Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber

Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber
Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber

Como se destacar no mercado e receber um salário compatível com os anos de estudos na graduação sem deixar de lado o seu sonho de trabalhar como nutricionista? Aqui, a gente fala sobre Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber!

Essa é uma das questões que mais desperta interesse em profissionais de Nutrição no mercado. É o seu caso? Então, venha mergulhar a fundo na Residência Multiprofissional em Nutrição e tire suas dúvidas.

Residência em Nutrição 2022: tudo que você precisa saber

São muitos os detalhes sobre esse assunto e vamos apresentá-los de maneira bem didática. Ou seja, tudo para que você possa saber em poucos minutos todos os detalhes sobre Residência Multiprofissional.

Afinal, o tempo de quem está focado na carreira é valiosíssimo.

Agora, vamos ao que interessa:

1. O que é a Residência Multiprofissional em Nutrição e como funciona?
2. Quais as especialidades e atividades possíveis na Residência em Nutrição?
3. Qual a visão do mercado sobre a Residência Multiprofissional?
4. Como ocorre o processo de seleção para se tornar um Residente Nutricionista
5. Assuntos mais recorrentes do edital para Residência em Nutrição

1. O que é a Residência Multiprofissional em Nutrição e como funciona?

A Residência Multiprofissional em Nutrição é uma especialização voltada para a educação em serviço. Ou seja, durante o exercício da função.

Trata-se, portanto, de um programa de cooperação entre setores para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa tem duração de dois anos, com uma carga horária de 60 (sessenta) horas/semanais. São 80% do tempo destinados à atividade prática e 20%, à teórica. 

O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 dias consecutivos de férias por ano. Esse período pode ser fracionado em dois de 15 dias. 

Além disso, os residentes recebem uma bolsa, sempre no primeiro dia útil do mês, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Estadual de Campinas, em seu processo seletivo mais recente, tinha a remuneração no valor de R$ 3.330,43. Esse tem sido o valor para as vagas em Nutrição.

Nesse sentido, os residentes devem ter dedicação exclusiva. Ou seja, não podem desenvolver outras atividades profissionais nesse período.

2. Quais as especialidades e atividades possíveis na Residência em Nutrição?

Com provas concorridas, as oportunidades de curso são diversas. Entre elas, estão:

  • Clínica médica
  • Oncologia
  • Oncologia pediátrica
  • Saúde da mulher
  • Saúde da criança
  • Cardiologia
  • Cardiopneumologia
  • Nutrição clínica
  • Assistência em diabetes
  • Neurologia
  • Nefrologia
  • Neonatologia
  • Paciente crítico
  • Transplante
  • Urgência
  • Hematologia
  • Atenção hospitalar
  • Infectologia
  • Vigilância em saúde
  • Vigilância sanitárias
  • Aleitamento materno

Além das especializações citadas, outras diversas podem ser trabalhadas. Varia de acordo com a instituição hospitalar, universitária ou instituto em questão. 

É bom saber que o programa de residência pode ser dividido.Num primeiro momento, com vivências mais curtas e gerais dos diversos ambientes hospitalares. No segundo ano, o residente já pode optar pela ênfase na sua formação.

A grande maioria das residências atuais em Nutrição são recentes. Elas estão em constante processo de construção e amadurecimento. A cada novo ano, aprendizados são adquiridos pela vivência e pelos resultados de ações tomadas.

As estratégias também mudam, por transformações nos campos de atuação. Consequentemente, as especializações têm ficado cada vez mais aprimoradas e reconhecidas.

O trabalho teórico é desenvolvido por meio de aulas, apresentações de trabalhos, discussões de casos clínicos e participações em eventos durante a semana.

É preciso cumprir uma carga horária mínima de 75% desses trabalhos para conquistar seu título de Especialista, ok? Já a parte prática refere-se ao trabalho em campo, incluindo plantões, quando necessário. Tudo, conforme escala pré-estabelecida.

No final do programa, o residente deve apresentar um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP). Este trabalho está incluso na estrutura de disciplinas do programa e é imprescindível para a sua formação de residente.

Nesse contexto, é bom lembrar: todo residente conta com o suporte de um preceptor, que é um profissional com experiência prática na área em que você está residindo. Ele também conta com o apoio de um tutor, que precisa ser um docente de instituição de ensino superior.

O primeiro é aquele que vai orientar você e os seus colegas de residência. Sempre, claro, ajudando com casos clínicos e aulas teóricas. Ele é importante para sanar dúvidas e avaliar as suas atuações.

3. Qual a visão do mercado sobre a Residência Multiprofissional?

A Residência em Nutrição coloca o profissional em vantagem extremamente competitiva no mercado.

Além disso, o exercício do aprendizado prático e multiprofissional “rompe com a lógica tradicional de delimitação estreita de fronteiras profissionais, promovendo a integração entre saberes e práticas multiprofissionais no cotidiano das equipes de atenção à saúde”, destaca a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima.

O profissional egresso de um programa de Residência é muito valorizado no mercado de trabalho. Afinal, ela é considerada atualmente como a melhor forma de capacitar um profissional da saúde.

Isso pode ser visto, inclusive, em alguns editais de concursos públicos. Sim, eles pontuam diferentemente os portadores de títulos de especialização com menor carga horária, em relação aos egressos de programas de Residência.

Os cursos de residência multiprofissional agregam ao Nutricionista conhecimento, prática e experiência valorizados no mercado de trabalho.

