Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem

Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem
Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem

A vida de candidato à residência não é mole, não. Mas, também, não precisa ser o pior dos mundos. Aqui, a gente fala sobre uma das etapas mais temidas e dá dicas infalíveis. Hoje o assunto é  Análise Curricular da Residência e 7 dicas valiosas para se sair bem. 

Chegue mais!

O currículo cumpre o importante papel de traduzir nossa trajetória acadêmica e profissional. É claro que não dá para escrever tudo no mínimo detalhe. De toda forma, as informações estratégicas precisam estar lá. 

Aí você pode estar se perguntando: como identificar o que vai para o currículo? De que forma escrevo? Como deixá-lo mais atrativo e competitivo?

A gente fala mais sobre como se preparar para a análise curricular da Residência multiprofissional a seguir. De quebra, confira dicas maravilhosas para um currículo com potencial para te levar longe!

Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem

A análise curricular é um fator importantíssimo para quem busca uma residência multiprofissional em Saúde. É importante ter em mente que um currículo bem construído faz toda diferença. 

Ele reflete sua experiência e vivência. E, claro, é primordial que você saiba como contar bem essa história. 

Vamos às dicas!

1) Construa um um currículo assertivo e alinhado aos seus objetivos 

Ou seja, organize suas informações. Busque destacar o que é mais relevante, de forma objetiva e clara. É importante que o currículo se alinhe ao que você busca como profissional. 

O que você fez até então contribui para te levar aonde quer chegar? Mostre sua trajetória. Você sabe o quanto cada passo foi importante para te levar ao processo seletivo da residência. 


Prepare-se para diferentes processos seletivos de residência multiprofissional


2) Valorize experiências e os conhecimentos técnicos relacionados a elas 

O conhecimento técnico é fundamental para quem sonha com a residência. Mais do que simplesmente mostrar o local onde atuou e suas atividades, é importante contemplar os conhecimentos aplicados.

Afinal, cada experiência contribuiu para que você avançasse e pudesse chegar aqui. Valorize sua trajetória! 

Nesse sentido, é bom destacar no seu currículo alguns pontos que fazem os olhos dos entrevistadores brilharem:

  • Estágios eletivos
  • Produção científica. Se tiver trabalhos publicados, melhor ainda! Indexe no currículo artigos publicados em congressos ou revistas, por exemplo. 
  • Monitoria remunerada
  • Cargos acadêmicos
  • Cursos de atualização

3) Mostre aspectos importantes da sua vivência 

 Nesse ponto, se destaca quem tem atividades e estágios extracurriculares. Se for na área do seu interesse, melhor ainda. 

Atividades como trabalhos voluntários, intercâmbios culturais para atuação ou aprendizado em outros países podem somar. Aí entra em cena o que é chamado de vivência.

Ela vai bem além do aprendizado formal e pode contemplar:

  • Atuações voluntárias – estando ou não relacionadas à sua área dentro da saúde.
  • Imersões e capacitações. 
  • Participação em congressos. Se ajudou na organização, mencione isso. Faz uma diferença danada, viu? 
  • Cursos no exterior e o aprendizado de diferentes idiomas. Saber inglês já é de praxe. Ter uma experiência ou certificados internacionais são bem vistos!
  • Apoio a iniciativas humanitárias.

4) Evidencie suas habilidades e competências

Aqui, vai muito além da técnica em si. Para além do conhecimento prático, que é fundamental, sai na frente quem tem habilidades como facilidade para trabalhar em equipe.

Isso é bem valioso para quem busca atuar em atendimento multiprofissional. Também é visto com bons olhos quem tem boa adaptabilidade e relacionamento interpessoal.

Organização, disciplina e facilidade de trabalhar sob pressão  são outras habilidades que os entrevistadores adoram.

5) Ande de mãos dadas com a Língua Portuguesa

É fundamental se atentar para as normas da Língua Portuguesa e não escorregar na gramática. Isso pode parecer só um detalhe, mas não é. Ele mostra seu capricho e seu compromisso com o currículo e com o processo como um tudo.

Não vamos pecar justo aqui, né?

6) Não falte com a verdade 

A gente sempre fala que é para o candidato saber se valorizar. Mas, isso é bem diferente de faltar com a verdade ou aumentar uma coisa aqui ou ali. Você pode ser questionado a provar algum ponto e ficar de cara grande. Não corra esse risco!

7)Esteja preparado para a entrevista da residência

Converse com colegas e pesquise. Saiba como se preparar para a entrevista da residência, deixando a ansiedade de lado. Afinal, a entrevista é o momento de toda aquela informação sair do papel e ganhar vida a partir da sua fala.

Sobre esse assunto, é bom frisar: 

Saiba falar sobre o seu currículo e seu propósito

Tenha em mente que você pode ser perguntado sobre qualquer ponto do seu currículo. Prepare-se para falar sobre ele da melhor forma possível, com sinceridade. 

Outro ponto fundamental: saiba o que te motivou a escolher aquela área. Ou o que te levou a tomar suas decisões profissionais. Ou seja, coerência e firmeza de propósito são essenciais. 

Você também pode ser questionado a falar sobre pontos fortes e fracos – seus ou de alguma experiência. Fique tranquilo e use o bom-senso. Não fale mal de colegas, superiores, professores ou dos locais por onde passou. 

Também, não se desvalorize, lançando holofotes para algo que não é legal para você. Em tempo: não vale falar que seu defeito é ser perfeccionista, ok?

Aja com naturalidade, de forma direta, amigável e sincera!

Boa sorte!

Ah, antes de ir, veja como preparar um currículo de cair o queixo!

E saiba de uma vez por todas tudo sobre residência multiprofissional!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?