O que é bruxismo?
O bruxismo é caracterizado pelo ato parafuncional de apertar ou ranger dos dentes, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou acordado, podendo acometer pessoas de todas as idades. Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo.
O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou “soltos”, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente, estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas produzem um horrível som de ranger de dentes durante o sono, podem ainda identificar o problema quando sentem fortes dores ao acordar, ou até mesmo quando fazem um exame rotineiro no dentista, onde fica evidenciado o degaste nos dentes, principalmente na região incisal.
Quais são as possíveis causas?
Identificar porque isto está ocorrendo precisa de uma avaliação muito mais que clínica, mas sim no estilo de vida da pessoa, sua rotina, como é o seu trabalho, seus hábitos, tudo isso pode influenciar para esse ranger/apertar dos dentes. Os principais sintomas para identificar o bruxismo são:
- Redução do esmalte dentário e aumento da sensibilidade nos dentes.
- Dor na mandíbula ou nos músculos da mastigação.
- Hábitos de ranger os dentes, especialmente durante a noite.
- Dentes desgastados, trincados ou lascados.
- Dor de cabeça que começa nas têmporas.
E não podemos esquecer que o bruxismo, principalmente o diurno está ligado a fatores psicológicos, como o estresse e ansiedade o que hoje afeta milhares de pessoas e o bruxismo pode sim vir como consequência disso, mas também pode estar presente quando estamos concentrados, realizando uma atividade que depende de muita coordenação e foco.
Dessa forma, quando o paciente está muito envolvido em situações desse tipo, o ideal é que seja feito um acompanhamento mais específico, dependendo do quanto o problema está afetando sua vida, é de grande valia procurar terapia com um psicólogo e até com psiquiatra.
As causas dessa doença ainda não são certas, mas tanto condições físicas quanto psicológicas estão frequentemente vinculadas ao ato de ranger os dentes, dificuldades para dormir é a causa mais comum. Hábitos como roncar, falar durante o sono e até mesmo o distúrbio do sono, como a apneia, têm um papel importante no desenvolvimento do bruxismo noturno.
A apneia do sono é uma condição única que afeta o processo respiratório, hábitos baseados em substâncias, como tabaco, álcool e até mesmo excesso de cafeína podem aumentar o risco de bruxismo. E lembre-se de que a idade também é um fator importante, o bruxismo é mais encontrado em crianças, antes de se tornarem adolescentes.
Bruxismo tem cura? Qual tratamento?
Essa condição, infelizmente, não tem cura, mas tem tratamento. A ideia é minimizar ao máximo os possíveis impactos que ela possa causar.Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:
- O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
- Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, então é importante ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia que o auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
- Reduzindo a exposição de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.
Então caro leitor, se você suspeita que tenha desenvolvido bruxismo, comece a listar quaisquer sintomas, e os mencione na próxima consulta com seu dentista. É possível que seu dentista solicite um exame completo para confirmar algum sintoma ou sinal e determinar os motivos pelos quais eles ocorreram. Como soluções temporárias, ele poderá prescrever um protetor bucal, para aliviar qualquer dano causado pelo rangido, ou iniciar um tratamento ortodôntico, para corrigir problemas relacionados à má oclusão.
Matérias relacionadas:
- Dicas para preparar um currículo de cair o queixo
- Planejamento integrado: a gerontotecnologia auxilia o cuidado integral do idoso?
- Marketing em odontologia: o que pode e o que não pode no instagram
Referências
BRUXISMO: o que é e como isso pode afetar a sua vida
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fo/article/view/1071
https://www.sorrisologia.com.br/noticia/bruxismo-o-que-e-como-pode-afetar-sua-vida-tratamento-e-as-principais-duvidas-sobre-o-desvio_a9419/1
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000995690