Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional?

Como funcionam as provas de residência multiprofisisonal
Como funcionam as provas de residência multiprofisisonal

Se o seu sonho é ingressar em uma residência multiprofissional em saúde, é preciso estar preparado para o processo seletivo. Aqui, vamos mostrar como funciona as provas de residência multiprofissional a partir do que mais ocorre nas seleções Brasil.

O processo seletivo para os programas de Residência Multiprofissional é relativamente extenso. Vai de duas a três etapas — às vezes até quatro. Tudo, para avaliar diferentes aspectos do seu conhecimento, da sua formação e da sua vivência.  

Provas objetivas e discursivas, análise curricular, entrevistas, apresentação de memorial e provas práticas são algumas das fases adotadas pelas instituições de ensino.


23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!


Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional

Hoje, vamos focar nas provas objetivas e discursivas, que podem ser as responsáveis pelo futuro da sua carreira.

Prova objetiva para residência multiprofissional

A prova objetiva é o passe para as próximas fases da seleção. De caráter eliminatório e classificatório, exigida em praticamente todos os editais de Residência Multiprofissional, ela merece toda sua atenção.

Afinal, há uma pontuação mínima que os candidatos precisam atingir para seguirem no processo seletivo.

Também é importante saber que os avaliadores só corrigem a prova dissertativa, quando estiver prevista, se o candidato tiver pontuado o mínimo solicitado para a prova objetiva.

Entendeu a importância da prova objetiva, não é?

Saiba também que uma boa pontuação na prova objetiva te aproxima da tão sonhada vaga, já que as etapas seguintes dificilmente alteram de forma significativa as classificações em geral.


Residência: 4 passos para responder com assertividade às questões da prova objetiva


O número de questões varia de instituição para instituição, assim como sua distribuição. Fique de olho no edital e veja todos os detalhes. Aqui, trazemos exemplos reais de alguns dos principais processos seletivos de residência multiprofissional do País.

Residência Multiprofissional USP 2022

Uma das seleções mais esperadas por profissionais de Saúde, o processo seletivo de Residência Multiprofissional da Universidade de São Paulo será realizado em duas etapas: Provas Objetiva e Dissertativa e análise curricular.

A prova objetiva será composta de 40 questões de múltipla escolha, todas de igual valor, com 5 alternativas cada uma.

Serão 8 questões de conhecimentos gerais (a exemplo de Sistema Único de Saúde, Política Nacional de Humanização, Política Nacional de Atenção Básica, Redes de Atenção à Saúde, Trabalho Interprofissional, Bioética, Segurança do Paciente e Políticas e Sistema de Saúde), 7 questões de interpretação de textos relacionados à área da saúde e 25 questões de conhecimentos específicos de cada profissão.

Os candidatos que atingirem menos de 30% do valor da prova objetiva não terão a prova dissertativa corrigida e serão eliminados do processo seletivo.

Candidatos que atingirem a partir de 30% na prova objetiva, em cada programa e área de concentração, terão o resultado da prova utilizado para compor uma lista com finalidade classificatória.

Os candidatos melhor classificados na prova objetiva, em número correspondente a 4 vezes o número de vagas do programa e área de concentração, estarão habilitados a ter sua prova dissertativa corrigida, bem como a participar da segunda fase do processo seletivo (Análise Curricular).

A processo seletivo será executado pela Fundação Universitária para o Vestibular – Fuvest.

Residência Multiprofissional SESAB

O processo seletivo de Residência Multiprofissional da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) de 2021 também contou com duas etapas: Prova Objetiva (eliminatória e classificatória) e Prova de Títulos mediante Análise do Currículo Lattes (classificatória).

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 35  questões de múltipla escolha, com 5  alternativas de resposta (A, B, C, D e E), para todos os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde.

Neste caso, houve uma atribuição de peso diferente às questões de acordo com o estipulado em edital.

O processo seletivo foi de responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU).
 

 Residência Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) 

 Vamos falar agora da seleção do Programa de Residência Multiprofissional do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). Unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ele se localiza no Rio de Janeiro.

No edital 2021, o processo seletivo contou com duas etapas: Prova Objetiva (eliminatória e classificatória) Análise Documental do Currículo e Entrevista (classificatória).

A etapa 1 contemplou prova objetiva tipo múltipla escolha com 25 questões e 5 alternativas de respostas das quais apenas uma correta, valendo 75 pontos no total.

