saude a conduzir diagnosticos e intervencoes propostas. E uma ferramenta importante no diagnostico, na identificacao de situacoes de risco nutricional e no planejamento de acoes de promocao a saude e prevencao de doencas. Sobre a analise de indicadores diretos, utilizados na avaliacao nutricional, assinale a alternativa incorreta.

Ⓐ Clinico.

Ⓑ Consumo alimentar.

Ⓒ Bioquimico.

Ⓓ Antropometrico.

Alternativa A: CORRETA. O exame clinico/fisico e um metodo direto de avaliacao para identificacao de sinais e sintomas associados a carencias nutricionais.

Alternativa B: INCORRETA. O consumo alimentar e o unico metodo indireto entre as alternativas propostas na questao. Tem por objetivo avaliar a ingestao de alimentos e bebidas, bem como as caracteristicas desse consumo.

Alternativa C: CORRETA. Os exames bioquimicos sao indicadores diretos do estado nutricional de pacientes, podendo-se avaliar o conteudo de proteinas e/ou vitaminas e minerais.

Alternativa D: CORRETA. A antropometria e a medida das dimensoes do corpo, incluindo peso, altura, pregas cutaneas e circunferencias. Trata-se de um metodo direto de avaliacao nutricional.


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


6. Nutrição nos Ciclos da Vida

Este tema trata dos princípios da Nutrição em sua aplicabilidade para indivíduos e grupos de todas as faixas etárias e classes sociais.

IBADE – PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE D’OESTE – 2020) O indice antropometrico que reflete o crescimento linear e seus deficits em relacao a uma idade especifica e indica inadequacoes nutricionais de longa duracao e o/a:

Ⓐ Peso para idade (P/I).

Ⓑ Peso para estatura (P/E).

Ⓒ Estatura para idade (E/I).

Ⓓ Estatura segundo percentil (E/P).

Ⓔ Peso segundo Z-Score (P/Z).

Alternativa A: INCORRETA. O peso para idade reflete o crescimento da criança e não é capaz de diferenciar comprometimentos nutricionais agudos e crônicos.
Alternativa B: INCORRETA. O peso por estatura é um indicador utilizado para apontar comprometimentos agudos nas crianças e não inadequações nutricionais de longa duração.
Alternativa C: CORRETA. A estatura para idade é considerado
o melhor índice para avaliação de comprometimentos
crônicos da criança, alem de possibilitar o acompanhamento de seu crescimento
linear.
Alternativas D e E: INCORRETAS. Não existem esses indicadores
na avaliação nutricional. Pode-se utilizar
o indicador estatura por idade, sendo a sua
avaliação na curva realizada de acordo com os
percentis ou o escore Z.

7. Terapia Nutricional

 Aqui o foco é no conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente realizados por meio da nutrição enteral ou parenteral.

(METROCAPITAL SOLUÇÕES – PREFEITURA MUNICIPAL
DE NOVA ODESSA – 2019)
Para crianças doentes graves, durante a nutrição parenteral, recomenda-se que as necessidades calóricas
sejam _ a _ das recomendadas para nutrição enteral.

Ⓐ 85% – 95%.
Ⓑ 75% – 85%.
Ⓒ 80% – 90%.
Ⓓ 45% – 65%.
Ⓔ 60% – 70%.

Durante a nutrição parenteral, recomenda-
se que as necessidades calóricas sejam
80% a 90% das recomendadas para nutrição
enteral.3
Resposta: Ⓒ

8. Alimentação Coletiva

O enfoque aqui é na atribuição de planejar, organizar e supervisionar serviços de alimentação – públicos ou privados.

(FUNDEP – PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAS ALTAS
– 2019)
São fatores que interferem no dimensionamento
da área de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), exceto:
Ⓐ Número de refeições.
Ⓑ Padrão dos cardápios.
Ⓒ Custo das refeições.
Ⓓ Modalidade e sistema de distribuição.

Alternativa A: INCORRETA. O número total de refeições
diária, bem como o número de refeições por
turno, influencia diretamente no dimensionamento
dos setores da UAN. Vários índices usados
para o dimensionamento estão relacionados ao
número de refeições ou de clientes atendidos.


