23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!

23 Dicas de ouro para sua aprovação na Residência!
23 Dicas de ouro para sua aprovação na Residência!

Amigo que é amigo quer mais é estar por perto para aplaudir nosso sucesso. E, pensando nisso, a gente separou 23 dicas de ouro para sua aprovação na residência. Tudo isso porque queremos ver você realizar seus sonhos, tal qual aquele grande amigo do peito!

Para essa missão, convocamos um time de experts no assunto. São professores, coordenadores e autores que formam o  corpo pedagógico da Sanar Saúde. Melhor impossível, né?

As dicas infalíveis são de gente fera com larga experiência em Saúde. Olha só a lista: Coordenadora Pedagógica da Sanar Saúde, Erika Pedreira; Coordenadoras Lituania Fialho, Thassila Pitanga, Gabriela Perez; professor e autor Ricardo Riccio e professoras e autoras Andreza Martins, Amanda Arruda, Flávia Arruda, Maiara Conceição dos Santos, Juliana Borges, Renata de Paula Faria Rocha, João Victor Laureano, Flávia Ramos.

Elas chegam em um momento positivo para residentes em saúde no Brasil, após a divulgação do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Ainda não está por dentro? Entre as novidades, estão o fato de que a bolsa para residentes vão aumentar 24% e novas residiências serão criadas.

A seguir, 23 dicas de ouro para você conquistar sua aprovação na residência que escolher!

