Pós-Graduação em Farmácia: conheça as possibilidades

Pós-Graduação em Farmácia: conheça as possibilidades!
Pós-Graduação em Farmácia: conheça as possibilidades!

Que fazer uma especialização abre portas na carreira, todo mundo sabe. A dúvida surge, mesmo, na hora de escolher o curso. São sempre várias opções e é preciso optar por algo que combine com a gente. Hoje, vamos falar sobre Pós-Graduação em Farmácia: conheça as possibilidades!

Com o mercado de saúde cada vez mais competitivo, é comum muitos já fazerem um curso de pós-graduação tão logo terminem a graduação. Portanto, esse questionamento sobre qual especialidade cursar tem sido cada vez mais comum na vida dos graduandos.

Mas, a verdade é que nunca é tarde para acessar conhecimentos que agregam valor ao currículo e à formação. Ainda mais, se esse for o caminho que aproximará você da área de atuação desejada.

Seja você um recém-formado ou um profissional já com vivência no mercado, a especialização é bem-vinda. Afinal, quem não quer impulsionar a carreira e se manter atualizado?

Se você é farmacêutico e não vê a hora de se especializar, dá só uma olhada nas principais opções de pós-graduação lato sensu que compartilhamos a seguir.

Ah, na hora de definir, lembre-se: o curso escolhido deve ser reconhecido pelo MEC, ok?

Pós-Graduação em Farmácia: veja opções

Cada vez mais valorizada no mercado, a especialização em Farmácia é fundamental para quem é da área e quer se destacar na carreira.  

Por se tratar de uma escolha que ditará os rumos da sua vida profissional, é preciso pesquisar bem qual especialidade tem mais a ver com você.

Afinal, essas especializações demandam tempo e investimento. Sendo assim, é sempre bom saber como se planejar financeiramente para fazer uma pós-graduação.

Vamos às possibilidades!

Pós-graduação em Farmácia Clínica no Cuidado ao Paciente Crítico

Essa é para quem quer trabalhar em Unidade de Terapia Intensiva, com pacientes que exigem tratamentos mais complexos.

Nesses casos, mais do que nunca, a atenção multiprofissional qualificada é muito importante para a assistência adequada. Sendo assim, a presença do farmacêutico especializado é fundamental.

Em 2019, foi regulamentada a atuação clínica do farmacêutico em UTIs, a partir de uma especialização voltada para esse fim.

Portanto, quem cursar essa especialização deverá reunir o conhecimento técnico-científico e habilidades práticas para o dia a dia da terapia intensiva.

Banner SS

Pós-graduação em Farmacologia Clínica

A farmacologia é a área da Farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Caminha nesse sentido, portanto, a especialização na área.

Ou seja, o especialista será habilitado a orientar sobre o uso racional de medicamentos com foco na maior eficácia terapêutica e na segurança do paciente.

Essa atuação pode ser tanto de forma preventiva, como no tratamento de doenças. Sempre, de olho nos mecanismos de ação dos fármacos e sua aplicação na prática clínica.

Com a titulação, o especialista pode trabalhar em drogarias, hospitais, clínicas, laboratórios e indústrias, por exemplo.

Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Se você tem um perfil mais analítico e dinâmico, pode se interessar por essa opção. Ter uma especialização em toxicologia analítica significa acessar conhecimentos aprofundados para atuar nas áreas ocupacional, forense e ambiental.

Nesse curso, os pós-graduandos serão habilitados a lidar com metodologias, técnicas e interpretação de exames laboratoriais no âmbito das Análises Clínicas e Toxicológicas.

Além disso, o especialista precisará levar em conta aspectos da fisiopatologia das afecções humanas.

No caso do toxicologia ambiental, o foco é o estudo dos efeitos de poluentes e contaminantes no meio ambiente – o que pode, também, trazer implicações para animais e populações.

Quem se especializar na área terá um leque muito grande de possibilidades de atuação: indo da perícia criminal a indústrias de alimentos, passando por emergências, consultorias em segmentos de economia, meio ambiente e laboratórios.

Pós-graduação em Farmácia Industrial

Esse é o curso para quem atuar no segmento de indústria. A Farmácia industrial é uma área bem promissora, que tem chamado cada vez mais atenção dos farmacêuticos.

O especialista pode atuar com controle de qualidade, hemoderivados, nanotecnologia e pesquisa e desenvolvimento, só para citar algumas possibilidades.

