IntegraSUS reúne dados sobre Residências em Saúde no Ceará

IntegraSUS reúne dados sobre Residências em Saúde no Ceará
IntegraSUS reúne dados sobre Residências em Saúde no Ceará

Plataforma de transparência da gestão pública de saúde do Ceará, o IntegraSUS disponibiliza à população dados sobre residências em Saúde no estado. A proposta é dar visibilidade e mais transparência aos indicadores. O acesso é pela página da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Dessa forma, Residentes em Saúde, candidatos à residência e população geral podem acessar indicadores quantitativos e qualitativos sobre as residências médica, uni e multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Isso acontece no âmbito do Projeto Ampliares, que tem como foco a ampliação e a regionalização das vagas dos programas de Residência em Saúde no Ceará.

Quem acessar irá conferir uma base de dados que reúne, por exemplo, números de vagas ofertadas, ocupadas e em formação em todo a localidade.

Vale lembrar que a ESP/CE coordena hoje mais de 1.200 residentes distribuídos em 20 municípios das cinco Regiões de Saúde cearenses.  

“Temos uma forma de monitoramento e avaliação desses dados para garantir realmente que os dados que estão lá correspondam à realidade e que possam trazer realmente essa segurança a quem for buscar essa informação e encontrá-la com facilidade”, explica a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa.

Isso é importante por apoiar na tomada de decisões referentes aos programas de Residência em Saúde da instituição. Afinal, a partir da consulta, é possível saber a situação atual da residência e a projeção de novas demandas em curso.

Atualização constante

Os dados das Residência Médica e Multiprofissional são atualizados em tempo real.

Podem ser acessados, por exemplo:

  • números de residentes por município,
  • residências concluídas por ano,
  •  detalhamento de vagas.

Além disso, há uma seção com um mapa interativo que permite traçar comparativos dos residentes matriculados por município cearense de 2019 a 2021.

A partir da análise do mapa, é possível ver onde são demandadas mais vagas e as áreas deficitárias, o que ajuda no planejamento.

Residências em Saúde na ESP/CE

Atualmente, a ESP/CE oferta dois programas:  um de Residência Médica (RM) e outro de Residência Multiprofissional.

Isso é fundamental para qualificar as regiões de saúde, que passam a contar, cada vez mais, com especialistas de diferentes áreas da Saúde.

“Todos os locais e equipamentos de saúde que têm residência médica ou multiprofissional passam por um processo de qualificação melhor na atenção, na humanização dos serviços e nos protocolos”, destaca Olivia Bessa.

O IntegraSUS

O IntegraSUS engloba os sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará e dos 184 municípios do estado. A iniciativa faz parte do Plataforma de Modernização da pasta.

Os dados são reunidos, analisados e disponibilizados para auxiliar gestores em ações e políticas de saúde, sendo útil também para futuros residentes e demais interessados.

Confira!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?