Adentrar uma residência é o sonho de muitas pessoas. Nesse sentido, além da graduação, muitos alunos buscam as chamadas atividades extracurriculares, seja para que enriqueça o seu currículo, como também, para que aprofunde seus conhecimentos em determinada área escolhida.
O que são atividades extracurriculares?
Atividades extracurriculares ou atividades complementares são aquelas que não constam normalmente na grade curricular obrigatória do seu curso. Assim, seu principal objetivo está no agrupar uma maior quantidade de conhecimento, experiencias e saberes, que influenciarão diretamente na formação do aluno.
Dentre as principais atividades extracurriculares podemos citar:
Iniciação cientifica:
Iniciação cientifica (IC) é um projeto de caráter cientifico, onde o aluno desenvolve uma pesquisa em conjunto com um professor orientador. Está pode estar acompanhada ou não de um auxílio financeiro.
Aqueles interessados, portanto, devem buscar um orientador, que pode ser aqueles professor da área o qual você possui uma boa afinidade.
Estágios
Em estágios o aluno pode colocar em prática todo o arsenal teórico aprendido. Ele possui uma carga horária obrigatória e alguns podem necessitar da realização de provas ou uma análise curricular para a sua realização.
Outra forma de realizar é por meio do acompanhamento de um profissional da área, que o aceite em seu consultório. Nesse tipo, você além de estar presente no dia-a-dia do consultório, ainda pode aprender novos conhecimentos.
Monitoria
A Monitoria é a modalidade de aprendizagem que possibilita que o aluno tenha uma experiência acadêmica, participando de funções de organização e desenvolvimento das disciplinas, isso faz com que o aluno ganhe novas habilidades didáticas, além de garantir uns pontinhos a mais no currículo.
Vale destacar que existe tanto monitorias voluntárias, quanto aquelas remuneradas, onde o aluno recebe um auxílio financeiro.
Participação em eventos
Toda a participação em congressos, simpósios, jornadas e cursos geram ao final um certificado. Este pode ser utilizado como forma de horas complementares ou ainda para enriquecer o currículo. Além disso, dentro dos eventos você poderá apresentar aqueles trabalhos desenvolvidos e até concorrer a prêmios.
Ligas acadêmicas
As ligas acadêmicas são entidades criadas e gerenciadas por alunos com apoio de um professor coordenador. Por meio delas é possível participar de palestras, cursos e eventos gerenciados pela liga. Além de serem uma ótima fonte de conhecer mais sobre a área, elas nos trazem palestras de aprofundamento, para aqueles que se sentirem despertados possam conhecer mais sobre ela.
Dessa forma, podemos ver que a quantidade de atividades que podem serem realizadas são diversas. Isso tudo, além de contar preciosos pontinhos na hora da analise curricular de uma residência, ainda agrega no conhecimento profissional e pessoal. Assim, você consegue tanto conseguir a sonhada vaga na residência, como também crescer como ser humano e trazer o de melhor para o seu paciente.
Agora você pode escolher a que melhor se adequar a sua rotina e se jogar nela.
Bons estudos e até a próxima.
Matérias relacionadas:
O dentista no combate da violência à mulher
A farsa dos clareadores a base de carvão
Formei, e agora? Especialização X residência
Referencias:
http://www.pmi.poli.usp.br/?page_id=23
https://www.ufjf.br/anatomia/files/2012/04/Monitoria-sobre1.pdf
https://www.sanarmed.com/vale-a-pena-participar-de-uma-liga-academica-colunistas
https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/colunista-farmacia-quais-atividades-extracurriculares-fazer-para-a-residencia