Dicas para ser aprovado no concurso público dos seus sonhos em 2021-2022 | Colunista

Hoje em dia, quando se pensar em um piso salarial valorizado e estabilidade profissional/financeira por tempo indeterminado, a primeira coisa a ser pensado é na aprovação em um concurso público, na qual vem se tornando o objetivo de vida e profissional de muitos brasileiros. Nesse caso, um dos concursos que chamam bastante atenção são os seguintes listado a seguir:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Concurso para compor o Corpo de Saúde da Marinha

Para tanto, um dos primeiros passos para a busca da aprovação do concurso público dos seus sonhos é optar por técnicas de estudos dinâmico, fáceis e práticas de estudar para fixação do conhecimento de forma segura e leve.

No entanto, vale ressaltar que o caminho até a aprovação não é nada fácil e exige muito da dedicação de cada concurseiro e também, em certos casos, o candidato infelizmente precisa abrir mão de muitas coisas em prol desse objetivo.

A seguir será apresentado 3 técnicas de estudos infalíveis que vão te ajudar a alcançar o seu objetivo e ser aprovado no concurso público dos seus sonhos.

1. FICHA COM AUTOEXPLICAÇÃO

Trata-se de uma técnica de revisão que pode ser traduzido como uma fichinha de memória resumida. Nesse caso, ela se torna um método rápido/instantâneo de fixação de conteúdo, é semelhante aos flashcard, mas ao contrário dele, usa-se uma versão de resumo bem curto em comparação com os métodos tradicionais.

As fichinhas além de serem rápidas, permitem com que o concurseiro ou futuro residente, autoexplique (ensine) o que está na fichinha para si mesmo, com suas próprias palavras, para si próprio. Essa prática ajudará (e muito!) na memorização do conteúdo, até o porque convenhamos que o melhor método para aprender o conteúdo é a explicação e o ensinar. Vale ressaltar que cada fichinha deve conter um conteúdo diferente.

Resumidamente, você vai colocar nas fichas apenas aqueles escritos que exigem de você memorização e um domínio aprofundado de um determinado conteúdo, para que não se torne maçante e você aprenda de uma forma prática e sucinta.

2. CADERNO DE ERROS

O segundo método é o queridinho de muita gente. Então, depois de você estudar os conteúdos e responder questões daquele conteúdo, você irá montar o seu caderno de erros com essas perguntas que estava respondendo, vale ressaltar que essas perguntas só devem entrar no caderno de erros aquelas que você errou ou teve bastante dúvida.

É muito simples: errou a questão ou teve dúvida? vai lá no caderno e anota o que errou. E tente fundamenta-se do porquê de estar errado ou coloque as justificativas do porquê está certa. Com isso, você irá reter mais conteúdo e não vai acabar esquecendo.

Seu caderno pode ser de forma digitalizada em algum programa no Word, planilha no Excel ou até mesmo em um caderno físico. Uma outra complementação que te ajudara nesse caderno é a inserção da fundamentação do conteúdo para ser capaz de revisar aquilo mais tarde e entender o assunto, para que não fique apenas nas questões, até porque, as próximas perguntas que você tinha errado, não vai ser parecida com aquela, ou seja, é muito importante que você aprenda seu erro para que não erre novamente.

Não esqueça também de revisar o seu caderno, o ideal é que você tente fazer a última revisão desse caderno de erros pelo menos nas 2 semanas antes da prova, quando todo o conteúdo já foi lido, para que assim, além de você está preparado no conteúdo que já avia estudado, vai ter domínio nas perguntas que errou para que não erre novamente.

3. RESOLVER QUESTÕES

O último método é o sucesso da aprovação, não adianta só estudar a teoria sem conhecer os formatos e os tipos de questões, até porque, a provação exige muito que você saiba resolver questão, dependendo de algumas bancas, eles não querem saber se você tem domínio no conteúdo teórico e sim, se você sabe resolver questão ou não.

Para estudar por questões, é necessário que separe um tempo só para elas, sugiro que todo dia, faça uma meta diária ou semanal de resolver questões de diversas disciplinas, para que não seja negligenciada nenhuma outra.

Resolver questões também é uma das únicas formas de certificamos que se está dominando o conteúdo da teoria, para tanto, para que o domínio ocorra, é necessário a realização de exercícios como blocos diferentes para. 

DICA: Não resolva as questões após a teoria, visto que, ainda o conteúdo está fresco na cabeça. Dessa forma, o diagnóstico para saber se aprendemos a matéria ficará comprometido. Sendo a melhor forma, optarmos por estudar a teoria durante a semana e reservar um dia especifico ou horário especifico na semana para resolver apenas as questões.

Não esqueça por fim que, é necessário sempre voltar e revisar o tema, além de realizar questões de forma periódica do mesmo tema para manter ele sempre ativo em sua mente.

Matérias relacionadas:

O impacto da pandemia no exercício profissional do nutricionista
Alimentação e depressão: como a nutrição pode ajudar no tratamento
Hábitos essenciais nos distúrbios do sono

Referências

IGLESIAS, Alessandro. Aprovado – Gerencie estudos: otimize seus os estudos. 2014. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/aprovado-gerencie-estudos.html. Acesso em: 21 mai. 2020.

SANAR. Aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito! Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/como-planejar-seus-estudos-e-montar-um-cronograma-perfeito. Acesso em: 21 jul. 2020.

TECHTUDO. Concentre-se em suas atividades e deixe de acessar sites dispersivos. 2012. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/productivity-owl.html. Acesso em: 21 mai. 2020.

Disponível em: https://noticiasconcursos.com.br/concursos-abertos/concurso-ebserh-2019-2020-editais-publicados-com-2-464-vagas-e-salarios-de-ate-r-10-35056. Acesso em: 21 mai. 2020.

Marinha do Brasil, 2020. Disponível em:https://www.marinha.mil.br/com1dn/pagina/processo-seletivo-servi%C3%A7o-militar-volunt%C3%A1rio-smv-oficiais-rm2. Acesso em: 21 mai. 2020.

Concursos no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/br/concurso-anvisa.html. Acesso em: 21 mai. 2020.

Fundação Getúlio Vargas, 2020. Disponível em: https://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/senado11. Acesso em: 21 mai. 2020.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?