Nesse contexto, falamos não apenas no seu ingresso hospitalar particular ou junto ao Sistema Único de Saúde. Também na prática clínica de mercado ela faz diferença e acrescenta valor curricular, financeiro e de conhecimento ao profissional.


Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem


4. Como ocorre o processo de seleção para se tornar um Residente Nutricionista

Para ingressar em uma Residência de Nutrição, o estudante precisa ser aprovado no processo de seleção realizado por instituições que oferecem essa modalidade de especialização. Geralmente, são centros universitários e universidades de todo País.

A taxa de inscrição é de aproximadamente R$ 200 para cada prova, podendo ser um pouco mais ou menos. Depende do edital.

A estrutura de cada um desses processos irá variar de acordo com os editais apresentados pelas instituições, mas normalmente são seguidas essas etapas:

a) Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos

b) Análise de Currículo

c) Entrevista

Na Prova de Conhecimentos Gerais, as provas têm questões de assuntos que independem da especialização da sua residência.

Sim, é preciso estar por dentro de assuntos como: os vinculados à Saúde Pública, Língua Portuguesa e códigos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já nas provas de Conhecimento Específico, você vai encontrar questões do conteúdo programático estudados na faculdade de Nutrição. O nível de dificuldade muda de acordo com a instituição e o cargo.

Aqui, é fundamental você ficar por dentro do perfil de cada banca organizadora! Isso faz uma diferença danada. Sabendo como a banca responsável por sua prova funciona, suas chances são maiores!

Nas etapas de entrevista e avaliação de currículo é importante destacar as atividades extracurriculares exercidas durante a graduação.

Iniciação científica, monitoria, publicação de trabalho, apresentação de pôster e projetos de extensão causam boa impressão.


Como se preparar para a Entrevista da Residência Multiprofissional?


5. Assuntos mais recorrentes do edital para Residência em Nutrição

Quando falamos de residência em Nutrição 2022 e tudo que você precisa saber, esse conteúdo não pode ficar de fora! Acompanhe aqui os temas mais cobrados nos editais e saia na frente.

Dietoterapia (27%): O assunto mais cobrado nas provas para ingressar em uma residência trata da melhor intervenção dietoterápica para as diferentes enfermidades do corpo humano, indo das carências nutricionais às patologias mais complexas.

Fisiopatologia (13%): Essa disciplina foca nos aspectos fisiopatológicos e dietéticos das diferentes patologias do corpo humano, abrangendo: sistema gastrointestinal, nervoso, cardiovascular, renal etc. Há ainda uma abordagem importante para os pacientes imunodeprimidos, com câncer, queimados, com sepse ou após cirurgias.

Avaliação Nutricional (12%): Caracterizada por abordar métodos diretos de avaliação nutricional em indivíduos e grupos populacionais. Além disso, aborda avaliação clínica, bioquímica e antropométrica individual e em diferentes grupos populacionais. Estatísticas demográficas, estudos socioeconômicos e de consumo alimentar são temáticas também fazem parte da Avaliação Nutricional.

Saúde Pública (9%): Abarca o panorama das ações de nutrição em saúde pública, desde os principais programas de nutrição desenvolvidos, até o planejamento de intervenções que dizem respeito à nutrição e à saúde pública.

Nutrição e Dietética – Normal III e IV (8%): Aqui, o foco é prescrever planos dietéticos para indivíduos saudáveis nos diferentes ciclos da vida, utilizando a dietética como instrumento para garantir o atendimento às recomendações nutricionais. Também é abordada a análise crítica do atendimento às recomendações nutricionais a nível populacional.

Nutrição Enteral (6%): Para dominar essa disciplina, estude bem as vias de alimentação, vias de acesso ao trato gastrointestinal, métodos de administração e classificação das diferentes fórmulas enterais.

Materno Infantil (6%): Contempla a nutrição da gestante e na lactação, os processos de crescimento e desenvolvimento e os fatores relacionados à eficiência reprodutiva. A Nutrição da criança sadia durante a primeira infância e a do recém-nascido de alto-risco também são tópicos abordados.

Esteja em dia também com assuntos gerais que independem da especialização da sua residência. Um exemplo são os relacionados à Saúde Pública e aos códigos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Se você quer se dar bem no processo seletivo, não poupe esforços. Aqui, a gente compartilha com você outros conteúdos bem úteis nessa jornada!

1000 questões comentadas de provas de concursos para Nutrição

Kit aprovação: Livros, cursos online e e-books preparatórios para concursos em Nutrição

Queima de estoque: Saúde Pública em Nutrição

Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Residências para Saúde no Brasil

TUDO sobre Residência Multiprofissional em Saúde 

#LEMBRESEMPRE

Acredite: depois de concluir a sua residência, você terá um enorme diferencial na sua carreira!

Além de se tornar um especialista, você sairá na frente quando competir pelas próximas vagas no mercado de trabalho.

Isso, graças à toda experiência adquirida em cada campo de atuação durante os anos do programa. Sem dizer dos trabalhos desenvolvidos a partir dessa experiência!

Já conhece nosso canal no Youtube? Não?
Então corra e assista os vídeos que preparamos para você
. Vamos iniciar com um aulão maravilhoso!

Afinal, os concursos estão voltando!

Aproveite e assista também:

Fique de olho em nossas redes sociais.
Em breve, traremos mais conteúdos sobre os programas de Residência em Nutrição. 🙂

INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?