Pós-Graduação em Odontologia: conheça as possibilidades!

Pós-Graduação em Odontologia: conheça as possibilidades!
Pós-Graduação em Odontologia: conheça as possibilidades!

Buscar uma especialização em Saúde é cada vez mais comum. Mercado competitivo, colegas qualificados e novas demandas da sociedade reforçam essa necessidade. Seguindo a tendência, vamos falar aqui sobre Pós-Graduação em Odontologia: conheça as possibilidades!

A especialização já é uma realidade para dentistas e a preocupação com qual caminho seguir começa, muitas vezes, ainda na graduação. São várias as opções e é preciso escolher um curso que combine com você e com os seus objetivos profissionais.

Quanto mais informações você tiver para uma decisão acertada, melhor. Afinal, trata-se de uma decisão que ditará os rumos da sua carreira. Isso sem dizer da demanda de tempo e investimento financeiro.

Pensando nisso, compilamos a seguir algumas possibilidades para a pós-graduação em Odontologia.

Confira!

Pós-Graduação em Odontologia: conheça as possibilidades!

Atualmente, são 23 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). São cursos lato sensu (especializações e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

Seja qual for a sua escolha, é importante que a instituição ofertante seja reconhecida pelo MEC, combinado?

Agora, vamos conhecer as principais opções de cursos!

Pós-Graduação em Implantodontia

Você sabia? A Implantodontia é uma das áreas em que o Brasil é destaque mundial, isso pela qualidade dos trabalhos como também pela evolução tecnológica e de materiais.

Quem se especializa nessa área costuma ser demando para questões estéticas e funcionais, a exemplo da qualidade da mastigação.

É bom saber que essa é uma das especialidades mais requisitadas no mercado de trabalho. A procura por esse serviço tem aumentado e são muitos os que estão buscando essa especialização.

Além de fazer diagnóstico de estruturas ósseas dos maxilares e atuar em alterações de mucosas, o foco é mesmo realizar implantes eficazes para próteses unitárias ou totais, parciais ou removíveis.

Pós-Graduação em Ortodontia

Essa é uma das especialidades mais procuradas por quem é da área de Odontologia. Não à toa. Afinal, tem ficado cada vez maior a procura por tratamentos ortodônticos, em diferentes faixas etárias.

O pós-graduando em Ortodontia terá a possibilidade de se aprofundar em técnicas atuais para a correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares por meio de aparelhos fixos e móveis e soluções cada vez mais modernas.

As aulas são semipresenciais, com bastante foco na prática e professores incríveis, atuantes no mercado de trabalho profissional.

Pós-Graduação em Cirurgia e tratamento Bucomaxilofacial

Essa é para quem busca se especializar em cirurgia! A especialização tem foco nas principais demandas de procedimentos que envolvem intervenções cirurgias em buco – maxilo – facial em consultórios e hospitais.

Para além da cirurgia em si, o especialista estará apto a lidar com possíveis intercorrências que podem acontecer nesse contexto. Faz parte da rotina desse profissional diagnosticar, tratar e acompanhar traumatismos, lesões e problemas craniofaciais relacionados à área de atuação do dentista.

Implantes, tratamento de anomalias do aparelho mastigatório, transplantes e biópsias são algumas das atribuições desse especialista que é bem requisitado no mercado de trabalho.

Pós-Graduação em Odontologia Legal

Essa é uma das especialistas que mais despertam fascínio. Isso porque ela apoia a Medicina Legal e a criminalística no que diz respeito à identificação de pessoas e elucidação de casos investigados.

A aprovação da Lei nº 12.030/2009 reconheceu o odontolegista como Perito Oficial, o que abre a possibilidade de concursos públicos na área. 

Na perícia, o odontolegista usa fichas clínicas, exames cadavéricos e análise comparativa de documentos para estimar idade cronológica e biológica de uma vítima; cor da pele e sexo por meio de análise do crânio e recuperar DNA de dentes e saliva para identificar vítima e/ou autor de um crime em casos de violência, crime sexual ou contra a vida.


Odontologia Legal: especialização, áreas de atuação, remuneração e mais!


Pós-Graduação em Endodontia

Essa é uma especialidade voltada para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças que afetam a parte interna do dente (polpa), da raiz e do tecido em volta, chamado de periapical.

O endodontista é conhecido por tratar cáries profundas e atuar em correção de trincas, fraturas e outros traumas que afetam a saúde bucal. Esse trabalho é fundamental para evitar infecções e perda dentária.

Isso sem dizer das complicações graves que podem surgir quando as bactérias da cavidade bucal alcançam a corrente sanguínea.

Como podemos ver, essa especialização, é essencial para a saúde e para a reabilitação oral.

Pós-Graduação em Dentística

A atribuição do especialista em Dentística vai muito além da Odontologia estética – clareamento, resinas diretas, facetas, peeling da gengiva e restaurações.

Nesse sentido, dá para perceber que esse profissional precisa estar sempre atualizado, não é mesmo? Afinal, as mudanças e inovações não param de surgir.

Mas, é bom lembrar também que faz parte de suas atividades cuidar da função mastigatória, reabilitar dentes acometidos por cáries, fraturas e outros problemas, como abrasão e erosão.

Essa é uma especialidade bem demandada no mercado de trabalho.


Como se planejar financeiramente para uma pós-graduação em Saúde


Pós-Graduação em Periodontia

O objetivo aqui é estudar tecidos de suporte e circundantes dos dentes. Portanto, o especialista em Periodontia é habilitado a diagnosticar, prevenir e tratar alterações e doenças gengivais e periodontais, a partir de procedimentos com foco em manutenção e preservação da saúde.

Tratar doenças periodontais é rotina desse profissional, que terá que lidar com questões como gengivite, periodontite, placa bacteriana, implantes e enxertos ósseos, entre outras demandas.

O especialista em Periodontia terá formação de caráter bem interdisciplinar, uma vez que precisa de conhecimentos específicos de áreas como implantodontia, endodontia, prótese, entre outras.

Pós-Graduação em Radiologia Odontológica e Imaginologia  

Como o próprio nome sugere, essa especialidade trata de imagem. O especialista em Radiologia terá conhecimentos para lidar com radiologia convencional e digitalizada, tomografia convencional ou computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética.

As imagens são fundamentais para o diagnóstico e monitoramento de intercorrências com a saúde bucal do paciente.

Pós-Graduação em Prótese Dentária

O foco dessa especialização  é a busca pela saúde bucal a partir da reabilitação com próteses – unitárias, removíveis, fixas e implantes, por exemplo.

O pós-graduando terá a oportunidade de se especializar em reconstrução de dentes, estejam eles destruídos parcialmente ou integralmente. Também fará parte da rotina desse profissional repor dentes de pacientes, seja por qual motivo for.

Além disso, o especialista precisa estar atento às funções do sistema estomatognático, de olho na funcionalidade, no bem-estar, na segurança e na estética.

Trata-se, portanto, de uma especialidade atenta à finalização de todo o processo de reabilitação oral do paciente.

Pós-Graduação em Odontopediatria

Quer trabalhar com saúde infantil? Então, vale pensar nessa possibilidade. Como você já deve saber, o especialista em Odontopediatria atua na prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.

Aqui, também é importante desenvolver habilidades para lidar com esse público e família, a partir de uma conduta educativa, que orienta sobre os cuidados diários.

Dentro desse contexto, podem surgir as mais variadas demandas para o odontopediatra: de cárie, passando por intercorrências periodontais, incluindo ainda neoplasias e malformações congênitas.


Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!


Banner SS

Separamos mais materiais incríveis para você:

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?