Residência em Psicologia 2022: o que você precisa saber

Residência em Psicologia 2022: o que você precisa saber
Residência em Psicologia 2022: o que você precisa saber

Estamos no segundo semestre de 2021, de olho no futuro! Se  você é da área de Psicologia e quer fazer Residência, está no lugar certo. A seguir, vamos falar sobre Residência em Psicologia 2022: o que você precisa saber!

Já ouviu falar em Residência Multiprofissional em Psicologia? Mas será que conhece, de fato, como funciona a especialização?

Aqui, vamos além e te mostramos as atualizações mais recentes sobre o tema. Você já deve ter visto, por exemplo, que o valor de bolsas de Residência em Saúde irão aumentar  24%!

Vamos falar disso e muito mais! Veja só:

1.   O que é a Residência Multiprofissional em Psicologia e como funciona?

2.   Por que fazer residência em Psicologia?

3.   Especialidades e áreas de atuação dos programas de Residência em Psicologia

4.   Como ocorre o processo de seleção da Residência em Psicologia?

5.   Saiba como se preparar para a prova de Residência.

O que é a Residência Multiprofissional em Psicologia e como funciona?

A Residência Multiprofissional em Psicologia é uma especialização voltada para a educação em serviço. Ou seja, durante o exercício da função.

Trata-se de um programa de cooperação entre setores para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho. Particularmente, em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa tem duração de 02 (dois) anos e carga horária de 60 (sessenta) horas/semanais. A divisão é assim: 80% do tempo são destinados à atividade prática e 20%, à teórica.

É bom saber que o residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano.  Elas, inclusive,  podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias.

Você já deve saber, mas não vale lembrar: cada residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e de um tutor (docente de instituição de ensino superior).

Tudo é pensado para que você tenha uma verdadeira vivência deaprendizado e experiência prática.

Bolsa para residentes em Psicologia

Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.  Atualmente, o valor é de R$ 3.330,43. Mas, como divulgado recentemente, haverá um reajuste.

A medida faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 15 de julho.

Entre as mudanças mais importantes, o fato de que o valor das bolsas para residentes vai aumentar em 24%.

O Plano será executado em ciclos trienais e inicia as atividades ainda em 2021.  E as boas notícias não param por aí! Também estão previstos a reestruturação e abertura de novas residências no País, bem como o  fornecimento de ofertas educacionais de capacitação e qualificação de residentes, entre outros pontos.

O governo amplia, assim, a verba para qualificar profissionais capazes de atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Psicologia é um das áreas contempladas!

É bom saber que o residente precisa ter dedicação exclusiva, ok?  Ou seja, não pode desenvolver outras atividades profissionais nesse período.

Candidatos que trabalham, serão desclassificados do programa. Você não vai querer perder sua vaga, não é? Ainda mais agora, com tantas novidades para os residentes.

Ao finalizar a residência, você receberá o tão esperado título de especialista!

Por que fazer Residência em Psicologia

A Residência além de aprofundar os seus conhecimentos na área de interesse, também traz diversos benefícios e aprendizados!

A partir dela, o residente de Psicologia pode desenvolver habilidades procuradas pelo mercado de trabalho. Entre elas, estão:

1 – Comunicação:

Durante a residência, você irá atuar junto à uma equipe multiprofissional.  Isso quer dizer que você precisará estar em contato com diversos profissionais, com formações completamente diferentes da sua.

Para dialogar de forma efetiva com esses profissionais, você precisará desenvolver sua habilidade de se comunicar com outras pessoas.

Além disso, essa habilidade será importante para o seu atendimento aos pacientes, não é mesmo?

Quem se comunica bem sai sempre na frente.

2 – Trabalho em equipe:

Durante a prática, você vai entender como as funções estão conectadas com a de outros colaboradores.

Nesse contexto, junto com a sua equipe, precisará encontrar meios de aprender a trabalhar juntos em prol de uma melhor assistência para os pacientes.

