5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército

5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército
5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército

Os concursos para carreira militar são bem concorridos. A cada novo edital, é aquele frisson de sempre. Quem é da área de saúde sabe bem como é: remuneração atrativa, estabilidade e chances de promoção para atuar na área de formação… Quem não quer? Aqui, a gente compartilha com você 5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército. 

Para isso, a gente teve ajuda de quem conhece bem de perto essa realidade. A enfermeira Renata Faria, professora da Sanar Saúde que tem larga experiência na carreira militar, compartilhou dicas incríveis que dividimos com vocês!

5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército

1) O desejo real de passar no concurso.

Para Renata, essa deve ser a principal motivação para ir até o fim.  Dessa forma, é importante saber mais sobre a carreira, bem como as atribuições do concursado. Tudo, claro, para você refletir sobre a melhor escolha. A gente fala sobre isso logo mais! 

Decisão tomada, é hora de planejar os próximos passos.

2) Planejamento

Isso não é novidade, mas vale reforçar: é fundamental saber como planejar os estudos. Para isso, é bom saber que um cronograma perfeito faz a diferença! 

Se você precisa trabalhar e estudar para o concurso ao mesmo tempo, um bom planejamento é ainda mais necessário, ok?

Quando o candidato começa a estudar sem planejar, a chance de não conseguir se organizar é grande. Nesse sentido, é comum que conteúdos importantes deixem de ser estudados com a atenção necessária.

A terceira dica fala sobre isso! 

3) Organização.

Esse quesito é fundamental para seguir o planejamento. Além disso, sabemos que imprevistos podem acontecer.

Quando estamos organizados, isso tende a ter um impacto menor. Também faz parte da organização estar em dia com o edital do concurso. 

Um bom começo é saber como funciona o processo seletivo para os cargos de saúde do Exército. 

4) Foco e concentração.

Percebe como tudo se entrelaça? Com um planejamento bem feito e organização, fica muito mais simples ter foco e concentração. 

Nesse sentido, também é importante organizar sua rotina como um todo. Afinal, para além do estudo, é normal que você tenha compromissos essenciais de trabalho, casa,  saúde, família…

Para os que conseguem se dedicar totalmente ao estudo, um alerta: não pense que porque você tem mais tempo, pode seguir sem planejamento e organização. 

Inclusive, nesse caso, é maior a chance de procrastinar. Então, já sabe: ande de mãos dadas com a organização e siga a trilha do planejamento!

Por que isso é importante? Sabemos que são inúmeras as distrações deste mundo cada vez mais veloz, conectado e cheio de estímulos.

Isso, sem dizer nas tarefas que é de praxe acumularmos no nosso dia a dia. Mas, em se tratando de concurso, já sabe: será preciso rever suas prioridades!

Com foco e concentração seu estudo passa a ser mais produtivo, o conteúdo é fixado de maneira mais rápida. 

“Vejo candidatos que dizem estudar 10, 12 horas por dia, mas se distraem com qualquer coisa. Então é importante que, naquele momento de estudo,  você se concentre naquela atividade, frisa Renata. 

Esse é, sem dúvida, um caminho para melhor gerir o seu tempo. A quinta e última dica é bem importante!

5) Evitar distrações com celulares e redes sociais.

Pronto, é isso. Se você não gerencia seu tempo de acesso à rede, seja para conversar, ver fotos, se distrair, não tem planejamento que salve.   

Sobre esse ponto, Renata recomenda: “Cuidado com celular e redes sociais, pois  são os principais distratores. Sugiro que desligue o celular na hora de estudar para que possa se concentrar.” 

Organize-se nesse sentido. Nessa rotina puxada de estudos, é preciso ter tempo para descansar, se distrair. Ou seja, tudo bem calculado. Sabemos que é um esforço específico de um período. Sendo assim, faça vale a pena! 

Dica bônus de hoje é este vídeo incrível!


Habilidades de Enfermeiros que querem atuar no Exército

Se você já se vê no cargo, é bom saber quais competências exigidas. A seguir, a professora Renata Faria aponta o que considera ser importante.

Nesse sentido, ela começa resgatando a missão da Enfermagem: cuidar.

  • O enfermeiro precisa gostar de gente, de trabalhar com pessoas.
  • É preciso também estar sempre atualizado. Isso, mesmo depois de concursado. Afinal, é cobrado do profissional uma grande gama de conhecimentos. E, como sabemos, as atualizações são frequentes na área de saúde. 
  • Estar comprometido com a qualidade do atendimento ao paciente. Sempre, promovendo segurança, de mãos dadas com a Ciência.

Nesse contexto, é bom frisar que Renata já tem 20 anos de experiência na Enfermagem. No currículo, a tão sonhada carreira militar.

“Fui enfermeira militar da Aeronáutica. A diferença da enfermeira civil é somente a questão da hierarquia.  O trabalho da enfermeira militar é o mesmo, acrescido das obrigações militares como formaturas, representações.”

Ou seja: é importante é gostar de gente! Isso não muda quando falamos de Enfermagem, não é? 

E vocês, preparados para ir em busca do tão sonhado sim?

A gente já sabe a resposta e traz mais conteúdos especiais: 

Planner de Estudos para Concursos e Residências

9 Dicas de organização para você estudar melhor

Entrevista: Carreira militar na saúde

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?