Odontolegista: TUDO sobre essa carreira promissora!

Odontolegista: TUDO sobre a carreira!
Odontolegista: TUDO sobre a carreira!

Das diversas especializações que os dentistas podem escolher, uma tem chamado bastante atenção. Se você tem interesse em saber mais, está no lugar certo. Aqui vamos falar de Odontolegista: TUDO sobre essa carreira promissora!

Apesar de não ser muito conhecido pelo público em geral, o odontolegista cumpre um importante papel na sociedade. Ele é o responsável por trabalhar na identificação humana em casos relacionados à perícia odontológica.

Para quem não sabe, a  boca e as arcadas dentárias podem ser decisivas em uma perícia criminal. Sendo assim, a análise odontológica pode ser um divisor de águas na elucidação de um caso.

Esse profissional é  fundamental para a Tanatologia Forense.  Nunca ouviu falar nesse termo? Ele se refere à parte da Medicina Legal destinada a estudar a morte e suas repercussões no âmbito jurídico-social. 

Traduzindo: o odontolegista é imprescindível para a identificação humana em casos de corpos em decomposição ou esqueletizados. Quando é difícil saber quem está ali, esse profissional entra em cena com suas técnicas e todo seu conhecimento. 

Se você está interessado e pensa nessa possibilidade de atuação, é bom saber a importância do odontolegista na perícia criminal.

Tem muita coisa ainda pouco revelada sobre essa profissão incrível. Para facilitar, reunimos aqui todas as informações necessárias para você mergulhar de vez na carreira do Odontolegista. 

Com vocês, tudo o que você precisa saber sobre a Odontologia Legal!

1. O que faz um ODONTOLEGISTA?

2. Como é a ATUAÇÃO do ODONTOLEGISTA?

3. Como se tornar um ODONTOLEGISTA?

4. Acompanhe os cursos para ODONTOLEGISTA

5. Material de estudo para a ODONTOLOGIA LEGAL

6. Situação dos concursos para ODONTOLEGISTA no Brasil

1. O que faz um ODONTOLEGISTA?

Já vimos que o odontolegista geralmente trabalha na identificação humana em situações de: perícia em foro criminal, tanatologia forense, laudos e pareceres, traumatologia odonto legal, balística forense, entre outras atividades.

Sim, é isso mesmo. Para atuar nessa área, é preciso saber de balísica forense. Esse campo de estudo permite conhecer armas  de fogo, munições e efeitos de cada uma delas no corpo do indivíduo. 

Isso tudo é necessário para desvendar crimes, identificar criminosos e vítimas, por exemplo, de desastres aéreos e incêndios. Mas, nem só de suspense policial vive o odontolegista.

Ele também desempenha importante papel nas áreas cível, trabalhista e administrativa. A função do odontolegista também é importante para ações de indenização em decorrência de erro praticado por cirurgiões-dentistas.

Em entrevista publicada no Sanar Saúde, o Prof. Ms. Rhonan Ferreira da Silva  explica como funciona o trabalho de  identificação odontolegal.

Ele fala, entre outras coisas, que o profissional faz uso tanto da documentação odontológica padrão – fichas, prontuários, radiografias e modelos de gesso – quanto de documentos alternativos, como as fotografias de sorriso, para realizar seu trabalho.

Alem disso, o odontolegista trabalha com análise das lesões corporais decorrentes de agressões, acidente de trânsito e as produzidas por tratamento odontológico.

Nesse contexto, o Prof. Ms. Rhonan Ferreira lista as principais áreas de atuação do odontolegista. De quebra, dá dicas especiais para os interessados. 

  1. Perícia Criminal: preparar-se para concursos públicos das polícias civis estaduais ou da polícia federal;
  2. Perícia cível/trabalhista: fazer contato com juizados para ser indicado em perícias de indenização, principalmente. Atuar junto a escritórios de advocacia para ser indicado como assistente técnico em processos judiciais;
  3. Orientação profissional: realizar consultorias junto aos clínicos ou empresas na produção de documentação odontológica personalizada (prontuários, contratos, TCLE). Além disso, ministrar aulas em cursos de especialização; realizar, supervisionar ou instituir auditorias odontológicas em empresas.

2. Como é a ATUAÇÃO do ODONTOLEGISTA?

A gente já viu acima que são muitas as possibilidades. A maioria dos profissionais de Odontologia Legal no Brasil trabalha na Perícia Criminal junto a Polícia Científica, Institutos de Perícia e de  Criminalística (IC) e Polícia Civil.

Na relação de órgãos que demandam esse tipo de profissional também está o Instituto de Medicina Legal (IML).

