Residência em Nutrição: o que cai na USP

Residência em Nutrição: o que cai na USP
Residência em Nutrição: o que cai na USP

De olho na residência? Então, já deve saber que a Universidade de São Paulo (USP) divulgou o edital dos Programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde.  Hoje, nosso foco será na Residência em Nutrição: o que cai na USP.

A coordenadora de Nutrição da SANAR, Gabriela Perez, fez um levantamento incrível de conteúdos mais recorrentes nas provas de 2018 a 2021. A gente compartilha com você mais abaixo.

Antes, vale reforçar que a USP está ofertando 220 vagas, sendo 16 vagas para Nutrição. Outras áreas contempladas são enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, odontologia e psicologia.

Também há vagas para as áreas de Biomedicina, Educação Física, Física/Física Médica, Fonoaudiologia, Saúde Pública/Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Em todos os casos, a residência terá duração de 2 ou 3 anos, com jornada de 60 horas semanais e início em 2022. O valor da bolsa é de R$ 3.330,43.

De toda forma, é bom lembrar que a bolsa para residência em Saúde deve aumentar em 24%, segundo o Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde divulgado em julho pelo Ministério da Saúde.

E as boas notícias não param por aí!

Para você, profissional de Nutrição, preparamos um conteúdo especial, mirando na sua aprovação! É isso mesmo: aproveite nossas dicas para organizar seus estudos, lembrando sempre que aquele cronograma matador faz toda a diferença, né?

Residência em Nutrição: o que cai na USP

Além de estudar o conteúdo programático divulgado pelo edital, uma dica é buscar as provas anteriores para ver o que costuma ser mais cobrado.

A seguir, o levantamento realizado pela nossa coordenadora de Nutrição, Gabriela Perez.  Aproveite!

Disciplinas de Nutrição mais cobradas na residência em Nutrição da USP

Vamos logo ao que interessa!  Abaixo, veja as disciplinas de Nutrição mais recorrentes nas provas da residência de Nutrição da USP entre 2018 e 2021.

  • 1º Nutrição e Saúde Pública
  • 2º Dietoterapia
  • 3º Fundamentos da Nutrição
  • 4ºNutrição Materno Infantil
  • 5ºNutrição nos Ciclos da Vida
  • 6º Avaliação Nutricional

Nutrição e Saúde Pública: assuntos mais recorrentes

Confira o que mais cai nas provas de residência de Nutrição da USP quando o assunto é Nutrição e Saúde Pública. E o primeiro lugar vai para….

  • 1º Políticas de Sustentabilidade do SUS
  • 2º Guia Alimentar para a População Brasileira
  • 3º SISVAN
  • 4º PNAN
  • 5º Humanização na Atenção Básica

A seguir, veja os temas mais cobrados das Disciplinas de Nutrição:

Dietoterapia: assuntos mais recorrentes

  • 1º Doenças Cardíacas (IAM, IC, DAC)
  • 2º Obesidade
  • 3º Diabetes Mellitus
  • 4º Hipertensão Arterial

Fundamentos da Nutrição: assuntos mais recorrentes

  • 1º DRIS
  • 2º Micronutrientes
  • 3º Macronutrientes
  • 4º Energia

Nutrição materno infantil: assuntos mais recorrentes

  • 1º Gestação e Gestante
  • 2º Lactação
  • 3º Alimentação Complementar

Residência USP 2022: confira o edital!


Programas de Residência em Nutrição da USP 2022

Ainda não sabe em que área da Nutrição fazer sua residência? Na USP, são seis programas. Veja o que mais combina com você e prepare-se! Confira as opções a seguir, já com o número de vagas para cada um deles.

5 vagas para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde: Nutrição Clínica em Cardiopneumologia – Faculdade de Medicina (FM) – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

4 vagas Programa de Residência em Área Profissional da Saúde: Nutrição Clínica em Gastroenterologia – Faculdade de Medicina (FM) – Instituto Central/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

2 vagas Programa de Residência Multiprofissional: Prevenção e Terapêutica Cardiovascular – Faculdade de Medicina (FM) – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

2 vagas Programa de Residência Multiprofissional: Saúde Coletiva e Atenção Primária – Faculdade de Medicina (FM) – Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa e Unidades Básicas de Saúde

1 vaga Programa de Residência Multiprofissional: Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante – Faculdade de Medicina (FM) – Instituto de Reabilitação em Medicina Física e Reabilitação – IMREA

2 vagas Programa de Residência Multiprofissional: Atenção Integral à Saúde – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) – Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Unidades de Saúde das Secretarias Municipal de Saúde e Educação


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Seleção Residência USP 2022

Quem está com foco na aprovação precisa entender como será o processo seletivo e seguir o edital à risca na hora de estudar.

É bom saber que o processo seletivo da USP para a residência 2022 contemplará Prova Objetiva e Dissertativa, com 40 questões e Análise Curricular.

Quanto às provas, serão 08 questões de conhecimentos gerais, 07 questões de interpretação de textos relacionados à área da saúde e 25 questões de conhecimentos específicos de cada profissão.

Prova Objetiva e Dissertativa está prevista para ser aplicada no dia 31 de outubro de 2021, nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo.

A processo seletivo será executado pela Fundação Universitária para o Vestibular – Fuvest.

Importante: as inscrições devem ser feitas entre os dias 23 de agosto de 2021 e 01 de outubro de 2021 no site www.fuvest.br.

Está estudando para as provas de Residência? Conheça os livros Preparatórios para Residência 2021 e garanta a sua vaga na Residência dos sonhos!

+ Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Antes de ir, aproveite e assista:

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?