Residência em Fisioterapia 2022: saiba tudo de uma vez por todas

Residência em Fisioterapia 2022: tudo que você precisa saber
Residência em Fisioterapia 2022: tudo que você precisa saber

O mercado profissional de Saúde está cada vez mais competitivo. Quem quer o seu lugar ao sol, precisa se movimentar. Se você é fisioterapeuta, chegue mais. Hoje vamos falar sobre Residência em Fisioterapia 2022: tudo que você precisa saber!

Já ouviu falar em Residência Multiprofissional em Fisioterapia? Mas, será que conhece, de fato, como funciona a especialização?

A Fisioterapia é uma das áreas mais aquecidas da Saúde e sai na frente quem busca os melhores caminhos para se destacar. Portanto, esse conteúdo a seguir é valioso para os que estão decididos a decolar!

Também vamos falar sobre as novidades que impactam o setor. Você já deve ter visto, por exemplo, que o valor de bolsas de Residência em Saúde irão aumentar  24%!

Aproveite! Leia até o final para não deixar nada de fora!

OPORTUNIDADE: Residência USP 2022: 220 vagas multiprofissionais, incluindo Fisioterapia!

O que é a Residência Multiprofissional em Fisioterapia e como funciona?

A residência em Fisioterapia é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, na forma de curso de especialização. Ela acontece sob a responsabilidade de uma Universidade ou Serviço de Saúde, como hospitais que oferecem residências de forma independente.

É bom entender que a Residência Multiprofissional em Fisioterapia é uma especialização voltada para a educação em serviço. Ou seja, durante o exercício da função.

Ela é um programa de cooperação entre setores para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho. Particularmente, em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa é desenvolvido em 2 anos e possui carga horária de 60h semanais, divididas em assistência e pesquisa. A dinâmica é mais voltada à prática, o que permite ao aluno vivenciar a realidade da profissão, com supervisão de profissionais mais experientes.

Isso porque cada residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e de um tutor (docente de instituição de ensino superior).

Esse acompanhamento é fundamental para que você tenha uma verdadeira vivência de aprendizado, com foco na experiência prática

Ainda sobre esse contexto, o residente tem direito a uma folga semanal e a 30 dias consecutivos de férias por ano. Podem fracionar em dois períodos de quinze, em alguns casos.

Bolsa para residentes em Fisioterapia

Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.  Atualmente, o valor é de R$ 3.330,43. Mas, como divulgado recentemente, haverá um reajuste.

A decisão faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 15 de julho.

Entre as mudanças mais importantes, o fato de que o valor das bolsas para residentes vai aumentar em 24%.

O Plano será executado em ciclos trienais e inicia as atividades ainda em 2021.  Também estão previstos a reestruturação e abertura de novas residências no País, bem como ofertas educacionais de capacitação e qualificação de residentes, entre outros pontos.

O objetivo do governo é ampliar a verba para qualificar profissionais capazes de atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).


23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!


Por que fazer residência em Fisioterapia?

Em primeiro lugar, a Residência é um excelente caminho para quem quer impulsionar a carreira em Saúde. Ela é vista com bons olhos pelos contratantes e amplia muito a empregabilidade.

Nesse sentido, vale escolher bem qual residência cursar e cuidar para que a escolha esteja alinhada aos seus interesses e propósitos.

Para além de favorecer a empregabilidade, há outros motivos para você fazer a residência em Fisioterapia.

Entre eles, estão:

  • Trata-se de uma oportunidade de se qualificar, sendo remunerado por isso.
  • A partir dela, o residente pode desenvolver habilidades procuradas pelo mercado de trabalho. Entre elas, estão: Comunicação, adaptabilidade, trabalho em equipe.
  • Networking ou rede de contatos. A Residência é muito importante para você criar uma rede de contatos estratégica que pode ser essencial na sua carreira. Afinal, sabemos como é positivo ter contatos no mercado de trabalho, não é mesmo?
  • Durante a residência, você irá atuar junto à uma equipe multiprofissional.  Isso quer dizer que você precisará estar em contato com diversos profissionais, com formações completamente diferentes da sua. Isso enriquece muito sua formação, amplia o entendimento da área e fortalece o seu networking.
  • Vivência prática da realidade profissional. Na residência, você irá articular os aprendizados e a habilidade de tomar decisões rápidas diante de situações classificadas como urgentes.
  • Ainda sobre o ponto anterior, vale complementar que durante os dois anos da residência, você vai se deparar com diversas situações a serem resolvidas. Isso vai impulsionar você a desenvolver a sua proatividade. 
  • Com essa experiência, sua atuação profissional no futuro terá uma visão mais holística. Ou seja, envolvendo diversos profissionais e áreas do saber.
  • Acredite, depois de concluir a sua residência, você terá um enorme diferencial na carreira.  Isso, em virtude de toda experiência adquirida em cada campo de atuação.
  • Tornando-se um especialista, você sairá na frente de muitos outros colegas de trabalho!

