Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Saiba como se preparar para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional
Saiba como se preparar para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

O título de especialista em área de atuação na Saúde é o sonho de muitos profissionais e recém-formados. É o seu caso? Então, veja aqui como se preparar para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional.

A Residência Multiprofissional é um dos caminhos para se diferenciar e decolar na carreira. Portanto, saber como se preparar para os diferentes processos seletivos abertos anualmente em todo o Brasil é fundamental.

Além da concorrência, que varia conforme o programa de residência e a instituição, é preciso levar em consideração as diferentes etapas da seleção.

Provas objetivas e discursivas, análise curricular, entrevistas, apresentação de memorial e provas práticas são algumas das fases adotadas pelas instituições de ensino.

Em live semanal sobre Residência Multiprofissional, a farmacêutica Natália Policarpo, residente da USP, e a coordenadora de Fisioterapia de Sanar Saúde, Erika Pedreira, deram uma série de dicas especiais que a gente compartilha aqui! Ah, o vídeo na íntegra está mais abaixo, ok?

É bom saber também que cada fase do processo seletivo requer uma preparação específica. Então, leia até o final para gabaritar em todas elas!

Para quem já não vê a hora de conquistar a aprovação, uma notícia é que o valor de bolsas de Residência em Saúde irão aumentar 24%.

Sim, essa novidade integra o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, anunciado pelo Ministério da Saúde.

Mas, agora, o foco é se dar bem na seleção! Vamos lá?


23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!


Conheça a residência que você vai fazer

Características dos programas, regras do edital e critérios de avaliação. Essa são só algumas das que informações podem te ajudar a escolher um programa de residência para aplicar.

Por exemplo, caso seu currículo não seja tão extenso ou potente, você pode optar por um programa que dê peso menor à avaliação curricular.

Se você tem dificuldade para falar em público – no caso da residência, para uma banca de avaliadores -, então pode ser interessante escolher um programa que não a entrevista como etapa.

Sem medo da análise curricular

A análise curricular costuma ser cobrada na maioria dos processos seletivos de Residência Multiprofissional. Ela tem caráter classificatório – ou seja, define em que posição você se classificará, sem risco de te eliminar da seleção.

O lado positivo é que há itens que são curingas. São estágios curriculares, monitorias, projetos de pesquisa, publicações em anais de eventos e artigos e participação em eventos científicos.


Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem


“Você não precisa participar de todos os eventos do seu estado durante o ano. Até porque a gente entende que quem é estudante não vai ter dinheiro para participar de tudo. Eu gostava de me voluntariar para ser monitora dos eventos, ajudar na organização. Com isso, eu também participava de alguns eventos de forma gratuita. É uma experiência que você ganha, são amizades que você faz, pessoas de diversas instituições que você conhece”, contou Natália Policarpo.

Outras dicas importantes são: iniciar projetos de pesquisa desde o início da faculdade, utilizar a plataforma Lattes para reunir suas informações acadêmicas e montar o currículo de acordo com o barema do edital da instituição que você irá aplicar.

Use provas como roteiro de estudo

Provas anteriores podem ser um excelente roteiro de estudos, principalmente se você não tiver muito tempo para se dedicar.

O ideal é responder às questões e estudar com mais afinco o conteúdo que você mais errou. Caso tente mais de uma instituição, dê ênfase aos assuntos comuns.

“Achei isso muito legal, principalmente na prova da USP. Com a banca definida, você consegue ter noção do que vai cair, do que se repete. Para mim, foi muito importante. Primeiro, porque eu ficava muito em dúvida se fazia residência ou se fazia mestrado. Terminando o curso, decidi fazer residência. Não queria esperar um ano para conseguir. Você otimiza seu tempo da forma que você tem. Se a banca disponibiliza as provas, vá em frente, tente ver aquilo que você acha que não está conseguindo dominar”, compartilhou Natália.

Esteja preparado para a prova discursiva

A prova discursiva costuma assustar muito, por cobrar conhecimentos clínicos integrados. Mas, não precisa temer. Erika Pedreira acredita que três pilares sustentam uma resposta de sucesso nessa etapa:

I. Leitura e interpetação – É preciso saber interpretar o que a questão pede. Para isso, é preciso ler. Uma dica boa é: grife as principais palavras do enunciado e o que você precisa responder exatamente;
II. Integre os conhecimentos – Na graduação os assuntos são passados de forma segmentada, fragmentada, enquanto que na prova discursiva as bancas cobram tudo de uma vez só. Sendo assim, é preciso que você esteja preparado para resolver questões de forma integrada;
III. Seja objetivo(a) nas respostas – Sem muito tempo para palavras bonitas ou rebuscadas, as bancas querem respostas assertivas, objetivas e direcionadas ao que foi solicitado no enunciado.

Mais dicas importantes

Não é regra, mas há processos seletivos que adotam provas práticas como etapas da seleção. Elas funcionam como a prova discursiva, porém ao vivo: o candidato passa por estações de discussões clínicas sobre um determinado caso clínico. É fundamental mostrar ao avaliador que você domina aquele conteúdo.


Como se preparar para a entrevista da Residência Multiprofissional?


Outra etapa adotada pelas instituições na Residência Multiprofissional é a entrevista. Nesse caso, é importante saber se comunicar e ter atenção à vestimenta. Prepare-se para falar de forma assertiva e defender sua vontade de estar naquela residência.

Assista à live completa para conferir mais dicas para os diferentes processos seletivos de Residência Multiprofissional e avance rumo ao sucesso!

ANTES DE IR, CONFIRA: RESIDÊNCIAS PARA SAÚDE ABERTAS NO BRASIL!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?