Abordagem multiprofissional é necessária para tratar o Diabetes

O Diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil. O que muitos podem não saber é que a abordagem multiprofissional é necessária para tratar e prevenir a doença. 

Atualmente, são mais de 13 milhões de pessoas com Diabetes no Brasil. Os números continuam crescendo. A estimativa é que esse número chegue a 23,2 milhões em 2040. Preocupa, também, o fato de que muitos pacientes não são diagnosticados. 

As informações são da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Sobre a América Latina, há uma expectativa de crescimento nas taxas de Diabetes estimadas em 65% até 2040. Proporcionalmente, vale dizer que 1 a cada 8 adultos sofreria com a doença.

Outro dado alarmante é: a mortalidade em virtude dessa enfermidade é maior do que o HIV/AIDS, a Tuberculose e a Malária somados. Isso, na América Latina.

A seguir, você verá como a abordagem multiprofissional é necessária para tratar o Diabetes.

Abordagem multiprofissional para o Diabetes

O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado. Para isso, o paciente precisa estar bem informado e receber uma atenção integral. O diagnóstico precoce, claro, é fundamental.

Uma vez diagnosticado, o Diabetes precisa de uma abordagem multiprofissional para que o portador consiga ter qualidade de vida, não evoluindo para quadros mais graves. 

Isso é tão importante que os  governos orientam os sistemas de saúde para lidar com problemas educativos, comportamentais, nutricionais e assistenciais que disseminam a doença.

Afinal, sedentarismo, dieta inadequada e obesidade estão entre os  principais desencadeantes.

Nesse contexto, desde 2020 o Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus vincula usuários com esse quadro às unidades de saúde. 

Na abordagem multidisciplinar, é possível tratar de pontos fundamentais: mudança de estilo de vida, redução de estresse físico e emocional, correção de peso corporal (perda ou ganho se necessário) e exercício físico.

O Diabetes mellitus na pessoa idosa merece uma atenção ainda mais especial. Essa atenção ampla, claro, é importante para prevenir e tratar o diabetes em qualquer idade. 

Formação multiprofissional especializada em Diabetes

Em 2012, a formação especializada na Assistência em Diabetes foi implementada com a criação do programa pela Universidade Federal do Ceará. 

A Residência em Assistência em Diabetes desenvolve atividades nos âmbitos ambulatorial, hospitalar, comunitário e acadêmico com profissionais de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Sim, é isso mesmo. Há um mercado específico para isso e é  importante estar por dentro da Assistência em Diabetes: residência, áreas de atuação, remuneração…

Também vale conhecer mais sobre o diagnóstico e a farmacoterapia do Diabetes.

Diabetes: o que você precisa saber

O Diabetes, ou Diabetes Mellitus, é uma doença crônica e autoimune. Ele se caracteriza pela deficiência da produção de insulina pelo organismo.

A insulina, vale lembrar, é  um hormônio secretado pelo pâncreas. Ela é necessária para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia. 

E o que quer dizer ser uma doença autoimune? Uma doença autoimune é reflexo do mau funcionamento do sistema imunológico. Essa condição perigosa leva o corpo a atacar os seus próprios tecidos.

Os tipos de Diabetes 

No Diabetes tipo 1, o sistema imunológico ataca as células beta. Pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. 

Sem insulina, a glicose fica no sangue e não consegue ser usada como energia. Essa condição é mais comum em crianças e adolescentes, mas pode afetar adultos, também. 

Já o tipo 2, tem carga genética maior. Ela acontece por resistência à ação da insulina. A obesidade, vale dizer, é um dos principais desencadeantes. 

Há também o Diabetes Gestacional, que pode ocorrer com qualquer mulher. Como ele geralmente não tem sintomas, é preciso fazer exames. 

Um bom pré-natal precisa prever esse acompanhamento. Quem tem casos na família, claro, precisa redobrar a atenção. 

São fatores que aumentam a chance da mulher desenvolver a doença:  gravidez tardia, ganho de peso excessivo durante a gestação, obesidade ou sobrepeso e Síndrome dos Ovários Policísticos. 

Também entram na lista o histórico familiar, a hipertensão arterial e a gestação de gêmeos. Uma orientação nutricional adequada, nesses casos, é essencial.

A atividade física também ajuda a reduzir os níveis glicêmicos. Mas, só poderá ser feita se não houver contraindicação. É importante dizer que se tratada a tempo e de forma efetiva, a gravidez tende a ocorrer bem. 

Seja qual tipo for, a abordagem multiprofissional é necessária e auxilia muito os pacientes. 

Sintomas do Diabetes

Você sabia? Quase 50% dos portadores do Diabetes tipo 2 não sabem que têm a doença. Sendo assim, o diagnóstico precoce é fundamental. Ele pode evitar complicações graves e até mesmo o óbito.  

Quando aparecem, os mais comuns, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, são:

  • Urinar em excesso –  inclusive, acordando à noite, várias vezes, para ir ao banheiro.
  • Sede excessiva.
  • Maior apetite.
  • Cansaço.
  • Vista embaçada ou turvação visual
  • Infecções frequentes, principalmente, as de pele.
  • Perda de peso. 

É comum o portador do tipo 2 não ter sintomas. Quando aparecem, são de forma gradativa e podem passar despercebidos. No tipo 1, ao contrário, eles são mais visíveis e chegam de forma mais rápida. 

Como são muitos detalhes, confira de uma vez só tudo o que você precisa saber sobre o Diabetes. 

Diabetes e Covid-19  

Quem tem Diabetes já pode se vacinar contra o novo Coronavírus. A doença está na relação de comorbidades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Afinal, pessoas com  Diabetes e outras condições crônicas são mais propensas a ter complicações da Covid-19.  Isso é mais preocupante quando lembramos que muitos que têm o Diabetes não sabem que são portadores dessa enfermidade. 

Tendem a evoluir  com as formas mais graves da infecção:  quem tem  longa história de diabetes, mau controle metabólico, presença de complicações, doenças concomitantes e idosos. 

Veja o que a Sociedade Brasileira de Diabetes diz sobre a Imunização para COVID-19 na pessoa com diabetes.

A vacinação contra Covid-19 em gestantes com Diabetes Mellitus também merece atenção. 

O conteúdo acabou mas você quer saber mais. Acertamos?

Por isso, listamos aqui dicas incríveis sobre Diabetes:

Aplicativos que auxiliam no controle da diabetes!

Quiz farmacoterapia do diabetes 

Mapa Mental de Diabetes Mellitus.

Sensacional, né? Aproveite!

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?