Com essa experiência, sua atuação profissional no futuro terá uma visão mais holística. Ou seja, envolvendo diversos profissionais e áreas do saber.

3 – Resolução de problemas

Durante os dois anos da residência, você vai se deparar com diversas situações a serem resolvidas. Isso,claro,  vai impulsionar você a desenvolver a sua proatividade. 

E não é só ela! Entram na lista a sua capacidade de articular os aprendizados anteriores e a habilidade de tomar decisões rápidas diante de situações classificadas como urgentes.

Acredite, depois de concluir a sua residência, o psicológico terá um enorme diferencial na carreira.  Isso, em virtude de toda experiência adquirida em cada campo de atuação.

Tornando-se um especialista, você sairá na frente de muitos outros colegas de trabalho.

Especialidades e áreas de atuação dos programas de Residência em Psicologia:

Os programas de residência para Psicologia são bastante vastos. Vão do Intensivismo à Saúde da Criança e do Adolescente.

Dentre estes programas, podemos destacar alguns que costumam ser mais desejados! Confira!

Residência em Saúde Mental:

Área de atuação: Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O que faz um residente em Saúde Mental?

Ao longo dos dois anos, os residentes circularão nos diversos componentes e pontos de atenção da RAPS. Nesse sentiro, estarão desenvolvendo práticas interventivas no contexto do serviço e sobretudo do território.

Estarão envolvidos, assim, em processos de: Educação em Saúde e Educação Permanente,  gestão e organização da rede de referência e articulação intra e intersetorial.

Além, é claro, o trabalho em equipe, de modo a se preparar para atuar de forma integral na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Residência em Saúde da Família

Área de atuação: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

O que faz um residente em Saúde da Família?

Os residentes em Saúde da Família irão desenvolver ações específicas da Psicologia nesse contexto. Tais como: como atendimentos psicológicos individuais, visitas domiciliares para acompanhamento de usuários e família; orientações a familiares e a profissionais da saúde.

Soma-se a isso, a atuação com os demais profissionais da Estratégia de Saúde da Família para o desenvolvimento de ações ampliadas.

Residência em Oncologia 

Área de atuação: Hospitais.

O que faz um residente em Oncologia?

Os residentes em oncologia irão prestar assistência ao paciente de atenção integral, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Além disso, desenvolverá ações educativas nas abordagens individuais e coletivas.

Fará parte, também, do escopo de atividades do residente em oncologia realizar planejamentos para o auxílio do tratamento. Tudo, claro, de acordo com as necessidades psicossociais do paciente, da família e da equipe de saúde envolvida.

Se você ainda tem dúvida sobre qual especialidade escolher, vale a pena refletir no que você de fato quer se especializar. Um caminho para chegar a esta resposta pode ser pensar no que te empolga mais desde os primeiros semestres da faculdade.

Também é bom pensar nos seus interesses e conversar com pessoas e profissionais da área.

Portanto, já sabe: vale a pena analisar direitinho se você quer a rotina daquela especialidade e como está o mercado na área que pensa escolher.

 

Como ocorre o processo de seleção para se tornar um Residente em Psicologia?

Para ingressar em uma Residência de Psicologia, o estudante precisa ser aprovado no processo de seleção realizado por instituições que oferecem essa modalidade de especialização.

Geralmente, são centros universitários e universidades de todo País. e, como vimos, com o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde,  novas oportunidades irão surgir.

Atualmente, a taxa de inscrição é de aproximadamente R$ 200 para cada prova, ok?

A estrutura do processo seletivo varia acordo com os editais apresentados pelas instituições. De toda forma, costuma se dividir assim:

1.   Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos

2.   Análise de Currículo

3.   Entrevista

Na prova de Conhecimentos Gerais, aparecem questões de assuntos que independem da especialização da sua residência. Entre eles, estão os vinculados à Saúde Pública, Língua Portuguesa e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já nas de Conhecimento Específico, com certeza você encontrará questões de conteúdos estudados na faculdade de Psicologia.

