A importância da pesquisa e da extensão para odontologia | Colunista

Há tempos observa-se a expansão da odontologia em diversos quesitos e áreas de atuações, dentre eles é válido destacar que o enfoque na relevância de pesquisas e extensão nessa área passam a ser primordiais à medida que contribuem positivamente para expansão e oferta do conhecimento e descobertas promissoras não só para área, como também para sociedade.

Mas afinal o que difere a pesquisa da extensão e quais são seus objetivos?

É comum sempre ver ou ouvir falar desses dois termos juntos, mas existe uma diferença entre ambos. Geralmente o intuito das pesquisas é auxiliar na produção de atividades dentro da faculdade como iniciações científicas e monografias, já a extensão procura estabelecer um vínculo entre sociedade e universidade para que haja uma permuta de conhecimentos, um exemplo bastante comum são as clínicas-escola onde os alunos prestam atendimentos à população de forma gratuita e têm a oportunidade de pôr em prática seus saberes.

E de que forma tais elementos contribuem para a odontologia?

Além de promoverem práticas investigativas são de suma importância para formação do estudante que, sobretudo, é um cidadão e indivíduo dotado de conhecimentos. Ademais, contribuem diretamente para uma visão ampla, consistindo em colocar em prática resoluções pensadas acerca de determinados assuntos que foram estudados com o intuito de lidar e apresentar soluções para eventuais problemas que possam aparecer  futuramente, tendo como referência a vivência e o contato dos profissionais da área com a comunidade atendida.

O que se aprende com tudo isso?

Diante da relevância dos tópicos apresentados fica clara a importância da promoção e estímulo de tais atividades com a finalidade de criar e fomentar a formação do senso crítico do indivíduo, contribuindo para uma aprendizagem não só técnica como ética e que através do seu empenho em pesquisas e extensões consiga trazer impactos positivos e benéficos para a população de acordo com o meio em que vivem e a realidade vivenciada por tais e, além disso, transpor barreiras de verdades absolutas e entender a constante mudança existente entre conhecimentos antigos e atuais, conseguindo tornar-se flexível quanto a eles.

Você pode ler também:

https://blog.dentalspeed.com/universitarios/como-iniciar-carreira-cientifica-em-odontologia/

https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=49&8-dicas-para-se-dar-bem-na-faculdade-de-odontologia.htm

https://www.curso-objetivo.br/vestibular/carreiras_profissoes/odontologia.aspx

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

NUNES, Teresa. Ensino, pesquisa e extensão: do que estamos falando?: O ensino, a pesquisa e a extensão são pilares de toda universidade e aparecem também em concursos docentes.. Pós-graduando. 2019. 1 p. Disponível em: https://posgraduando.com/ensino-pesquisa-extensao/. 

SILVA, Gabriele. Ensino, pesquisa e extensão: o que são e como funcionam?: Entenda como esses elementos influenciam o ensino superior. Educa+ Brasil. 2018. 1 p. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/ensino-pesquisa-e-extensao-o-que-sao-e-como-funcionam

DA SILVA, Miriam. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR. Núcleo do conhecimento. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. UFC. Ensino, Pesquisa e Extensão. Guia do estudante-UFC. 1 p. Disponível em: http://www.guiadoestudante.ufc.br/base-de-informacoes/ensino-pesquisa-e-extensao.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?