Os concursos para carreira militar são bem concorridos. A cada novo edital, é aquele frisson de sempre. Quem é da área de saúde sabe bem como é: remuneração atrativa, estabilidade e chances de promoção para atuar na área de formação… Quem não quer? Aqui, a gente compartilha com você 5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército.
Para isso, a gente teve ajuda de quem conhece bem de perto essa realidade. A enfermeira Renata Faria, professora da Sanar Saúde que tem larga experiência na carreira militar, compartilhou dicas incríveis que dividimos com vocês!
5 dicas para enfermeiros que querem atuar no Exército
1) O desejo real de passar no concurso.
Para Renata, essa deve ser a principal motivação para ir até o fim. Dessa forma, é importante saber mais sobre a carreira, bem como as atribuições do concursado. Tudo, claro, para você refletir sobre a melhor escolha. A gente fala sobre isso logo mais!
Decisão tomada, é hora de planejar os próximos passos.
2) Planejamento.
Isso não é novidade, mas vale reforçar: é fundamental saber como planejar os estudos. Para isso, é bom saber que um cronograma perfeito faz a diferença!
Se você precisa trabalhar e estudar para o concurso ao mesmo tempo, um bom planejamento é ainda mais necessário, ok?
Quando o candidato começa a estudar sem planejar, a chance de não conseguir se organizar é grande. Nesse sentido, é comum que conteúdos importantes deixem de ser estudados com a atenção necessária.
A terceira dica fala sobre isso!
3) Organização.
Esse quesito é fundamental para seguir o planejamento. Além disso, sabemos que imprevistos podem acontecer.
Quando estamos organizados, isso tende a ter um impacto menor. Também faz parte da organização estar em dia com o edital do concurso.
Um bom começo é saber como funciona o processo seletivo para os cargos de saúde do Exército.
4) Foco e concentração.
Percebe como tudo se entrelaça? Com um planejamento bem feito e organização, fica muito mais simples ter foco e concentração.
Nesse sentido, também é importante organizar sua rotina como um todo. Afinal, para além do estudo, é normal que você tenha compromissos essenciais de trabalho, casa, saúde, família…
Para os que conseguem se dedicar totalmente ao estudo, um alerta: não pense que porque você tem mais tempo, pode seguir sem planejamento e organização.
Inclusive, nesse caso, é maior a chance de procrastinar. Então, já sabe: ande de mãos dadas com a organização e siga a trilha do planejamento!
Por que isso é importante? Sabemos que são inúmeras as distrações deste mundo cada vez mais veloz, conectado e cheio de estímulos.
Isso, sem dizer nas tarefas que é de praxe acumularmos no nosso dia a dia. Mas, em se tratando de concurso, já sabe: será preciso rever suas prioridades!
Com foco e concentração seu estudo passa a ser mais produtivo, o conteúdo é fixado de maneira mais rápida.
“Vejo candidatos que dizem estudar 10, 12 horas por dia, mas se distraem com qualquer coisa. Então é importante que, naquele momento de estudo, você se concentre naquela atividade, frisa Renata.
Esse é, sem dúvida, um caminho para melhor gerir o seu tempo. A quinta e última dica é bem importante!
5) Evitar distrações com celulares e redes sociais.
Pronto, é isso. Se você não gerencia seu tempo de acesso à rede, seja para conversar, ver fotos, se distrair, não tem planejamento que salve.
Sobre esse ponto, Renata recomenda: “Cuidado com celular e redes sociais, pois são os principais distratores. Sugiro que desligue o celular na hora de estudar para que possa se concentrar.”
Organize-se nesse sentido. Nessa rotina puxada de estudos, é preciso ter tempo para descansar, se distrair. Ou seja, tudo bem calculado. Sabemos que é um esforço específico de um período. Sendo assim, faça vale a pena!
Dica bônus de hoje é este vídeo incrível!
Habilidades de Enfermeiros que querem atuar no Exército
Se você já se vê no cargo, é bom saber quais competências exigidas. A seguir, a professora Renata Faria aponta o que considera ser importante.
Nesse sentido, ela começa resgatando a missão da Enfermagem: cuidar.
- O enfermeiro precisa gostar de gente, de trabalhar com pessoas.
- É preciso também estar sempre atualizado. Isso, mesmo depois de concursado. Afinal, é cobrado do profissional uma grande gama de conhecimentos. E, como sabemos, as atualizações são frequentes na área de saúde.
- Estar comprometido com a qualidade do atendimento ao paciente. Sempre, promovendo segurança, de mãos dadas com a Ciência.
Nesse contexto, é bom frisar que Renata já tem 20 anos de experiência na Enfermagem. No currículo, a tão sonhada carreira militar.
“Fui enfermeira militar da Aeronáutica. A diferença da enfermeira civil é somente a questão da hierarquia. O trabalho da enfermeira militar é o mesmo, acrescido das obrigações militares como formaturas, representações.”
Ou seja: é importante é gostar de gente! Isso não muda quando falamos de Enfermagem, não é?
E vocês, preparados para ir em busca do tão sonhado sim?
A gente já sabe a resposta e traz mais conteúdos especiais:
Planner de Estudos para Concursos e Residências