5 motivos para fazer Residência em Bucomaxilo

5 motivos para fazer Residência em Bucomaxilo
5 motivos para fazer Residência em Bucomaxilo

A especialização em Odontologia é essencial. Seja você um estudante de graduação ou um profissional, é preciso pensar nisso. A seguir, a gente compartilha com você 5 motivos para fazer Residência em Bucomaxilo, área de destaque no mercado.

Para essa missão importante, conversamos com a Coordenadora de Odontologia da Sanar Saúde, Lituania Fialho. De quebra, ela destacou as principais habilidades para atuar na especialidade. 

Isso, sem falar das dicas certeiras para quem escolher fazer a residência. Ou seja, este conteúdo é valiosíssimo! 

5 motivos para fazer Residência em Bucomaxilo

São razões de sobra para você escolher fazer residência em Bucomaxilofacial. Com a colaboração da nossa coordenadora da área, listamos os 5 principais:

  1. Trabalhar com públicos e atendimentos muito diferentes 

Ou seja, o especialista tem uma rotina dinâmica, com um leque diverso de atividades. De cirurgias dentro do consultório com anestesia local a cirurgias que são realizadas exclusivamente com anestesia geral dentro de hospitais

  1. Ótimos salários

Nessa área os cirurgiões dentistas recebem um dos maiores salários iniciais, se compararmos com outras especialidades da Odontologia. E, nada melhor do que ser bem remunerado com um trabalho que a gente adora, não é mesmo? 

Ah, é bom lembrar que o valor de bolsas de Residência em Saúde irão aumentar 24% e novos programas de residências serão criados.

  1. Especialidade completa e valorizada no mercado

A área de Bucomaxilofacial é bem completa e abrangente. Ela contempla vários campos do conhecimento, como anatomia, radiologia, patologia e a própria cirurgia.

Sendo assim, o residente tem uma vivência extremamente rica em sua formação. Ao concluir o curso, chega ao mercado com uma ampla bagagem para atuar numa área importantíssima e muito valorizada. 

  1. Oportunidade de atuar ajudando o próximo

Entre os motivos, não poderia faltar o componente humano da história. Ser  especialista em Bucomaxilofacial é ajudar pessoas. O profissional da área cumpre uma bonita e importante missão de devolver e promover o estado de saúde ao paciente.

  1. Satisfação na rotina

Atuar nessa área proporciona uma satisfação e um sentimento muito positivo de poder ter melhorado a qualidade de vida dos pacientes. Muitas vezes, solucionando problemas graves de saúde ou diminuindo o sofrimento delas.

Deu para perceber que estamos falando de uma especialidade bem especial, não é mesmo?

Então, dá só uma olhada nas habilidades que não podem faltar em quem escolhe essa residência!


Residência em Odontologia 2022: saiba tudo aqui


Residência em Bucomaxilo: habilidades necessárias 

Fomos além dos dos 5 motivos para fazer Residência em Bucomaxilo. Agora, vamos de dicar para se dar bem nessa área tão diferenciada. A Coordenadora de Odontologia da Sanar Saúde, Lituania Fialho, dá o caminho das pedras!

Antes de mais nada, é preciso sempre estar super afiado em diagnóstico. “Saber o que o paciente tem é o principal passo para planejar o que precisa ser feito, a partir de decisões corretas para o tratamento. Na verdade, saber diagnosticar talvez seja o ponto mais importante de qualquer área dentro da Odontologia”, afirma.

O profissional também precisa ser fera em anatomia. Afinal de contas, parte do diagnóstico vai envolver o reconhecimento de estruturas de uma região muito pequena, ali na face, com tecidos que estão muito próximos. Então, não tem outra: é preciso ser muito bom em anatomia! 

E não para por aí: é preciso entender muito de imagenologia. Isso, sem se restringir somente às radiografias, ok? Afinal, é preciso considerar que esse cirurgião vai precisar entender de outros exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia. 

“Além disso, claro, é fundamental saber interpretar imagens e tomar boas decisões a partir dessas análises”, frisa Lituania.

Outro ponto que ela destaca é:  planejar bem e executar com precisão e excelência os procedimentos cirúrgicos. Seja em cirurgias corretivas e pós-traumáticas, cirurgias para remoção de lesões ou cirurgias estéticas, a excelência não pode faltar.

Outra competência importante é saber fazer prescrição de medicamentos. Não basta somente  fazer a escolha correta. É preciso definir o intervalo entre as doses e avaliar se o medicamento está realmente funcionando para o paciente. 

Por último, mas não menos importante, está algo que é necessário em toda a área de Saúde. Estamos falando da empatia! Para se dar bem em Bucomaxilo, tem que ser bom na arte de ser humano e apoiar para resolver o sofrimento do outro naquilo que a gente puder. 

Como se preparar para a Residência em Bucoxilo 

Encantadíssimos por essa possibilidade? Então, vamos falar agora de uma importante decisão. E começam assim, inclusive, os preparativos. Com esse questionamento: Quero mesmo fazer essa residência? 

Antes de responder, é bom pesquisar bastante e conversar com profissionais da área. Outra  dica é fazer uma autoavaliação, entendendo onde você está no momento e para onde quer ir. 

Você já sabe, afinal, onde quer chegar?

Escolhido o curso, é preciso entender como está sua vida. Consegue associar a graduação ou o trabalho com o estudo para a residência? Quais mudanças devem ser feitas para favorecer o estudo? É preciso, portanto, planejamento!

Isso vai depender, muito, do seu nível de vontade de passar. Afinal, trata-se de uma decisão transformadora! 

Escolha bem o campo onde quer atuar. Alinhe tudo ao seu propósito. Hoje a Odontologia conta com pelo menos 11 áreas de especialidades diferentes.

Veja também qual será a  instituição. Pesquise, conheça o perfil de cada uma das possibilidades, combinado?

Com foco no planejamento, organize seu cronograma, com ações, prazos, metas. Lembre-se que os objetivos precisam ser possíveis e viáveis. 

“O caminho é árduo mas a recompensa chega! Outra dica é: peça ajuda a algum mentor. Aqui na Sanar a gente presta o serviço de mentoria, então esteja atento, pois talvez a experiência de alguém mais experiente possa te ajudar. 

Área escolhida, vontade no topo, é hora de disciplina para estudar. Aproveite as formas diferentes – e que super funcionam – para fixar contéudos:

Aulões e vídeos

Questões gabaritadas

Mapas Mentais

Materiais preparatórios de qualidade

Aproveite esses conteúdos e impulsione sua carreira de uma vez por todas!

Fique de olho em nossas redes sociais.
Em breve, traremos mais conteúdos sobre os programas de Residência em Odontologia. 🙂

INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?