Conheça ferramentas gratuitas para fazer mapas mentais

Os mapas mentais são grandes aliados na hora de esquematizar e sistematizar ideias. A seguir, vamos mostrar ferramentas gratuitas para fazer mapas mentais e ajudar nas apresentações! 

Eles contribuem para a organização de vários elementos mentais. Além disso, são peças-chaves de uma boa apresentação.

Caso você queira saber mais sobre eles e como aproveitá-los ao máximo, acompanhe o que vem a seguir!

O que são os mapas mentais

O mapa mental foi criado em meados do século XX pelo escritor inglês Anthony Peter, mais conhecido como Tony Buzan. 

O mapa mental é uma técnica de sistematização e otimização de informações e dados a partir de uma representação gráfica e visual. O principal objetivo é organizar as informações expostas e facilitar a leitura e o entendimento do que está ali apresentado. 

Ele pode ser construído a partir de palavras, comentários, imagens, símbolos, traços, balões. E mais: traços, cores e conexões. 

A ideia é que tudo fique organizado e mapeado em uma só página. E está aí o desafio: compilar de forma  criativa, atraente e estratégica o que precisa ser comunicado. 

O poder de síntese entra forte em cena e contribui para um mapa mental bem feito. Veja como é possível falar até de farmacologia em mapas mentais! O mesmo  vale para a saúde pública, que também pode ser traduzida em mapas mentais! 

Agora, vamos colocar a mão na massa!

Ferramentas gratuitas para criar mapas mentais

Para te auxiliar na tarefa de criar mapas mentais, existem ferramentas gratuitas incríveis e didáticas. 

A seguir, vamos destacar as 5 melhores alternativas com versões gratuitas para você fazer o seu  mapa mental e arrasar. 

1)MindMeister

O  MindMeister é fácil de usar e disponibiliza várias possibilidades de segmentação. Você pode usar, por exemplo, cores, formas, emojis. Cada balão pode ser personalizado com links, comentários e até anexos.

A criação pode ser individual ou compartilhada. Ou seja, mais pessoas podem participar da criação, simultaneamente. 

O mapa mental criado fica armazenado na nuvem do próprio serviço e poderá ser editado novamente diretamente pelo navegador. 

Para fazer o cadastro no MindMeister é simples: ele pode ser feito com endereço de e-mail ou conta do Google e do Facebook. 

2)Canva

Uma opção super fácil de usar é o Canva. Para criar, precisa ter uma conta na plataforma. Tudo bem rápido.  E, além do mais, o Canva tem diversas outras funcionalidades. Então, vale a pena esse cadastro.

No Canva você pode escolher diferentes modelos de mapas mentais, alterar cores, personalizar o design, formas e tipografias. Além disso, você pode usar outros elementos para incrementar. Mas, lembre: menos é mais! 

Para o mapa mental, a proposta é sintetizar. Dizer o que se quer dizer, usando o menos de informações possível.

Você pode compartilhar sua criação e escolher o formato para salvar o mapa mental. 

O download é feito nos formatos JPEG, PNG, PDF ou GIF.

Você também pode fazer sua impressão e editá-lo quando quiser no arquivo  que fica salvo na sua conta.

3)Coggle

O Coggle não está 100% traduzido para o português, mas é possível usar a plataformas.Ela  é bem intuitiva.Ele produz estruturas simples como árvores ramificadas. Traz resultados fáceis de serem assimilados, permitindo um fluxo completo do raciocínio.

Cores são liberadas. Formas geométricas e balões, somente no primeiro nível. Ideal para ideais para mapas mentais com palavras e termos, no lugar de imagens. 

O login pode ser feito por meio da sua conta do Google, da Microsoft e da Apple. Tem interação com o Google Drive. 

Ah, ele também permite o trabalho coletivo! 

4)FreeMind

Também  nesta linha mais simples e prática está o FreeMind, que é um software livre. Ele permite que você crie um mapa bem objetivo a partir de cores, ícones, bordas personalizadas, linhas e símbolos. 

Você também pode fazer marcações específicas. Ele é bem intuitivo e simples de usar. Também exporta para vários formatos.

Está disponível para Windows, MAC, Linux e OS. 

5) GitMind 

Mais um aplicativo gratuito e super útil. Lançado em 2019, em Hong Kong, o GitMind é uma boa dica para organizar as ideias de forma eficiente e objetiva.

Ideal para fluxogramas, árvore de decisão, organograma e diferentes fluxos. Além disso, disponibiliza biblioteca com templates e vários recursos para a construção do seu mapa mental. 

Permite que você salve e exporte o mapa.

Curtiu? Como são versões gratuitas, nada impede que você experimente todos eles! 

Dicas para um mapa mental eficiente

Agora que você já conhece as ferramentas gratuitas que vão te ajudar na hora de criar o seu mapa mental, é importante saber por onde começar. 

Organizar as ideias é fundamental. Por isso, um bom caminho é começar por uma espécie de rascunho.

  • Seja um papel em branco ou uma página em branco no computador, o importante é começar.
  • Defina seu  tema central. Escreva-o no meio da página. Se ele puder ser representado por algum símbolo ou alguma imagem, fique à vontade.
  • Depois crie conexões a partir desse núcleo. Faça setas para criar essas associações. 
  • Neste primeiro momento, coloque o que vem à cabeça. Depois você pode ir resumindo mais. Não se julgue. Deixe fluir.
  • Use palavras-chaves ou símbolos, quando possível. Lembre-se que a ideia é resumir, criar um mapa da mente e não explicar detalhadamente todo o tema. 
  • Tenha em mente que o mapa servirá para guiar. Ele não esgota todo o universo a ser contemplado ali. Seja para apresentar ou para o entendimento de outra pessoa que terá o mapa em mãos, ele deve orientar a compreensão sobre o assunto. 
  • É importante que o mapa seja atrativo e visualmente simples de entender. Use cores, por exemplo, para orientar o olhar. 
  • Além das cores, lance mão de balões, desenhos e traços. 

Animado? Esperem só até você ver o  SUS em Mapas Mentais!

Mapa mentais para estudo e trabalho

Os mapas mentais contribuem muito para o estudo. A gente usa muitos mapas mentais aqui na Sanar, porque são excelentes para fixar o conhecimento por meio da memória visual.

Com o mapa finalizado, é mais fácil revisar o conteúdo e estabelecer as conexões entre os assuntos. A técnica ajuda muito a esmiuçar temas que podem ser úteis em provas.Quando os assuntos são interdisciplinares, o mapa pode contribuir ainda mais! 

Você também pode aproveitar essa metodologia para a vida profissional. Seja para conduzir apresentações, aulas ou treinamentos.

Ele é válido sempre que você quiser organizar as ideias sobre algo, seja questão profissional, como gerenciamento de projetos, ou até mesmo pessoal. 

Por isso, nossa recomendação é: conheça Métodos Infalíveis de Estudo para Concursos e Residências na Saúde!

E, também, saiba como fazer do seu smartphone um aliado na preparação para concursos!

Aproveite essas dicas!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?