Lista: séries médicas pra quem curte a área da saúde | Colunista

Você que gosta de assistir e maratonar suas séries, vai aí uma lista contendo algumas das séries que tentam relatar em seu enredo o drama do dia a dia dos profissionais de saúde. Quanto aos critérios utilizados pra essa lista foi levado em consideração a popularidade da série e meu nível de afinidade (Afinal, tem algumas que ainda não assisti). Portanto, a ordem de exposição a seguir não leva em consideração a qualidade da obra, por exemplo.

1. Grey’s Anatomy 

A maioria absoluta de vocês que estão vendo essa lista provavelmente já assistiu ou assiste ainda Grey’s Anatomy, e a obra mais popular do gênero na atualidade e possivelmente inspirou tantas outras que têm por aí. A série estreou em 2005 e atualmente está em exibição de sua 17ª temporada.

O enredo acompanha a vida de Meredith Grey (Ellen Pompeo), filha da respeitada cirurgiã geral Ellis Grey, após seu ingresso no programa de residência no Seattle Grace Hospital…O resto é história. Pela relevância e pelo impacto causado pela série, desde o seu lançamento, nada mais justo do que a mesma abrir nossa lista com maestria. Para quem se interessar pela série, ela se encontra disponível na Netflix. 

2. House, M.D. 

Outra série bastante popular do gênero, House, estreou em 2004 e foi transmitida até 2012, com bastante sucesso em sua exibição. A série se passa num hospital universitário fictício chamado Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, na cidade de Princeton no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

 House (Hugh Laurie) é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau humor, ceticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, comportamento antissocial. Quem quiser acompanhar a série, encontra-se disponível no Prime Vídeo. 

3. The Good Doctor

Uma série relativamente recente e que está fazendo bastante sucesso que tem como protagonista, o residente em cirurgia, o médico Shaun Murphy (Freddie Highmore). Durante a série é revelado que Shaun possui autismo e Síndrome de Savant -o que lhe confere uma memória extraordinária- fato que tem papel crucial no enredo.  

No desenrolar da trama a gente percebe que a sociedade ainda tem muito o que aprender sobre o autismo e isso é deixado claro em alguns episódios, o que dificulta ainda mais a jornada de Shaun. Apesar de vários tabus que são apresentados o médico se mostra ser um profissional com várias habilidades e dessa forma consegue quebrar vários deles.

Uma curiosidade sobre a obra é que a mesma não é original, mas baseada em um programa de mesmo nome sul-coreano de mesmo nome que estreou em 2013. Atualmente a série se encontra no catálogo do Globoplay pra quem quiser acompanhar.  

4. CSI

Para encerrar a lista de hoje, temos CSI (CSI: Crime Scene Investigation) que apesar de não ser totalmente focada em dramas médicos é uma série que tem como premissa a investigação de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada, em vários casos misteriosos e pouco comuns. 

A série estreou no ano 2000 e teve um total de 15 temporadas. Quem quiser assistir essas aventuras, elas estão disponíveis no Prime Vídeo.

Essa foi minha lista sobre algumas séries médicas e espero que vocês tenham gostado do conteúdo. Não esqueça de comentar aqui embaixo qual sua série médica preferida e compartilhe esse post pra aquele amigo (a) que curte o gênero também. Ah! Não vale soltar spoiler por aí.

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grey%27s_Anatomy

https://web.archive.org/web/20120615011627/http://programas.rederecord.com.br/programas/house/#

https://mixdeseries.com.br/the-good-doctor-o-bom-doutor-estreia-na-globo-saiba-tudo-sobre-a-serie/

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/franquia-policial-mais-bem-sucedida-da-historia-csi-acaba-apos-16-anos-11298