Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber

Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber
Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber

Quer dar aquela turbinada na sua carreira mas não sabe como? Terminando a graduação, mas já pensando no futuro? Seja como for, há um caminho que é incrível e cheio de possibilidades. Estamos falando da Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber.

Esse é um dos  assuntos que mais provoca interesse em profissionais da área. Se esse é o seu caso, você está no lugar certo. A seguir, informações valiosas que podem te impulsionar!

E, como notícia boa não pode esperar, veja tudo sobre Residência USP 2022: com vagas para enfermagem!

Como a gente adora falar de coisas que alegram você, talvez você não saiba, mas o valor de bolsas de Residência em Saúde aumentará 24%!

Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber

É comum ter muitas dúvidas, ainda mais se tratando de uma decisão tão importante. Por isso, a ideia aqui é trazer o máximo de informações possíveis!

Com funciona  a residência em Enfermagem 

Em primeiro lugar, é bom saber que a residência é uma pós-graduação Lato Sensu. Ela tem foco na prática (80%). Somente  20% do curso é para matérias teóricas. 

Para fomentar o aprendizado, o residente tem o acompanhamento de um profissional da área. Tudo é visto de perto, portanto,  por um professor da instituição de ensino. Ele é o tutor. 

A residência dura dois anos e tem carga horária de 60 horas semanais. São 5.760 horas de curso. Como dá para ver, a dedicação precisa ser exclusiva.

Saia na frente da concorrência: estude para as provas das melhores Residências do Brasil com os cursos preparatórios do Sanar Saúde +!

Processo seletivo para a residência em Enfermagem

Quando a gente fala de Residência em Enfermagem 2022: tudo que você precisa saber, não pode faltar esse assunto! Sobre isso, é bom frisar que cada instituição tem suas normativas.

Dessa forma, é fundamental ficar de olho no edital. Também ajuda conversar com quem já passou por essa experiência. 

Essa, inclusive, é uma ótima dica: converse, pesquise. Quanto mais informações tiver, melhor. 

Geralmente, o processo é dividido assim:

  • Prova de conhecimento geral e específico 
  • Análise curricular
  • Entrevista
  • Prova prática pode ser aplicada em alguns casos, ok?

É fundamental estar preparado para cada uma dessas etapas. 

Para a prova de conhecimentos, é fundamental estar com a legislaçaõ do SUS em dia. Além disso, estude epidemiologia e políticas públicas de saúde.

Os conteúdos da faculdade são extretamente necessários, assim como focar na área que você irá concorrer.

Aqui, dicas rápidas e valiosas: leia o edital e procure mesmo saber sobre as características da instituição.

Sobre isso, dá só uma olhada nesses dois conteúdos incríveis:


Como se preparar para a Entrevista da Residência Multiprofissional?

Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem


Áreas de especialização em Enfermagem

São várias as possibilidades de especialização dentro da Enfermagem. Antes de se inscrever para um processo seletivo, entenda bem como funciona cada uma delas e faça uma escolha alinhada aos seus interesses.

Isso é bem importante para a entrevista, que será o espaço onde você irá falar sobre sua escolha e suas motivações. 

Aqui, a gente elenca algumas das especializações mais procuradas por profissionais da área:

Enfermagem clínico-cirúrgica: aqui o foco é a assistência à pacientes hospitalizados em estado crítico.

Cuidados intensivos: é quando o profissional se torna enfermeiro intensivista. Atua diretamente com pacientes em estados críticos em UTI’s e CTI’s.

Enfermagem em cardiologia e hemodinâmica: quem faz essa residência se especializa a lidar com o coração e o sangue. Seja em cirurgia ou não.

Enfermagem oncológica: o residente se capacitará para cuidados clínicos, paliativos e cirúrgicos do paciente com câncer.

Enfermagem obstétrica: quem faz essa escolha, lida com partos e acompanha as condições da gestante e do bebê. É preciso participar de 20 partos para obter o certificado, ok?

Nesse sentido, é preciso lembrar da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar: saiba tudo sobre .

Por que fazer uma Residência em Enfermagem

A especialização para quem é da área de Saúde é fundamental. Não pela natureza desse campo, que é super dinâmico e exigente. Isso também se deve à necessidade de uma capacitação o mais intensa possível para melhor atender o paciente em suas várias necessidades, dentro de uma área escollhida.

Nesse contexto, a Residência em Enfermagem coloca o profissional em vantagem competitiva no mercado.

A presidente da Fiocruz, Nísia Lima, aponta para uma questão essencial: o exercício do aprendizado prático e multiprofissional “rompe com a lógica tradicional de delimitação estreita de fronteiras profissionais, promovendo a integração entre saberes e práticas multiprofissionais no cotidiano das equipes de atenção à saúde”.

O profissional egresso de um programa de Residência é muito valorizado no mercado de trabalho, porque, a formação é considerada atualmente como a melhor forma de capacitar um profissional da saúde. Isso pode ser visto, inclusive, em alguns editais de concursos públicos, que pontuam diferentemente os portadores de títulos de especialização com menor carga horária, em relação aos egressos de programas de Residência

Os cursos de residência permitem ao enfermeiro conhecimento, prática e experiência valorizados no mercado de trabalho não apenas no seu ingresso hospitalar particular ou junto ao Sistema Único de Saúde.

Fazer uma residência agrega valor curricular, financeiro e de conhecimento ao profissional!


Carreira na Enfermagem: tudo que você precisa saber! Concursos, Residências, Notícias e mais!


BAIXE O NOSSO APP E PREPARE-SE COM MAIS DE 100 MIL QUESTÕES GRATUITAS

Residências abertas para Enfermagem

Facilitando o edital: construindo um cronograma do zero para residência 

Fique de olho em nossas redes sociais.
Em breve, traremos mais conteúdos sobre os programas de Residência em Enfermagem. 🙂

INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?