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, as áreas de competência para atuação desse especialista abarcam:

  • identificação humana;
  • perícia em área administrativa
  • perícia em foro civil, criminal e trabalhista;
  • perícia, avaliação e planejamento em infortunística;
  • tanatologia forense;
  • elaboração de autos, laudos e pareceres, bem como de relatórios e atestados;
  • traumatologia odonto-legal;
  • balística forense;
  • perícia logística no vivo, no morto, íntegro ou em suas partes em fragmentos;
  • perícia em vestígios correlatos, inclusive de manchas ou líquidos oriundos da cavidade bucal ou nela presentes;
  • exames por imagem para fins periciais;
  • deontologia odontológica, que é a teoria com foco nos princípios morais e éticos que devem guiar a atuação desse profissional;
  • orientação odonto-legal para o exercício profissional; 
  • exames por imagens para fins odonto-legais.

3. Como se tornar um ODONTOLEGISTA?

Antes de qualqure coisa, é bom saber que a odontologia legal aplica  conceitos e conhecimentos de praticamente todas as disciplinas odontológicas. Para seguir a carreira de Odontolegista é necessário estudo e paciência.

Para atuar na área, só por meio de concurso público, ok?  Depois da aprovação da Lei 12.030/09, o cargo de Odontolegista foi reconhecido oficialmente como Perito Oficial, o que garantiu a função e os concursos públicos na área.

Como um bom curso preparatório vale ouro, prepare-se para as provas de Odontolegista com o curso Perito Odontolegista – Preparatório para concursos

O dentista precisa procurar cursos de especialização em Odontologia Legal e também estudar a literatura nacional e internacional. 

Nesse sentido, estudar Medicina Legal faz parte do processo. Isso dá uma base importante para as  perícias médico-legais e também para a genética forense.

Nos cursos de especialização em Odontologia Legal os profissionais aprendem não só o papel da Odontologia nesse contexto. Eles estudam as  perícias de modo geral. O diferencial são as aula práticas, que  possibilita ao profissional aprender fazendo. 

A pós-graduação em Odontologia Legal permite ao profissional adquirir  embasamento teórico, científico e prático para desenvolver suas atividades. 

Para quem está interessado em seguir esse caminho, é bom saber tudo sobre especialização em Odontologia Legal, áreas de atuação, remuneração e mais!

Se o seu tempo disponível para estudar é curto, não se preocupe. Saiba aqui como trabalhar e estudar para concursos. 

4. Acompanhe os concurso para ODONTOLEGISTA

Os Concursos podem ser para diferentes instituições de perícia e polícia em todo Brasil. Confira aqui os concursos previstos para a área de Saúde ainda em 2021.

É bom dizer que os editais tem suas particularidades. Normalmente, o processo de seleção é feito em quatro etapas:

  1.  Prova Objetiva;
  2. Prova Discursiva;
  3. Avaliação de Títulos;
  4. Curso de formação;

Após a aprovação nos exames e avaliação de títulos, os candidatos passam por Curso de Formação que, geralmente, tem duração de três meses. So depois, passa a atuar na profissão.

5. Material de estudo para a ODONTOLOGIA LEGAL

É claro que não íamos te deixar de maõs abanando! Abaixo, algumas dicas de materiais perfeitos para te preparar!

6. Situação dos concursos para ODONTOLEGISTA no Brasil

O aumento dos concursos na área da Odontologia Legal aconteceu junto com o avanço da ciência e da profissão.

Na medida em que se tornava possível realizar procedimentos de perícia odontológica, cada vez mais dentistas passaram a ser requisitados nas Polícia Civil, Federal, Militar e em Institutos de Perícia por todo o Brasil.

A remuneração segue a partir de R$ 5 mil e pode chegar à 30 mil – a depender do órgão e do estágio da carreira!

Nos últimos anos, foram mais de 10 concursos para o cargo de Odontolegista do Norte ao Sul do País, passando por Roraima, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo e outros estados.

Ainda assim, esse é um número considerado baixo se compararmos com a quantidade de concursos e vagas para dentistas em geral. Mas, isso não deve ser motivo de desânimo: são concursos muito específicos e que valorizam a qualificação dos candidatos.

Essa expectativa é a realidade de todo dentista concurseiro não é? O que não pode é não estudar e ser pego de surpresa pelo edital! VAMOS COMEÇAR A SE PREPARAR? 

Como nosso objetivo é impulsionar as suas possibilidades na carreira, preparamos um vídeo incrível sobre Perícia Criminal!

Antes de ir, confira aqui os concursos para Saúde abertos no Brasil!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?