Alô concurseiros, conhecer a metodologia da instituição que organiza o concurso desejado é fundamental para a sua preparação. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como funciona a banca da Vunesp: características, o que costuma cair, dicas para passar e muito mais!
A Vunesp foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trata-se de uma banca bem tradicional e respeitada. Não é considerada uma das mais difíceis, apesar de estar aumentando seu nível de dificuldade, com o passar dos tempos.
Então já sabe, né? Nem pensar em estudar pouco pensando já estar com o sim garantido. Não caia nessa hein?
A seguir, um conteúdo valioso para você que está com foco na aprovação! Vem com a gente!
Como funciona a banca da Vunesp
Apesar da fama de ser uma banca acessível, principalmente quando comparada com outras, como a FGV, é preciso ter atenção às suas características. Isso, sem falar do fato de que a Vunesp tem aumentado o nível de exigência e dificuldade nas provas.
Geralmente, elas são sempre de múltipla escolha, com 5 alternativas. Quase sempre, pedem para que o candidato marque a opção incorreta. Mas, lembre-se: preciso ler o enunciado com muita atenção, combinado?
Cuidad com as pegadinhas. É comum criarem situações hipotéticas nos enunciados. Portanto, ler e focar na interpretação para o entendimento correto é fundamental para evitar o erro.
Ou seja, questões simples e fáceis podem confundir pela forma como o enunciado foi escrito. Então, nada de pressa. Tenha foco.
Também é bom saber:
Quem marcar mais de uma opção na questão, ou nenhuma, não perde nem ganha pontos.
As provas são conhecidas por cobrar quase todo conteúdo programático previsto. Então, seguir o edital à risca é fundamental, bem como se planejar para não deixar nenhum conteúdo de fora.
Conheça 9 Métodos Infalíveis de Estudo para Concursos e Residências na Saúde
O que a Vunesp exige do candidato
Já ficou claro que ela exige estudo e concentração, não é? A seguir, vamos falar sobre disciplinas específicas, para que você possa ter um preparo ainda mais assertivo!
Língua Portuguesa: foco em interpretação de textos, ok? Além disso, claro, não pode faltar a gramática!
Quando o assunto é Direito, é cobrado, geralmente, conhecimento geral da Legislação. Apesar não cobrar muito, é importante estar por dentro de Doutrina e Jurisprudência, também – vai que cai e essa questão te salva?
As questões de Matemática são consideradas mais difíceis, com um nível de complexidade maior. Então, estude, faça provas anteriores e entenda o conteúdo. Foque também em Raciocínio Lógico, uma vez que isso também é cobrado e pode fazer a diferença no seu resultado.
Informática também é cobrada. Os temas são mais acessíveis, presentes em nosso dia a dia: pacote Office, navegadores, sistemas operacionais e segurança.A resolução das questões costuma ser simples.
Além disso, as provas também podem ter questões de História, Geografia e Atualidades. Sim, é importantíssimo acompanhar o noticiário, principalmente, no que diz respeito à saúde.
Como as bancas de concurso e residência podem cobrar atualizações nas Políticas de Saúde
Seja como for, leia o edital! Ele será o seu guia para conseguir se planejar e traçar aquele cronograma viável e eficiente.
O que é mais cobrado na prova da Vunesp
Vale lembrar que cada edital é um, certo? Aqui, vamos citar com base no histórico da banca.
Em Língua Portuguesa, o foco é a interpretação de textos. Em Direito, estude com foco na literalidade da legislação. Para Gramática, é recomendado estar afiado em regência verbal e nominal, pontuação, textos narrativos, dissertativos e descritivos e uso de crase.
É bom lembrar que, geralmente, Língua Portuguesa tem mais questões do que as outras disciplinas.
Em Matemática, atenção: sai na frente quem tira de letra operações com números reais, razão e proporção, porcentagem, regra de três, MMC e MDC, geometria, aritmética, sistema de medidas, tabelas e gráficos.
Em Raciocínio Lógico, é mais pedido: estrutura lógica, diagramas lógicos, sequências e lógica de argumentação. Essa prova é considerada bastante fácil na comparação com outras bancas.
Dicas para aprovação em provas da Vunesp
Assim como em todos os concursos, é preciso estudar. Mas, não estudar de forma aleatória, quando der. É fundamental ter um planejamento e um cronograma, de forma a prever o estudo de todo contéudo previsto.
A seguir, caminhos que podem aproximar você da realização do sonho de ser um concursado:
- Refaça as provas anteriores da Vunesp para o concurso que deseja participar;
- Atualize-se com noticiários nacionais e internacionais;
- Estude por questões. Foco em editais anteriores da banca escolhida;
- Percorra a jornada de estudos de mãos dadas com o edital. Tenha o documento como guia e siga ele à risca;
- Entenda o funcionamento da banca;
- Converse com quem já tenha passado por essa experiência, pesquise;
- Em meio ao estudo, tenha tempo para revisão;
- Não espere o edital ser divulgado para iniciar o estudo. Com base no histórico da banca, avance;
- Seja organizado. Tenha disciplina e foco!
Concursos organizados pela Vunesp
A Vunesp realiza concursos demandados por instituições vinculadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos governos federal, estaduais e municipais, por empresas públicas e privadas e por entidades da sociedade civil.
Fazem parte da relação de clientes Vunesp: Instituto de Medicina Social e Criminologia/SP, Secretaria da Saúde/SP, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Santa Casa de São Paulo.
Em São Paulo, a banca também costuma estar à frente dos concursos do Ministério Público e da Política Militar, além de prefeituras.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir também:
Concursos para Saúde abertos no Brasil!
Passo a passo para uma rotina de estudos incrível:
Saia na frente da concorrência: Materiais preparatórios para concursos e residências
Como estudar para Concurso Público com pouco tempo? Confira nossas 7 Dicas INFALÍVEIS!