Edital para residências: indo além de uma visão geral | Colunista

Você já chegou ao momento na sua carreira ou na vida acadêmica em que decididamente optou por prestar uma prova para entrar em um programa de residência? 

Se a sua resposta for sim, saiba que o primeiro passo deste processo possui um peso importante para as etapas seguintes que irá trilhar, podendo por meio deste traçar a melhor estratégia e garantir a tão sonhada aprovação. Esse passo tão importante tende a ser um tanto quanto cansativo pois, além de ser extenso e dotado de várias terminologias que muitas vezes são desconhecidas ao nosso cotidiano possui uma gama variada de informações que tem sua devida importância; após todas essas dicas, fica mais que claro que estamos falando da leitura do edital.

Para o auxiliar nesse processo, compartilharei a melhor forma de entender e interpretar um edital, para que assim você possa agilizar os processos ao seu favor e não perder tempo.

Entendendo do que se trata

Em primeiro momento é necessário que se tenha um breve entendimento acerca do que propriamente é um edital, então vamos simplificar: um edital nada mais é, de uma forma generalizada, um documento oficial, publicado por uma instituição pública ou privada através de um veículo de comunicação direta, como: o próprio site dessa instituição, por exemplo.

Esse documento contém em suas extensas páginas informações sobre o programa ao qual você estará se candidatando numa visão geral, as regras, orientações para a candidatura e o processo seletivo, além dos requisitos mínimos para que seja bem avaliado.

No geral se organizam desta forma:

  • Cabeçalho (informações sobre a instituição e o programa);

  • Disposições preliminares (apresenta a banca e o modelo da seleção);

  • Dos cargos (o que é exigido do candidato e as atribuições);

  • Das vagas (número de oportunidades e áreas contempladas);

  • Das inscrições (período de inscrição, local de inscrição, data máxima para pagamento de boleto, e isenções);

  • Das provas (datas, estruturas, pontuação geral e específica e duração);

  • Disposições finais (regras do dia da prova e vigência da seleção);

  • Anexos (conteúdo programático e pontuações de cada etapa).

Contudo, vale lembrar que, não há um padrão na localização das informações nos tópicos, isso pode variar de instituição para instituição.

Mas afinal o que é importante priorizar nesse primeiro momento?

Agora que sabe do que se trata o edital, vamos agilizar nosso processo de absorção das informações.

Quando se trata do que priorizar na leitura do edital, podemos extrair alguns tópicos que são as informações que necessitamos saber de imediato e os dividir de acordo com o objetivo dessa informação, desta forma filtraremos as informações gerais em dois sub tópicos:  informações organizacionais e informações estratégicas.

Informações organizacionais

São todas as informações necessárias para que o candidato se organize para a prova em si, desde a inscrição até o dia da realização da mesma, para adequar a sua rotina ao dia, como exemplo:

  • Data de inscrição

  • Quantidade de vagas

  • Data da prova

  • Remuneração

  • Requisitos mínimos para participação

  • Regras para realização da prova

Informações estratégicas

São as informações de cunho intelectual para que o candidato entenda os principais pontos que irão ser cobrados nesse processo seletivo, bem como o peso de cada avaliação. Embora estas informações sejam disponibilizadas cabe a você planejar o melhor meio de se sair bem nessa seleção, ou seja, essas informações serão aquelas em que você como candidato deve se basear quando for montar sua estratégia para a prova, são elas:

  • Etapas

  • Anexos de pontuação por etapa

  • Anexo de conteúdo programático

Embora estas sejam as informações com uma acentuada relevância, não descarte a leitura completa do edital para que outros fatores não saiam despercebidos beleza?

3 dicas de como otimizar os estudos através do edital

1. Não perca tempo

Não espere pelo edital do ano e que irá prestar a prova para estudar. Baixe o edital do ano anterior e extraia as informações organizacionais e estratégias para começar a traçar sua estratégia, através dele poderá ter conhecimento de qual época geralmente ocorrem as inscrições, o valor médio da inscrição, etapas, além de todo conteúdo programático básico.

 Se antecipar te dará o tempo para se preparar melhor e assim ser o diferencial para a sua aprovação então não a ignore!

2. Use as informações estratégicas ao seu favor

Saber sobre tudo o que te espera em etapas, conteúdos e pontuações, pode ser sua melhor aliada para a preparação do seu plano de estudos, contudo, saia do básico, pense de forma sistemática, visualize seu começo, meio e fim, não se contente com o básico e se impulsione a ir além.

A melhor forma de fazer isto é escrever, abra um documento esquematize suas etapas, e vá além nos conteúdos busque afunilá-los e claro, não menospreze as literaturas cobradas. Desta maneira além da reflexão sobre o caminho que deverá realizar para chegar aonde você quer, já terá como um bônus, um possível checklist de tudo que precisará realizar até o dia da prova, otimizando assim seu planejamento estratégico.

3. Trabalhe seus pontos fracos

Ao esquematizar busque ser autocrítico, qual etapa é meu ponto fraco? Qual conteúdo tenho mais dificuldade? Meu currículo está ao nível dessa seleção? O que realmente preciso melhorar? 

Saber das suas fraquezas farão com que você saiba onde será seu ponto de partida para então trabalhar primeiro suas dificuldades. Lembre-se suas dificuldades somente serão dificuldade se você deixar que sejam, então por que não as tornar mais um ponto positivo para sua aprovação?

Sabendo de todas essas informações e dicas, fica mais fácil esquematizar o edital para poder se preparar de forma estratégica e conquistar a tão sonhada vaga na residência dos seus sonhos, não é mesmo? Coloque hoje mesmo em prática!

Te vejo em uma próxima oportunidade, querido leitor!

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Referências bibliográficas:

GARCIA, AUGUSTO. Como criar um edital esquematizado. VP concursos Consultoria e Coaching, 2018. Disponível em:<https://vpconcursos.com.br/blog/como-criar-edital-esquematizado>. Acesso em 17 de maio de 2021.

LEMES, ROBERTA. Edital de Concurso: Aprenda como analisar passo a passo! Próximos concursos, 2021. Disponível em:<https://www.proximosconcursos.com/edita-de-concurso-passo-a-passo/>. Acesso em 17 de maio de 2021.

VITÓRIA (ES). Edital nº 01/2019. Residência Multiprofissional e Uniprofissional [Processo Seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde – Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e Uniprofissional em Medicina Veterinária ], 2019. Disponível em: <https://residenciamultiprofissional.ufes.br/edital-no-012019>. Acesso em 17 de maio de 2021.