Também fazem parte da realidade desse profissional conceitos como biotecnologia industrial, farmacogenômica e tecnologia de fermentação.

O especialista é bem demandando em indústrias dos mais diversos segmentos, a exemplo de cosmética, produtos de limpeza e de insumos farmacêuticos.

Entre as principais atividades executadas por esse profissional, estão:

  • gestão, controle e garantia da qualidade;
  • controle de qualidade microbiológica;
  • questões regulatórias;
  • qualificação e validação;
  • supervisão da cadeia de produção;
  • farmacovigilância dos processos industriais;
  • controle e análise da documentação técnica;
  • pesquisa de substâncias e criação de novos compostos.

Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!


Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

Se o que você busca é uma ascensão profissional na área específica de Clínica e Prescrição, fique de olho nessa opção. Não à toa ela é uma das mais procuradas por farmacêuticos.

O especialistas será habilitado para atuar na prescrição e indicação medicamentosa, tomar decisões para resolução de problemas terapêuticos e promover o uso racional de medicamentos.

Além disso, deverá ser capaz de exercer atividades em consultório farmacêutico e/ou em instituições de saúde (hospitais, drogarias e farmácias).

Ao fazer a pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica o profissional irá agregar conhecimento para conseguir atuar com base em evidências clínicas e com segurança nas intervenções farmacêuticas necessárias, além de trabalhar em parceria com uma equipe multiprofissional.

O profissional especialista em prescrição farmacêutica também deve conciliar habilidades técnicas e atividades conscientes voltadas ao bem-estar do paciente. 


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Pós-Graduação em Farmácia em Oncologia

Se você é um profissional de Farmácia com interesse em atuar na área oncológica, essa pode ser sua melhor opção.

O especialista desta área deve ser capaz de atuar com segurança nos processos de manipulação de medicamentos quimioterápicos que devem ser precisas para cada perfil de paciente.

Ele também deve ser capaz de acompanhar o desenvolvimento de cada caso junto às equipes multidisciplinares.

É esperado que esse profissional tenha um perfil humanizado e comprometido. Afinal, estamos falando de uma área complexa no cuidado com o paciente e o tratamento pode ser de médio a longo prazo.

É bom saber: os postos de trabalho para o segmento estão em ascensão, já que os tratamentos para o câncer apresentam atualizações frequentes e requerem um conhecimento muito específico para a indicação de medicamentos e exames.

Por se tratar de uma área de atuação de alta complexidade, permite salários mais altos do que a média.

Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar

Essa é uma especialização que necessita de especialistas com conhecimentos multiprofissionais, abrangentes, capacitados e que conheçam a logística de um ambiente hospitalar.  Se encaixou?

O farmacêutico que fizer essa especialização será capaz de monitorar, acompanhar e garantir o uso seguro e racional dos medicamentos que são prescritos no ambiente hospitalar.

Isso, a além de estudar e examinar a comprovação terapêutica dos itens farmacológicos e ser responsável por parte da logística da farmácia nas instituições hospitalares. Sim, cabe a esse profissional planejar a compra de medicamentos e materiais hospitalares, controlar a dispensação e viabilizar distribuições.

A pós-graduação deve capacitar o farmacêutico para que ele esteja habilitado a compreender toda a gestão de uma farmácia hospitalar, e implementar a farmácia clínica nesse ambiente.

Pós-graduação em Gestão Farmacêutica

Você tem um perfil mais gerencial? Se for esse o caso, essa pode ser uma opção para você. A proposta dessa especialização é habilitar o farmacêutico a  lidar com a administração do estabelecimento farmacêutico.

Podem fazer parte da rotina desse profissional, conforme apontado pelo Conselho Federal de Farmácia: assuntos regulatórios; auditoria em saúde; avaliação de tecnologia em saúde; garantia da qualidade; gestão ambiental; gestão da assistência farmacêutica; gestão da qualidade.

Além disso, o especialista também deve estar apto a lidar com: gestão de farmácias e drogarias; gestão de risco hospitalar; gestão e controle de laboratório clínico; gestão em saúde pública; gestão farmacêutica; gestão hospitalar; logística farmacêutica e marketing farmacêutico.

Banner SS

Gostou desse conteúdo? Não deixe de ver também:

Já sabe, né? O estudo com materiais de qualidade faz parte da rotina de qualque profissional que queira ir longe na carreira!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?