É preciso, cada vez mais, investir em experiências que agreguem valor ao currículo. As residências cumprem esse papel e são uma experiência de vida fora de série. Se você quer turbinar sua carreira, confira a concorrência de 7 principais residências em Saúde do País!
Quem é da equipe multiprofissional de saúde sabe que é preciso se diferenciar para se destacar no mercado. Nesse cenário, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, odontólogos, médico veterinário e fisioterapeutas devem estar atentos.
Afinal, para ingressar numa residência na área de saúde é necessário planejamento, organização e muito estudo.
Isso, claro, além de fazer uma escolha acertada, alinhada aos interesses profissionais e pessoais. Nessas horas, todos os detalhes precisam ser vistos.
Ter atenção a pontos como perfil da instituição e área de atuação é de praxe. Quanto maior a aderência ao seu propósito, maiores as suas chances de realizar uma residência realmente transformadora!
Outra informação valiosíssima é sobre a concorrência. Afinal, quantos candidatos também estão concorrendo à mesma vaga? Será isso um fator decisivo para sua escolha?
O importante é conhecer as informações para tomar uma decisão embasada em fatos. Aqui, a gente dá a largada com um conteúdo fundamental para quem quer ser um residente!
Concorrência de 7 principais residências em Saúde do País
1- Candidato X Vaga Residência da USP
Não é novidade que a Universidade de São Paulo é considerada a melhor do Brasil e uma das melhores da América Latina.
Nesse sentido, não é de se espantar que os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo estejam entre os mais concorridos.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), organizadora do processo seletivo de 2019 para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da USP, divulgou a relação entre vagas versus candidatos inscritos.
Ao todo, 3.247 pessoas concorreram às 209 vagas distribuídas em 26 programas. A partir de equação, chegamos ao resultado de 15,53 candidatos por vaga.
As áreas com mais candidatos foram Biomedicina, Enfermagem, Psicologia e Odontologia. E o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde, realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto foi o mais procurado.
OPORTUNIDADE: Residência USP 2022: 220 vagas multiprofissionais
2- Candidato X Vaga Residência da UNIFESP
Os processos seletivos de Residência Multiprofissional em Saúde e Área profissional de Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) também estão entre os mais concorridos do Brasil.
Aqui, alguns exemplos:
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental – Psicologia – 39,33 candidatos por vaga.
Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia – Fisioterapia – 13 candidatos por vaga.
Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência – Enfermagem – 11,75 por vaga.
Se você tem interesse nessa instituição, vale conferir a relação completa de candidato por vaga da Unifesp!
3. Candidato X Vaga Residência da SESAB
Falando de concorrência de 7 principais residências em Saúde do País, também merece destaque a Residência em Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
Em 2019, os programas de Residência da SESAB ofereceram 216 vagas distribuídas em 22 programas, contemplando 10 profissões de Saúde multiprofissional.
Na relação candidato-vaga , destacamos alguns números:
Medicina Veterinária: 34 por vaga
Psicologia – Saúde do adulto: 23 por vaga
Nutrição – Saúde da Família: 16
4. Candidato X Vaga Residência da UERJ
Seguimos por aqui com outra Universidade que é muito procurada por aspirantes a residentes em Saúde!
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem o programa de Residência Uniprofissional contemplando as seguintes áreas: Enfermagem, nas áreas cirúrgica , clínica (enfermagem do trabalho, nefrologia, psiquiatria e saúde mental e terapia intensiva), mulher e criança (neonatologia, obstetrícia, pediatria e saúde do adolescente); Fisioterapia (geral e pediatria e neonatologia); Nutrição (nutrição clínica); Odontologia (cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial) e Psicologia (clínica institucional).
Além disso, a UERJ oferece os programas em Residência Multiprofissional de Saúde do Idoso e Saúde Mental.
As unidades de ensino que recebem os residentes são Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Policlínica Piquet Carneiro (PPC), este último é o maior posto de assistência médica da América Latina.
Em 2019, foram 48 vagas distribuídas da seguinte forma: Enfermagem (4), Fisioterapia (11), Nutrição (18), Odontologia (1) e Psicologia (14).
Como cerca de 1.728 pessoas se inscreveram no processo, foram 36 candidatos por vaga!
5. Candidato X Vaga Residência Casa de Saúde Santa Marcelina
Com atendimento prioritariamente destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Casa de Saúde Santa Marcelina oferece diferentes modalidades de residência. Entre elas, a Multiprofissional.
São várias possibilidades de atuação. Veja só: Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia (com bolsas para as áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia), Residência Multiprofissional em Saúde da Família (atende áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e psicologia), Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (com bolsas para fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social) e Residência em Área Profissional da Saúde (Odontologia) em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.
Em 2019, foram 25 vagas distribuídas por todos os programas e cerca de 323 inscritos. Sendo assim, a concorrência foi de 13 candidatos por vaga.
6. Candidato X Vaga Residência do Hospital de Amor de Barretos
Se o que você busca é fazer residência em Oncologia, você precisa conhecer a Fundação Pio XII – Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital de Câncer de Barretos).
Anualmente, ele disponibiliza erca de 40 vagas para Residência Multiprofissional. Você sabia disso?
O Hospital oferece os programas de Atenção ao Câncer, Pediatria Oncológica e UTI Oncológica. Podem participar profissionais de Biologia Molecular, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Psicologia.
Em 2019, foram 44 vagas para as áreas da saúde e cerca de 542 inscrições. Portanto, a relação final foi de 12,3 candidato-vaga.
7. Candidato X Vaga Residência UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das que possuem a maior quantidade de programas de Residência. Uma delas é a Residência Multiprofissional!
Podem se candidatar às vagas profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social.
Em 2019, vale frisar, profissionais de Medicina Veterinária ganharam vagas especiais. Naquela ocasião, foram 13 áreas de atuação para veterinários e 27 vagas.
Entre as áreas ofertadas estão: Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção em Urgência e Emergência, Atenção em Hematologia e Oncologia, Atenção Cardiovascular, Saúde da Família e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial.
Vamos à concorrência? Ao todo, foram 109 vagas para as áreas da saúde e 1.088 inscrições homologadas. Registramos, portanto, uma média de 8 candidatos por vaga.
Confira também:
Veja a concorrência das 5 maiores residências em Odontologia
Residência em Nutrição: Veja a taxa de concorrência dos principais programas
Residências para Saúde abertas no Brasil
Curtiu, né? Continue acompanhando as novidades da Sanar Saúde! Somos especialistas em impulsionar a sua carreira!