Especialidades e áreas de atuação dos programas de Residência em Fisioterapia

Entre as principais especialidades disponíveis em programas de residência em Fisioterapia estão:

  • Fisioterapia de Terapia Intensiva; 
  • Fisioterapia Oncológica;
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia do Trabalho; 
  • Fisioterapia Cardiovascular; 
  • Fisioterapia Clínica;  
  • Fisioterapia em Saúde Coletiva  

Vamos destacar aqui as três principais áreas da Residência em Fisioterapia:

Residência em Fisioterapia Terapia Intensiva

As residências de Fisioterapia em Terapia Intensiva costumam ser as mais concorridas dentre as alternativas da área. Com a pandemia e os desdobramentos pós-Covid, a demanda aumentou e o contexto chamou ainda mais atenção para a especialidade.

A atuação da Fisioterapia Intensiva vai da fase mais crítica da internação do paciente até a alta hospitalar. A assistência deve ser o mais integral possível (tanto motora quanto respiratória).

Estudos mostram que graças à fisioterapia, o tempo de internamento em terapia intensiva e no próprio hospital é reduzido.

Os cuidados devem continuar no ambiente familiar. Por isso falamos muito também do follow up ou acompanhamento pós-internação. Essa prática envolve a maneira com que o paciente continua a vida (o quão independente ele fica) e os cuidados que a família precisa ter.

Residência em Fisioterapia Oncológica

Temos relativamente poucos profissionais atuantes nessa área. Então, já sabe que é uma oportunidade de trabalhar num mercado pouco saturado. 

Aqueles que apresentam residência na área ocupam posições de destaque e são requisitados em modalidades de atuação profissional e acadêmica.

A fisioterapia na oncologia faz parte da equipe multidisciplinar da saúde e atua de forma bastante abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos.

Entre os objetivos, estão: preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e as sequelas causados pelo tratamento oncológico.

Esse acompanhamento fisioterapêutico deve se iniciar o quanto antes e deve se estender a pacientes em domicílio, mesmo após o término do seu tratamento médico.

O profissional da área irá atuar nos sintomas decorrentes da patologia e do tratamento. Lidará com dor, fraqueza muscular, tensão muscular, fadiga, perda de massa muscular, linfedemas, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, diminuição da amplitude de movimentos, encurtamentos musculares, alterações posturais e alterações respiratórias.

Se gostou da ideia, tome nota: a principal residência na área de Oncologia é a Residência Multiprofissional em Oncologia, oferecida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

Residência em Fisioterapia Neurofuncional

Assim como no caso anterior, existem pouquíssimos profissionais fisioterapeutas com Residência em Fisioterapia Neurofuncional.  Esse eixo é relativamente novo no âmbito desse tipo de pós-graduação.

Portanto, quem faz residência na área tem excelentes chances de empregabilidade.  Quem sabe não está aqui a sua oportunidade, hein? Mas, claro, é preciso estar alinhado à proposta desse campo de atuação.  

A missão é nobre. Nas mãos do fisioterapeuta neurológico está muitas vezes a reinserção da pessoa em uma vida normal, dentro das possibilidades de cada caso.

O objetivo é buscar o bem-estar físico e emocional, reabilitando o paciente para que possa realizar suas atividades com o maior nível de independência possível.

O dia a dia desse profissional é ocupar-se das limitações de movimentos decorrentes de doenças ou acidentes que afetam o sistema nervoso.

Para isso, é preciso saber avaliar e selecionar, a partir do diagnóstico de cada doente, o melhor tratamento dentre as inúmeras técnicas e exercícios.

