Plataforma de transparência da gestão pública de saúde do Ceará, o IntegraSUS disponibiliza à população dados sobre residências em Saúde no estado. A proposta é dar visibilidade e mais transparência aos indicadores. O acesso é pela página da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Dessa forma, Residentes em Saúde, candidatos à residência e população geral podem acessar indicadores quantitativos e qualitativos sobre as residências médica, uni e multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).
Isso acontece no âmbito do Projeto Ampliares, que tem como foco a ampliação e a regionalização das vagas dos programas de Residência em Saúde no Ceará.
Quem acessar irá conferir uma base de dados que reúne, por exemplo, números de vagas ofertadas, ocupadas e em formação em todo a localidade.
Vale lembrar que a ESP/CE coordena hoje mais de 1.200 residentes distribuídos em 20 municípios das cinco Regiões de Saúde cearenses.
“Temos uma forma de monitoramento e avaliação desses dados para garantir realmente que os dados que estão lá correspondam à realidade e que possam trazer realmente essa segurança a quem for buscar essa informação e encontrá-la com facilidade”, explica a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa.
Isso é importante por apoiar na tomada de decisões referentes aos programas de Residência em Saúde da instituição. Afinal, a partir da consulta, é possível saber a situação atual da residência e a projeção de novas demandas em curso.
Atualização constante
Os dados das Residência Médica e Multiprofissional são atualizados em tempo real.
Podem ser acessados, por exemplo:
- números de residentes por município,
- residências concluídas por ano,
- detalhamento de vagas.
Além disso, há uma seção com um mapa interativo que permite traçar comparativos dos residentes matriculados por município cearense de 2019 a 2021.
A partir da análise do mapa, é possível ver onde são demandadas mais vagas e as áreas deficitárias, o que ajuda no planejamento.
Residências em Saúde na ESP/CE
Atualmente, a ESP/CE oferta dois programas: um de Residência Médica (RM) e outro de Residência Multiprofissional.
Isso é fundamental para qualificar as regiões de saúde, que passam a contar, cada vez mais, com especialistas de diferentes áreas da Saúde.
“Todos os locais e equipamentos de saúde que têm residência médica ou multiprofissional passam por um processo de qualificação melhor na atenção, na humanização dos serviços e nos protocolos”, destaca Olivia Bessa.
O IntegraSUS
O IntegraSUS engloba os sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará e dos 184 municípios do estado. A iniciativa faz parte do Plataforma de Modernização da pasta.
Os dados são reunidos, analisados e disponibilizados para auxiliar gestores em ações e políticas de saúde, sendo útil também para futuros residentes e demais interessados.
Confira!