Em geral, os editais trazem um conteúdo programático do que será cobrado na prova.

Os assuntos mais cobrados são:

  • Adoecimento e suas implicações;
  • Luto e morte;
  • Trabalho em equipe de saúde;
  • Psicanálise e teorias afins;
  • Principais quadros psicopatológicos;
  • Funções psíquicas e suas alterações;
  • Psicodiagnóstico.

Além disso, também caem conteúdos específicos de acordo com a área da Residência escolhida.

Nas etapas de entrevista e avaliação de currículo é importante destacar as atividades extracurriculares exercidas durante a graduação, combinado?

Iniciação Científica, monitoria, publicação de trabalho, apresentação de pôster e projetos de extensão devem ser destacados. Essa vivência conta muito!

+ Que tal conhecer  nossos livros e cursos específicos e se preparar com os melhores para a residência em Psicologia?

Saiba como se preparar para a prova de Residência:

Você escolheu o seu programa de residência, a instituição que quer fazer. O próximo passo é planejar os seus estudos, de maneira que ele seja funcional, eficiente e assertivo. Aqui vão algumas dicas:

1 – Leia o edital!

Analisar o edital desejado é uma etapa prévia que não deve ser negligenciada.  Vá além dos dados mais triviais que saltam aos olhos  ( data da prova, período de inscrição e conteúdos).

Afinal, é importante conhecer a banca organizadora, as etapas da seleção, como a prova está dividida e o peso de cada parte. Isso, sem dizer dos programas oferecidos.

2 – Defina o seu tempo real de estudo

Você precisa saber qual a sua rotina e definir um tempo de estudo de forma realista.

Planeje quando começar e terminar os estudos. Veja também quantas horas por dia você estará disponível.

3 – Separe as matérias que precisam ser estudadas

A depender do certame escolhido, você terá que estudar mais ou menos conteúdos de determinadas matérias. Desta forma, é preciso muita atenção na hora de dividir e priorizar as matérias dentro do planejamento.

Não tenha medo de fazer uma divisão verdadeira, que acrescente ou elimine conteúdos de acordo com dificuldade, tamanho e importância.

O ideal é estudar, no máximo, sete matérias simultâneas por, no mínimo, 4 horas semanais.

Métodos de estudo:

Estudando por questões:

Usar provas anteriores como método de estudo pode te ajudar a entender o funcionamento da banca ou instituição.  Assim, você também irá perceber quais assuntos mais caem, se acostumar com o estilo das questões e reforçar os estudos num assunto que você percebeu não dominar tanto assim.

E foi pensando em trazer mais praticidade para os seus estudos que criamos o app de questões -Sanar Saúde! Dá uma olhadinha na loja de aplicativos do seu celular e já faz o download!

Testes práticos

Eles lembram o  formato dos simulados, só que são preparados pelos próprios alunos, com base nas dúvidas em cada matéria. O segredo do sucesso é fazer blocos de questões sobre temas que deixaram dúvidas durante a leitura.

Resumos e fichamentos

Os resumos e fichamentos são ótimas opções para aumentar o repertório e focar nas partes principais de cada tema. Sempre rola o meme de só marcar as partes importantes e no fim das contas toda a página estar grifada, né?!

O ideal é destacar os trechos mais importantes e fazer um resumo para explicar de maneira sucinta a ordem dos acontecimentos, a definição de conceitos e os elementos-chave que podem ser cobrados no concurso.

Vale usar canetas coloridas, marcadores chamativos e itens que ajudem na visualização do resumo e do trecho destacado. Outra coisa importante: o resumo do conteúdo estudado deve ser reescrito com suas próprias palavras!

Tão importante quanto os métodos de estudo, é utilizar materiais de qualidade e que impulsionam os seus estudos.

A Sanar se preocupa em te dar este suporte! Que tal conhecer  nossos livros e cursos específicos e se preparar com os melhores para a residência em Psicologia?

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?