Como ocorre o processo de seleção da Residência em Fisioterapia

Para ingressar em uma Residência de Fisioterapia, o estudante precisa ser aprovado no processo de seleção realizado por instituições que oferecem essa modalidade de especialização.

Geralmente, são centros universitários e universidades de todo País. e, como vimos, com o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde,  novas oportunidades irão surgir.

Atualmente, a taxa de inscrição varia. Para a USP, que está com inscrições abertas com vagas para fisioterapeutas, a inscrição é R$ 290,00, por exemplo.

A estrutura do processo seletivo muda de acordo com os editais apresentados pelas instituições. De toda forma, costuma se dividir assim:

1.   Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos

2.   Análise de currículo

3.   Entrevista


Saiba como se preparar para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional em Fisioterapia


Na prova de Conhecimentos Gerais, aparecem questões de assuntos que independem da especialização da sua residência. Entre eles, estão os vinculados à Saúde Pública, Língua Portuguesa e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já nas de Conhecimento Específico, com certeza você encontrará questões de conteúdos estudados na faculdade de Fisioterapia.

Em geral, os editais trazem um conteúdo programático do que será cobrado na prova.

Os assuntos mais cobrados são:

  • Políticas Públicas em Saúde e Sistema Único
  • Fundamentos de anatomia
  • Fisiologia e patologia dos sistemas (músculo-esquelético, neurológico e cardiorrespiratório)
  • Desenvolvimento e Controle do Movimento Humano
  • Habilidades Motoras Fundamentais
  • Biomecânica
  • Redes de Atenção à Saúde;
  • Bioética; – Segurança do Paciente

Além disso, também caem conteúdos específicos de acordo com a área da Residência escolhida.

Nas etapas de entrevista e avaliação de currículo é importante destacar as atividades extracurriculares exercidas durante a graduação, combinado?

Iniciação Científica, monitoria, publicação de trabalho, apresentação de pôster e projetos de extensão devem ser destacados. Essa vivência conta muito!

Mas, como isso é um capítulo à parte, o melhor mesmo é ler cada um desses conteúdos feitos com foco na aprovação do nosso leitor. Ou seja, você!

Saiba como se preparar para a prova de Residência

Programa de residência escolhido, o próximo passo é planejar os seus estudos. Sem enrolação. Aqui é para trabalharmos de forma assertiva e eficaz. Aqui, algumas dicas:

Leia o edital

Olhe além dos dados mais triviais que saltam aos olhos ( data da prova, período de inscrição e conteúdos). É importante também conhecer a banca organizadora, as etapas da seleção, como a prova está dividida e o peso de cada parte.

Defina o seu tempo real de estudo

Você precisa saber qual a sua rotina e definir um tempo de estudo de forma realista. Planeje quando começar e terminar os estudos. Veja também quantas horas por dia você estará disponível e crie um cronograma viável para você.

Organize-se e priorize

É preciso muita atenção na hora de dividir e priorizar as matérias dentro do planejamento. Não tenha medo de fazer uma divisão verdadeira, que acrescente ou elimine conteúdos de acordo com dificuldade, tamanho e importância.

Lance mão de diferentes métodos de estudo

Isso é fundamental para enriquecer o seu aprendizado e deixar o estudo mais dinâmico. Usar provas anteriores como método de estudo pode te ajudar a entender o funcionamento da banca ou instituição. 

Outras opções são os testes práticos, que lembram o formato dos simulados, só que são preparados pelos próprios alunos, com base nas dúvidas em cada matéria.

Resumos e fichamentos também são ótimas opções para aumentar o repertório e focar nas partes principais de cada tema.

O ideal é destacar os trechos mais importantes e fazer um resumo reescrito com suas próprias palavras. Além disso, assista a vídeo-aulas, faça mapas mentais e conheça o app da Sanar que é mão na roda!

Tão importante quanto os métodos de estudo, é utilizar materiais de qualidade e que impulsionam os seus estudos!

E disso, a gente entende! Confira e aproveite!

Cursos online e material preparatório infalível para concursos e residências em Fisioterapia

1000 questões comentadas de provas e concurso em Fisioterapia

Aulão da Saúde:


Confira ainda: Residências em Saúde abertas no Brasil


Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?