Como se preparar para a entrevista da Residência Multiprofissional?

Como se preparar para a entrevista multiprofissional
Como se preparar para a entrevista multiprofissional

Hoje vamos falar de uma das etapas mais temidas do candidato à residência. A seguir, você confere dicas preciosas sobre como se preparar para a entrevista da residência multiprofissional em saúde. A proposta, claro, é te apoiar naquele match com a carreira dos seus sonhos. 

Toda aspirante a residente conhece o frio na barriga que antecede esse momento. Como me comportar? Será que saberei responder ao que for questionado? Vou conseguir expressar bem meus conhecimentos?

Calma. A verdade é que não precisa ser tão sofrido assim. No lugar da ansiedade, uma dobradinha infalível: preparo e tranquilidade. 

Sabemos que depende de você. Aqui,  vamos propor caminhos para que esse caminho seja o mais leve e eficiente possível. 

Vem com a gente!

Como se preparar para a Entrevista da Residência Multiprofissional

Se você está lendo este texto, já começou bem. Sim, é isso mesmo. Saber que precisa pensar no assunto já é um começo. 

A partir daí, são várias as dicas que podem ser tiradas do papel. Abaixo a gente compartilha algumas bem importantes!


Saiba como se preparar para uma entrevista


Como se comportar na entrevista da residência

É bom entender que não há receita pronta.  Cada instituição tem seu perfil para entrevistas. Algumas focam em perguntas técnicas. Outras, perguntam sobre questões pessoais e subjetivas. 

Nesse sentido, esteja preparado para os dois casos: falar da sua experiência acadêmica e profissional e, claro, de você. Foco em competências que podem ser chave para sua profissão e área de atuação.

Seja direto e sincero. Esteja preparado para falar dos seus pontos fortes e fracos. Evite dizer que seu defeito é o perfeccionismo ou a pontualidade, por exemplo.

Os entrevistadores buscam avaliar pontos como ética e habilidade para relações interpessoais e trabalho em equipe.  Ainda de olho no comportamento, buscam extrair o máximo que podem sobre o perfil do candidato.

Nesse sentido, o corpo também fala. Ou seja, sua forma de responder e reagir às questões será observada. Os entrevistadores são experientes e costumam captar vários sinais da sua fala, da sua postura e da sua linguagem corporal. 

É fundamental passar credibilidade, mas não faça disso um problema. Seja você mesmo. Você conhece sua história, sabe o caminho que percorreu para chegar até aquele momento. 


Prepare-se para diferentes processos seletivos de residência multiprofissional


Check-list para antes da entrevista da residência

Antes do dia da entrevista, tenha um check-list em mãos. Aqui a gente sugere alguns pontos que merecem atenção.

  • Atualize o seu currículo, saiba sobre ele e prepare-se para possíveis perguntas a respeito do que está exposto ali.
  • Saiba dizer o que te motivou estar ali – por que você quer trabalhar naquele local. Tenha na ponta da língua os motivos que te levaram a escolher aquela área de atuação.
  • Atualize-se sobre a conjuntura do Brasil na atualidade, com atenção à saúde e suas implicações no seu dia a dia profissional.
  • Conheça bem a instituição – sua missão, visão, valores. Procure se posicionar de forma alinhada ao propósito do local onde pretende trabalhar.
  • Acompanhe as notícias sobre a instituição, para mostrar que está por dentro, caso seja questionado sobre algo.
  • Procure conhecer o perfil da entrevista da instituição. Converse com outras pessoas, pesquise. Saiba que isso pode mudar e só um parâmetro.
  • Planeje-se sobre como vai para o local. Saia com antecedência e não corra riscos. Nem pensar em chegar atrasado.
  • Cuidado com a véspera. Evite alimentos pesados e álcool. Durma bem.
  • Fique tranquilo nos dias anteriores e evite situações fora da rotina, para não mexer com o seu emocional. Imagina só um imprevisto de última hora que poderia ter sido evitado?
  • Faça um esquema de perguntas e respostas, só para ter certeza de que nada ficará para trás. O objetivo aqui não é decorar, é só se familiarizar ainda mais com o que será abordado. Um mapa mental é super boa ideia!
  • Pense em que imagem quer transmitir durante a entrevista e aja de acordo com isso. Mas, claro, seja você. Não é para criar um personagem. 🙂
  • Escolha uma roupa adequada para a ocasião. Opte pelo traje social.
  • Chegue confiante ao local da entrevista! Reconheça seu potencial. Xô pessimismo, hein?

Durante a entrevista de residência é bom…

  • Atentar para o seu tom de voz. Ele diz muita coisa! Seja amigável e disponível.
  • Olhe nos olhos do entrevistador e deixe-se levar pelo ritmo da entrevista. Nada de muita informalidade ou de formalidade demais. Seja natural.
  • Perceba como está sua linguagem corporal. Evite ficar de braços cruzados ou muito encolhido, o que transmite insegurança.
  • Observar e interagir de forma natural.
  • Não fique com a cabeça no que pode vir adiante. Uma pergunta por vez, sem ansiedade.
  • Caso queira voltar a um pouco que não foi mencionado, faça.
  • Seja proativo e pergunte algo que queira saber. Também é bom mostrar que você tem conhecimento sobre a instituição, que você se preparou para estar lá!

O que não fazer na entrevista da residência multiprofissional 

Muita gente sabe o que fazer nessas horas. Mas, será que não é bom também ficar atento ao que não fazer?

Afinal, um deslize pode levar a ansiedade para o alto  e interromper um processo que estava indo bem.

Aqui, algumas recomendações sobre o que não fazer nesse momento tão importante da sua carreira:

  • Não falte com a verdade.
  • Não tente parecer ser uma pessoa que não é.
  • Não se compare com os outros e nem tente fazer igual seu colega. 
  • Não duvide de você e do seu merecimento.
  • Não dê ênfase a pontos negativos.
  • E, por último, mas não menos importante: tente não deixar a ansiedade tomar conta de você. Afinal, você foi longe e tem potencial para avançar ainda mais!

Achou que acabou? Confira aqui tudo sobre Residência Multiprofissional em Saúde.

Boa sorte!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?