Alternativa B: INCORRETA. Cardápios mais sofisticados,
em que serão planejadas preparações mais
elaboradas, com maior número de ingredientes e
variações nas técnicas de preparo, podem necessitar
de maior espaço para sua execução. Além
disso, o estilo do cardápio interfere no número
de funcionários e tipo de equipamentos necessários,
influenciando a necessidade de espaço físico.
Dado um mesmo número de refeições, variações
no cardápio podem exigir maior espaço físico,
porque para a manipulação de alimentos diferentes,
mesmo que em volumes iguais, haverá
separação dos setores e equipamentos usados.

Alternativa C: CORRETA. O custo das refeições está relacionado
com cobrimento das despesas ou gastos
necessários para a produção das refeições,
portanto, não tem relação direta com o dimensionamento
da área de uma UAN.


Alternativa D: INCORRETA. O sistema escolhido para
servir as refeições tem forte influência no dimensionamento
da área de distribuição propriamente
dita e na área de porcionamento e/ou montagem.
O dimensionamento específico desse setor
é realizado com base no tipo e na quantidade de
equipamentos de distribuição que irão compor o
setor (balcões, esteiras etc.), considerando ainda
os espaços necessários para circulação tanto de
cliente quanto de funcionários da UAN.

9. Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos

(STRATEGIC – PREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ
– 2019)
Em que ano no Brasil a adoção
do sistema APPCC começou a ser regulamentada?
Ⓐ 1993.
Ⓑ 1995.
Ⓒ 1998.
Ⓓ 1991.

RESOLUÇÃO: Foi em 1993 quando o Ministério da Agricultura e do Abastecimento criou normas e procedimentos para a adoção do sistema APPCC como exigência para estabelecimentos de pescados
e derivados, enquanto (no mesmo ano) o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 1.428 estabelecendo a obrigatoriedade dos procedimentos nos estabelecimentos relacionados à área de
alimentos, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O ano de 1998 data a publicação, pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, da Portaria nº 40, de 20 de janeiro de 1998, estabelecendo um manual de procedimentos para bebidas e vinagres baseado no sistema APPCC e da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, regulamentando a implantação gradativa do sistema APPCC/ HACCP nas indústrias de origem animal (carne,
leite, ovos, mel).

▍Resposta: Ⓐ

10. Técnica Dietética

Disciplina que foca nas operações a que são submetidos os alimentos durante a preparação para o consumo.

(FUNDATEC – IFFAR – 2019) As hortaliças são alimentos que, por suas características de composição, devem ser consumidas com o
máximo frescor, tendo pouca tolerância para conservação
e congelamento. Como se chama o processo utilizado imediatamente após a fervura, que atua na inativação enzimática desses alimentos que serão congelados e que lhes produz melhor
aparência e textura?

Ⓐ Congelamento.
Ⓑ Liofilização.
Ⓒ Desidratação.
Ⓓ Branqueamento.
Ⓔ Calor úmido.

Alternativa A: INCORRETA. Método que utiliza o frio (abaixo de 0ºC), sem envolvimento com fervura.1
Alternativa B: INCORRETA. Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água por meio da sublimação.1,2
Alternativa C: INCORRETA. Método de secagem (retirada de água) utilizando o calor, sob condições de temperatura, umidade e corrente de ar controladas.1,2
Alternativa D: CORRETA. Método de conservação pelo calor, normalmente aplicado no processamento de frutas e hortaliças, com o principal objetivo de inativar sistemas enzimáticos, fixar e reduzir
a carga microbiana. Submissão de vegetais em água, a temperaturas pré-aplicadas ou a aplicação de vapor fluente ou superaquecido. Após, deve-se proceder a realização de resfriamento em banho de água e gelo ou por meio de aspersão de água fria.1,2
Alternativa E: INCORRETA. Trata-se de uma técnica utilizada como método de cocção.

Está estudando para as provas de Residência? Conheça os livros Preparatórios para Residência 2021 e garanta a sua vaga na Residência dos sonhos!


Gostou deste conteúdo? Confira também:

Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Residências para Saúde abertas no Brasil

BAIXE O NOSSO APP E PREPARE-SE COM MAIS DE 100 MIL QUESTÕES GRATUITAS

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?