A prova constou de 10 questões com valor de 3,0 pontos cada, (sobre Políticas Públicas de Saúde) e 15 questões também com valor de 3,0 pontos cada sobre as áreas específicas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição).

Nesse caso, o candidato que tiver um percentual de acertos igual ou superior a 50% da prova objetiva, por cada Área Profissional do Programa de Residência Multiprofissional, poderá ser convocado para 2ª etapa do processo de seleção.


Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional


Prova dissertativa para residência multiprofissional

Quando falamos em provas de Residência Multiprofissional, é bom entender que nem todas as seleções para residência multiprofissional contam com prova dissertativa. Quando aparece entre as etapas de seleção da Residência, a prova discursiva é utilizada com caráter classificatório.

Ou seja, a avaliação aplicada no mesmo dia da prova objetiva, mas é corrigida apenas no caso de candidatos que alcançaram pontuação mínima na prova objetiva.

prova discursiva indicará sua posição na classificação de candidatos à residência.


Prova discursiva na Residência: Confira 10 dicas para gabaritar as questões


O processo seletivo da USP conta com a prova dissertativa. Só irá para essa etapa quem atingir o mínimo necessário na prova objetiva, como vimos.

No Edital 2022, por exemplo, eles dizem que a prova dissertativa trará uma situação problema e/ou estudo de caso vinculados à profissão e aos programas, nos casos específicos das áreas profissionais de Medicina Veterinária e Odontologia na qual o candidato se inscreveu em primeira opção.

Lembrando que cada concurso tem suas especificidades. Além da USP, Unifesp, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) costumam ter provas discursivas.

O processo seletivo para ingresso na Residência da UERJ varia de acordo com os programas.

Para a Residência Uniprofissional em Fisioterapia, por exemplo, o processo seletivo, geralmente, é composto por Prova Objetiva com 30 questões e Prova Discursiva com 02 questões.

Para a Residência Multiprofissional em Saúde Mental, o processo conta com uma prova discursiva com 30 questões. Desse total, 15 são de Saúde Coletiva e Mental e outras 15 de Conhecimentos Específicos. 

Como fazer uma boa prova dissertativa em concursos

Entre as dicas para se dar bem nas provas discursivas de forma geral, estão:

I. Leitura e interpretação – É preciso saber interpretar o que a questão pede. Para isso, é preciso ler. Uma dica boa é: grife as principais palavras do enunciado e o que você precisa responder exatamente;
II. Integrar os conhecimentos – Na graduação os assuntos são passados de forma fragmentada. Mas, na prova discursiva, as bancas cobram tudo de uma vez só. Sendo assim, é preciso que você esteja preparado para resolver questões de forma integrada;
III. Ser objetivo nas respostas – Sem muito tempo para palavras bonitas ou rebuscadas, as bancas querem respostas assertivas, objetivas e direcionadas ao que foi solicitado no enunciado.

+ Conheça a banca organizadora

A forma como é feita a seleção depende da instituição a qual ela está vinculada. Ou seja, o perfil das provas de Residência Multiprofissional podem variar muito de um lugar para outro.

Ou seja, conhecer a banca responsável pelo seu processo seletivo é fundamental. Sendo assim, é preciso definir em qual processo seletivo você irá se inscrever — pode ser em mais de um, inclusive.

Depois da escolha, entenda o perfil da banca organizadora e veja como ela costuma conduzir o certame. Leia o edital, veja os assuntos que são cobrados, entenda a dinâmica da prova e os critérios de avaliação.

NÃO DEIXE DE LER: Bolsas de Residência sobem 24%: entenda o Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde

Como a gente quer você pleno na residência, preparamos conteúdos incríveis. Confira:

Residência Multiprofissional em Saúde: saiba tudo sobre!

Conheça as 15 Melhores Residências em Saúde do Brasil!

Confira a concorrência de 7 principais residências em Saúde do Brasil

MATERIAL PREPARATÓRIO: Livros, cursos e e-books para concursos e residências

E tem mais:
APP: Mais de 100 mil questões para você treinar!

PROVAS ANTERIORES de Concursos para Saúde

Recurso em provas de Concurso e Residência: entenda de uma vez por todas

VÍDEOS para impulsionar sua carreira!

Aproveite! Ah, e já sabe: quer saber tudo sobre carreira multiprofissional em saúde, siga acompanhando nossos contéudos!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?