Concluiu a graduação em saúde e quer partir para o atendimento em hospitais? A residência multiprofissional em atenção hospitalar é uma opção e você precisa saber tudo sobre.
Ela proporciona experiência prática avançada e abre muitas portas no mercado de trabalho. A seguir, iremos compartilhar informações valiosas que podem te ajudar nessa decisão.
Afinal, as escolhas profissionais são determinantes para o sucesso de qualquer carreira. Portanto, se você quer saber mais sobre residência multiprofissional em atenção hospitalar está no lugar certo.
Só vem!
Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar
Você é da área de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição ou Psicologia? Tem interesse em trabalhar com atendimento em hospitais?
Então, é bom saber que a Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar é um excelente caminho.
A residência dura dois anos e funciona como uma verdadeira imersão na realidade de um hospital. Ou seja, o foco é na aprendizagem prática.
A partir dessa experiência você desenvolve competências e habilidades para trabalhar nos diferentes setores hospitalares. Gostou, né?
Nesse sentido, é bom frisar que residências multiprofissionais têm valor de pós-graduação lato sensu.
Elas foram criadas a partir da Lei nº 11.129/2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo, claro, a partir das necessidades de cada região.
Como fazer Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar
Os processos seletivos do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar ocorrem uma vez por ano.
Eles costumam ter prova objetiva, dissertativa e de títulos. A análise curricular costuma ser cobrada, mas não é eliminatória. Geralmente, é classificatória – ou seja, ela define em que posição você irá se classificar.
Há também processos seletivos que aplicam provas práticas como etapas da seleção. Elas são discursivas e costumam abordar discussões clínicas sobre um determinado caso clínico.
Como dá para ver, é preciso estar preparado. Se é mesmo o seu objetivo, saiba como se preparar para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional e jogue duro!
Importante saber: a Residência tem duração de 02 anos e carga horária de 5.760 horas. São 80% de conteúdo prático e 20% conteúdo teórico-prático.
Sendo assim, a carga horária é de 60 horas semanais de trabalho, incluindo plantões. Para isso, o residente recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330,43.
Na Residência, profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional são orientados aos cuidados em saúde, com foco na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação.
Seu olhou brilhou aí, né?
Selecione sua área e vejas as opções de residência que mais combinam com você!
Se você já está sonhando com sua residência, veja só o que preparamos a seguir!
Dicas nada óbvias para se dar bem nas provas
Para passar em concursos e residências é preciso planejamento e dedicação. Aqui a gente elencou algumas dicas que vão além das que todo mundo já sabe. Veja a seguir:
- É importante saber como mudanças nas Políticas Públicas podem ser cobradas em Provas
- Esteja por dentro da Covid-19 para concursos e residências
- Utilize mapas mentais para fixar o conhecimento
- Baixe o aplicativo gratuito da Sanar com mais de 100 mil questões gabaritadas da área de saúde!
- E a dica bônus é: entenda a melhor forma de responder com assertividade às questões da prova objetiva. Tem até um vídeo bem bacana sobre isso:
Não faltam motivos para você fazer residência multiprofissional. Entre eles, está o fato de que você terá mais chances de empregabilidade.
Ela é um baita diferencial no currículo, viu? Além disso, você irá fazer networking, acessar conhecimentos sobre diferentes áreas da saúde e trabalhar com o que você ama!
E para não perder o costume, vamos de mais conteúdos incríveis:
Prova discursiva na Residência: Confira 10 dicas para gabaritar as questões
As15 Melhores Residências em Saúde do Brasil!
Como se sentir seguro para a prática profissional em saúde
Boa sorte!