  1. Para decidir fazer e ser aprovado em uma residência, defina alguns pontos: (I) Saiba qual residência você realmente quer! Afinal, qual Programa de Residência você enxerga como ponte para sua carreira? (II) Leia detalhadamente o edital. Você precisa entender como é o processo seletivo e o perfil da instituição, ok? Pesquise.
  1. Outra dobradinha importante: (I) estude conteúdos direcionados para as provas de residência, com questões comentadas. (II) Você precisa fazer um plano de estudos respeitando suas limitações de horário para traçar algo compatível com sua realidade. A gente fala mais sobre isso a seguir!
  1. Seleções para residências ocorrem todos os anos. Você não precisa esperar sair o edital para começar a estudar. Consulte o edital do ano anterior e prepare-se de forma organizada e viável. 
  1. Hora de estudar, vamos começar pelo início: pelo planejamento. Pare e pense: qual é o meu melhor momento de atenção? É pela manhã ou pela tarde? Cada um de nós tem um relógio biológico e tende  a funcionar melhor em determinado momento do dia. É bom se conhecer e tirar proveito disso. Avalie, também, o melhor horário, levando-se em conta as condições do local que você tem para estudar. Barulho e movimentação de pessoas podem atrapalhar.
  1. Ainda nesse sentido, vale frisar: tenha um espaço para estudo com boa iluminação, organização, silêncio e privacidade. Faça com que as pessoas compreendam a sua necessidade de estudar e o seu momento. Tenha tudo o que precisa em mãos e gerencie os seus recursos. Um planner super ajuda a deixar tudo organizado. Importante: esqueça as distrações, celular e redes sociais durante o período de estudo. É difícil, a gente sabe. Mas, sai na frente que tem foco.
  1. Crie um cronograma de estudos: faça uma lista de todas as disciplinas que precisa estudar e crie um cronograma perfeito para você. É necessário dedicar mais tempo às matérias mais importantes (ou seja, as que mais caem) da prova. Estude todos os dias e determine horários. Respeitar o cronograma criado ajudará você a estabelecer a rotina de estudos que você precisa para conseguir a aprovação.
  1. Está sem ritmo? Começou ou recomeçou a estudar agora? Comece pela disciplina que você mais AMA! Já contemple isso no seu cronograma, ok? Isso é importante para te motivar a ir adiante.  Paralelamente, siga o planejamento com as demais disciplinas para que possa avançar de forma organizada, contemplando tudo o que precisa ser estudado.Engate seu foguete rumo à aprovação!
  1. Não perca tempo decorando conteúdo. Procure entender o que você estuda, pois isso amplia as possibilidades. Guarde seu cérebro para decorar tópicos que tenham números, a exemplo dos valores de referência. As bancas adoram números!
  1. Tenha um método de estudo: metodologia de estudo é essencial para quem pretende passar na prova de residência. Cada pessoa se identifica mais com um método e isso é normal. O que funciona para um colega, pode não funcionar para você. Escolha o seu e siga em frente!
  1. Resolva questões de provas anteriores para fixar o conteúdo. E lembre: a repetição gera aprendizado! Quando a Residência não fornecer provas anteriores para consulta, procure pessoas que já ingressaram nos programas e peça dicas. Mas, lembre-se: cada um tem uma experiência, não se condicione à realidade do outro. Saiba tirar proveito de cada informação que você acessa. 
  1. Otimize o seu tempo. Aproveite cada minuto livre pra ouvir um áudio, assistir a uma vídeo-aula, ler um post.  O tempo é valiosíssimo!
  1. Você pode adotar como forma de se preparar para as provas os cartões de memorização, também chamado de “flash cards”. Em cada cartão você coloca uma pergunta na frente e a resposta no verso. A dica é selecionar os assuntos principais das disciplinas que serão cobradas ou até mesmo aqueles temas que são mais difíceis para você. Afinal, é preciso criar meios eficazes para o estudo ficar mais dinâmico, não é mesmo? 
  1. Conheça seus pontos fracos e fortes quando o assunto é estudo.  Aja para contornar os pontos fracos, aproveitando os seus pontos fortes. Haverá conteúdos ou demandas que necessitam mais atenção? Quais são e o que você irá fazer para suprir essas necessidades? Esse mapeamento é importante para não darmos brecha para o desânimo. 
  1. Mantenha a concentração: você deve estudar com qualidade para que consiga manter a concentração.Uma hora de estudo concentrado vale muito mais do que seis horas de estudo incorreto. Você deve conhecer a rotina de estudos que mais combina com você. E não esqueça: fazer intervalos regulares é necessário, sua cabeça precisa descansar, combinado?
  1. Se sua prova tiver uma etapa discursiva, estude muito as  políticas públicas! As questões geralmente permeiam seu conhecimento específico da graduação e muita Saúde Pública. Lembre-se disso. 
  1. Tão importante quanto saber os assuntos mais recorrentes nas provas anteriores é saber aqueles que caem em menor quantidade. É importante focar e se dedicar aos estudos, ser assertivo e ir direto ao ponto. Mas não se esqueça de descansar e reservar momentos de lazer para que o conteúdo seja melhor assimilado! Tudo isso deve estar previsto no planejamento e no cronograma, ok?
  1. Quando se pensa na etapa de análise de currículo, existem algumas “informações-chave” que ajudam na classificação: estágios extracurriculares; monitoria; participação em eventos acadêmicos-científicos; projetos de pesquisa; publicação de artigos científicos. Portanto saiba tudo sobre a análise curricular para residência e faça sua parte!
  1. Organize o seu currículo lattes. Separe todos os seus comprovantes e certificados e não se esqueça de correr atrás daqueles esquecidos. Coloque-os na ordem de exposição do seu lattes para facilitar o trabalho da banca de avaliação.
  1. Ainda sobre essa etapa super importante, que é a análise curricular, outra dica valiosa: potencialize seu currículo de acordo com o barema trazido no edital. Sim, você não pode soltar a mão do edital um minuto sequer, ele é um guia importantíssimo.  
  1. É importante saber que a entrevista também é uma etapa que pode estar presente no processo seletivo, a depender do programa de Residência. O candidato passa por perguntas gerais envolvendo história de vida e profissional. Prepare-se para a entrevista da Residência, mas a encare com naturalidade. Afinal, você estará falando sobre você e sua trajetória.
  1. Saiba o que te motivou a escolher essa residência. Isso é importante para a entrevista e também confere propósito à sua jornada profissional. É o que seguirá te impulsionando.
  1. Confie em você e orgulhe-se da sua trajetória. Se você estudou e se dedicou, não há motivo para nervosismo. Se você está nesse caminho, é  uma pessoa que encara desafios e foca nos seus objetivos. Não tenha medo. Estude todos os dias, respeite seu cronograma e mantenha a calma. Quem estuda, passa na prova.
  1. Confira os conteúdos diferenciados da Sanar Saúde, que foram feitos exatamente para alavancar sua carreira. Há vários especialmente para residentes em saúde e a gente já compartilha aqui:

Residências para Saúde abertas no Brasil

Cursos preparatórios incríveis para o futuro residente!

Como se planejar financeiramente para uma pós-graduação em Saúde

VÍDEO: Gabaritando a Estratégia Saúde da Família | Semana da Saúde Pública | Sanar Saúde

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?