Como funciona a banca FGV: a banca do Concurso da Funsaúde CE

Como funciona a banca FGV: a banca do Concurso da Funsaúde CE
Como funciona a banca FGV: a banca do Concurso da Funsaúde CE

Está com algum concurso na mira? Conhecer a fundo a banca organizadora é super importante. Afinal, ela é que dá as regras do jogo. Portanto, dedique um tempo para essa tarefa. Por hoje, conheça como funciona a banca FGV!

A Fundação Getúlio Vargas é uma das bancas mais tradicionais do Brasil. Ela também é conhecida por ter um nível de dificuldade alto, se comparado com outras bancas. Um dos motivos é porque suas questões costumam ser extensas e bem elaboradas. Ou seja, é preciso ter atenção e foco.

Essa banca é a responsável por organizar vários concursos.  Entre eles, o da Fundação Regional de Saúde do Ceará – Fundace.

A gente fala mais sobre esse certame logo mais. De quebra, compartilha um vídeo com um aulão maravilhoso para você ficar por dentro de tudo. Spoiler: as inscrições estão abertas até 19 de agosto. 

Como funciona a banca FVG

Já mencionamos que as provas das Fundação Getúlio Vargas não são tão simples. Uma das principais dificuldades é em relação à forma como o conteúdo é cobrado.

Essa banca cobra raciocínio mais crítico na resolução de situações práticas. Geralmente, ela cria situações-problema para casos concretos.

As provas da FGV costumam ter de 70 a 80 questões. Pelo histórico da banca, essas questões são objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas.

Além disso, tem a prova de redação. É bom saber que ela costuma abordar  a conjuntura da sociedade. Tudo bem atual. A temática costuma ser relacionada aos tópicos mais importantes de cada prova, ok? 

Para as  provas discursivas, é comum que seja elaborada mais de uma questão. Isso pode ser bom, pois amplia a chance de quem faz a prova. 

O que a FGV exige do  candidato 

Também será exigido do candidato o que chamamos de letra de lei. É o famoso tim-tim por tim-tim. Ou seja, é preciso saber a lei por completo. Nesse contexto, fica mais fácil cair em pegadinhas.

Nesse contexto, é bom saber: para as provas da FGV não adianta entender o conteúdo por alto ou um pouco de tudo. É preciso uma verdadeira imersão no que é pedido pelo edital. Além disso, foco e atenção na leitura. Leia e releia quando necessário.

Calma que não é só isso. O candidato à vaga também deve estudar as principais súmulas. Nesse sentido, ainda  com foco na resolução de casos práticos. 

Já mencionamos acima, mas vale repetir. As questões dessa banca são bem elaboradas e longas, o que pode cansar e deixar o candidato mais ansioso. Prepare-se e tenha calma.

Como funciona a banca FGV: veja o que mais cai na prova

São disciplinas recorrentes nas provas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Mas, isso varia. Portanto, a dica é mesmo se apegar ao edital.

A Fundação Getúlio Vargas tem o histórico de cobrar interpretação e conhecimento teórico. Alguns professores dizem que ela é mais técnica. O fato é que ela aborda conceitos, legislação e terminologias técnicas sim. 

Outro ponto que é bem modo FGV de fazer as provas é cobrar temas muito atuais. Então, já sabe: acompanhe o noticiário. Atualize-se também sobre temas da área. 

Os assuntos mais exigidos por essa banca variam conforme o concurso. Isso porque ela se adapta ao perfil de cada órgão. 

Em concursos para carreira administrativa, as questões são objetivas e complexas. Tanto para nível médio quanto superior. 

A jurisprudência é bem cobrada para carreiras jurídicas. É o caso da OAB. E, o que vale para todos os casos: interpretação textual. Na hora de estudar, lembre-se bem disso. 


Aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito!


Dicas para se dar bem nas provas da banca FGV

Algumas dicas aqui valem para todas as provas de concursos da vida: planeje-se!

Um cronograma bem organizado ajuda muito.

Faça questões anteriores de provas. Entenda de uma vez por todas: é importante fazer questões de provas anteriores. Faça simulados e fique por dentro das questões gabaritadas em saúde.

Leia e releia o edital de frente pra trás e de trás pra frente. Siga bem o que pede ali e, no caso da FGV, estude o que é demandado. As provas não são superficiais. 

Nessa hora, fica claro por que saber como se organizar para passar em concursos é fundamental, né?

Estude muito Língua Portuguesa. Pode ser o seu diferencial. Ela é muito cobrada.

Concursos organizados pela FGV 

Um dos concursos mais tradicionais é o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Ela é famosa por certames de carreiras jurídicas, fiscais e administrativas. Está fazendo muita prova para Tribunais, também. 

Costuma  ser  responsável por realizar provas para prefeituras, câmaras municipais e secretarias.  O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde entram na lista. A FGV, é bom saber, costuma fazer concursos federais disputadíssimos.

O Funsaúde CE 2021 é um dos concursos realizados pela banca neste ano. As inscrições vão de 12 de julho a 19 de agosto. São 6 mil vagas imediatas com remuneração de até  R$ 23 mil. Tem vaga para saúde, viu?

Além de médicos, tem vagas para  cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem, entre outros. 

Para saber mais, confira este vídeo especial e super necessário.

IM-PER-DÍ-VEL!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?