Os avanços tecnológicos no geral são marcados por descobertas de novas ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população. Na saúde, sua história começou com a revolução industrial, por meio de novas aplicações tecnológicas em praticamente todas as áreas do conhecimento.
O processo de industrialização trouxe consigo, além da progressão tecnológica, a valorização do conhecimento científico em relação ao homem e seus valores (BARRA et al., 2006). Assim, desde então, a difusão dos sistemas eletrônicos tem mudado a rotina da enfermagem no Brasil.
Com o auxílio das inovações tecnológicas, profissionais da área da saúde são capazes de otimizar e qualificar a assistência oferecida ao paciente, além disso, aumentar a produtividade, através de:
- Sistemas informatizados de dados;
- Equipamentos mais modernos;
- Controle do faturamento dos procedimentos;
- Registros eletrônicos de saúde;
- Monitorização de parâmetros clínicos.
As novas tecnologias modificam o cotidiano das pessoas, seja no ambiente de trabalho ou fora dele. Na enfermagem, o engajamento das novas tecnologias imprime mudanças gradativas na prestação de cuidados, exercendo influência tipo e intensidade do mesmo (SILVA; FERREIRA, 2009).
A concepção do termo tecnologia tem sido utilizada com ênfase e de forma definitiva, no entanto equivocada na aplicação diária, uma vez que tem sido concebida, somente como um produto ou equipamento (BARRA, 2006 apud APRENDIZ, 2019).
As inovações no processo de cuidar, têm Florence Nightingale como precursora e as demais teoristas como coadjuvantes de uma história científica e tecnológica em construção (GEORGE, 1993).
No cenário de trabalho da enfermagem, é urgente a capacitação profissional no que se refere aos sistemas de comunicação e informação, o resgate e o acesso aos dados. A tecnologia na enfermagem divide-se em três principais áreas:
- Tecnologia da comunicação: Utiliza de recursos com a finalidade de possibilitar a comunicação interprofissional e diminuir a distância geográfica em benefício do paciente.
- Tecnologia da informação: Empregada para gerenciar os mais diversos tipos de informação. Além disso, contribui para melhorar a capacidade de diagnóstico, organizar o atendimento, ampliar os serviços de saúde e fortalecer a relação médico-paciente (Leão, 2015).
- Tecnologia biomédica: Refere-se aos equipamentos e materiais utilizados pela equipe de assistência à saúde.
A remodelação digital na saúde implica na alteração de muitos processos tanto para os profissionais quanto para os pacientes.
Neste contexto é exigido algumas habilidades de liderança dos profissionais de enfermagem, visando responder adequadamente às tecnologias, como:
- Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Capacidade de usar a tecnologia;
- Possuir experiência em informação.
O uso de sistemas e recursos digitais simplificam a rotina dos profissionais de saúde em relação aos prontuários, diagnósticos e exames. A tecnologia também tem um impacto positivo, em relação à economia de tempo e à personalização do atendimento (PATRÍCIA, 2020).
Em contrapartida, um estudo realizado pelo Centro de Estudos das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (2014), demonstrou que há uma visão geral positiva dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de sistemas quanto à melhora da eficiência dos processos e da qualidade do atendimento.
Contudo, menor no que se refere à redução de erros médicos e de filas, ao aumento do número de atendimentos e à aderência de pacientes a tratamentos.
Por fim, o que se sabe é que as perspectivas para o futuro do mercado da saúde é a adoção de novas tecnologias no sistema de gestão, um legado deixado pela pandemia: trabalhos remotos, o uso da telemedicina e processos de educação em saúde a distância.
A enfermagem do futuro será sustentada por profissionais cada vez mais capacitados, cujo conhecimento apoiará a sua liderança na reorganização da prática dos cuidados (LAPÃO, 2020).
Matérias relacionadas:
- O Papel do Enfermeiro no manejo da oxigenação por membrana extracorpórea
- Home care: a operacionalização da estrutura e logística
- O enfermeiro e a Covid-19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARRUDA, Roberto. Futuro da Saúde no Brasil: como a tecnologia pode ajudar? 2020. Disponível em: <https://medicinasa.com.br/futuro-da-saude-no-brasil/>. Acesso em: 24 Jun. 2021.
BARBOSA, A. F. et al. Panorama setorial da Internet: TIC no setor de Saúde: disponibilidade e uso das tecnologias de informação e comunicação em estabelecimentos de saúde brasileiros. 2014. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/Panorama_Setorial6.pdf>. Acesso em: 24 Jun. 2021.
BARRA, D. C. C. et al. EVOLUÇÂO HISTÓRICA E IMPACTO DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE E DA ENFERMAGEM. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.08, n.03, p.422- 30, 2006. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7081/5012> . Acesso em: 20 Jun. 2021.
DAL SASSO G.T.M.; BARBOSA, S. F. F.; SOUZA, M.L. Alertas automáticos gerados por computador para melhorar a segurança do paciente na unidade de cuidado intensivo. In: Anais do XV Colóquio de Enfermería. Quito (Equador): Anais; 2008.
George J. B. Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.
HUSTON, C. The Impact of Emerging Technology on Nursing Care: Warp Speed Ahead” OJIN: The Online Journal of Issues in Nursing Vol. 18, No. 2, Disponível em: <https://ojin.nursingworld.org/MainMenuCategories/ANAMarketplace/ANAPeriodicals/OJIN/TableofContents/Vol-18-2013/No2-May-2013/Impact-of-Emerging-Technology.html>. Acesso em: 17 Jul. 2021.
LAPÃO, Luís Velez. A Enfermagem do Futuro: combinando Saúde Digital e a Liderança do Enfermeiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem 28. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rlae/a/7MWBdXTYHMNdXyMjn6Hrq7S/?lang=pt>. Acesso em: 25 Jun. 2021.
LEÃO, Beatriz de Faria. Tecnologia da informação traz cada vez mais benefícios aos pacientes. 2015. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/tecnologia-informacao-traz-mais-beneficios-pacientes.aspx>. Acesso em: 20 Jun. 2021.
PATRÍCIA, Aline. A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes. 2020. Disponível em: <https://www.medplus.com.br/a-era-da-saude-digital-como-a-tecnologia/>. Acesso em: 20 Jun. 2021.
PILLAR, B. Technology, its assessment, and nursing. Nursing Outllok. v.28, n.1, p.9-16, 1994. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2104672/>. Acesso em: 20 Jun. 2021.
SILVA, Rafael Celestino da; FERREIRA, Márcia de Assunção. A TECNOLOGIA EM SAÚDE: UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIOLÓGICA APLICADA AO CUIDADO DE ENFERMAGEM. Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 jan-mar; 13 (1): 169-173. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ean/a/KcL3Rn4MGt78J95Svhh8Rvs/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 17 Jul 2021.