O cirurgião buco-maxilo-facial é um profissional da odontologia que possui a qualificação para trabalhar tanto em ambiente clínico, como também em ambiente hospitalar para intervenções de maior complexidade.
A área de atuação do especialista em CTBMF segue conforme a Lei 5.081/1966, que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil, partindo do osso hioide até a inserção do couro cabeludo e região anterior do tragus.
Nesse sentido, entre alguns dos procedimentos que um buco-maxilo-facial pode efetuar estão eles:
- Tratamento dos traumas de face
- Diagnóstico e tratamento de patologias maxilo-faciais*
- Distúrbios na articulação temporomandibular
- Exodontia de dentes inclusos e impactados
- Correção de deformidades de face (Ex: ortognática)
- Cirurgia com finalidade protética
- Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes
*É importante destacar que o tratamento envolve apenas patologias de caráter benigno. Em casos de neoplasias malignas, ele atua no seu diagnóstico, mas o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, atuando juntamente com uma equipe oncológica e de cirurgia de cabeça e pescoço.
Onde trabalhar?
Como a CTBMF tem caráter ambulatorial e hospitalar, o cirurgião especialista pode seguir em qual ambiente deseja atender. Sendo que nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, sob anestesia local, onde pode-se remover dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos e lesões periapicais, entre outras coisas de menor complexidade.
Por outro lado, quando em ambiente hospitalar, envolve cirurgias de maior complexidade, geralmente por meio de anestesia geral, como traumas de face, ortognáticas, procedimentos para diminuição de grandes tumores, entre outros.
Atuação em equipe multidisciplinar
“A especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial encontra-se atualmente inserida, reconhecida e firmada no contexto do atendimento multidisciplinar em saúde, devido a esforços de inúmeros profissionais que no passado desenvolveram suas atividades em ambientes até então não comuns à formação do cirurgião-dentista, demonstrando por inúmeras vezes sua importância, capacidade e sobretudo eficiência na resolução dos casos em sua área de atuação.” CRO-SP
Assim, podemos ver que a especialidade de buco-maxilo-facial é muito ampla, possuindo diferentes caminhos para percorrer, além de possuir uma grande importância no tratamento das mais diversas patologias que acometem o sistema estomatognático.
Quer conhecer mais?
- Procure o professor da sua disciplina de cirurgia e peça para acompanhá-lo
- Converse com residentes em CTBMF
- Faça monitorias e estágios na área
Matérias relacionados:
- As “Fake News” relacionadas à Saúde Bucal
- Harmonização orofacial: uma nova especialidade odontológica
- Principais características orais presentes em pacientes com Síndrome de Down
Referências:
http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1257/por-dentro-das-especialidades/02-07-2018/ctbmf-praticada-desde-os-tempos-mais-remotos
https://www.bucomaxilo.org.br/site/informacoes-sobre-a-especialidade-buco-maxilo-facial.php