Especialistas em odontologia e suas vantagens na carreira

boca com aparelho sendo examinada por um especialista em odontologia

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e plural, fazer uma pós-graduação e se tornar um especialista em odontologia já faz parte dos planos de vários cirurgiões-dentistas em todo o Brasil. A especialização na área traz inúmeros benefícios em curto, médio e longo prazo, e pode ser um diferencial na carreira do odontólogo.

Porém, é normal ter dúvidas na hora de colocar em prática a sua especialização. O investimento financeiro e as dúvidas sobre os cursos oferecidos podem atrapalhar o futuro especialista a ter uma visão mais clara sobre os objetivos.

Para te ajudar a tomar essa decisão, nós listamos as principais áreas da odontologia que você pode investir, além das vantagens e benefícios em se tornar um especialista em odontologia:

Ortodontia

O Ortodontista atua na prevenção e tratamento das funções dento-faciais. Ele é o responsável por analisar o histórico clínico do paciente, além de possíveis irregularidades que possam impedir o funcionamento de todo o arco dentário.

Implantodontia

O implantodontista é especialista na reabilitação oral dos dentes através de próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais. É também essencial fazer o diagnóstico das estruturas ósseas do maxilar e planejar qual prótese será a mais adequada – ou seja, aquela que irá devolver a autoestima do paciente e qualidade de vida da mastigação e higienização.

Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial

O Bucomaxilo se encarrega de diagnosticar lesões, traumatismos e anomalias que surgem na boca, face e no aparelho mastigatório. O traumatologista está apto para operações cirúrgicas que corrigem anomalias, doenças, implantes dentários, por exemplo.

Quais são as vantagens de ser um especialista em odontologia?

Mesmo que as áreas anteriores falem por si mesmas sobre a sua importância e impacto no mercado, essas não são as únicas vantagens em ser um especialista. Confira:

1. Adquirir maior conhecimento

Diferente da graduação, que permite abranger diversos estudos de forma generalista e ampla, a especialização apresenta ao estudante/profissional a possibilidade de expertise em um campo específico.

Isso não significa que o cirurgião-dentista deixa de lado os conhecimentos gerais aprendidos anteriormente já que eles vão servir de base para sua qualificação profissional.

Mas, ao se dedicar a um novo campo de estudo, você também terá a chance de adquirir um novo conhecimento técnico, que começará em aulas práticas e será repassado no mercado de trabalho.

2. Buscar constantemente por atualizações e novas tecnologias

A odontologia é uma área em constante evolução, portanto, seus profissionais também devem estar atualizados às novas tecnologias, produtos e acessórios que surgem no mercado. E um dos melhores lugares para aprender sobre as novidades e a contribuição de novas tecnologias é justamente dentro de uma especialização.

Poder contar com essa oportunidade dentro da sua qualificação possibilita que você cresça como profissional na parte teórica e também na parte prática, ao poder optar por propostas mais inovadoras aos pacientes e equipar seu consultório odontológico com novos equipamentos.

3. Fazer networking entre especialistas em odontologia

Outro benefício que você vai ter ao optar pela carreira de especialista em odontologia é aumentar seu networking – sua rede de contatos com outros profissionais.

Ao solidificar a relação com os colegas, você poderá conseguir indicações para projetos, trabalhos, encontrar futuras parcerias e conquistar também indicações.

A pós-graduação é um ótimo local para encontrar dentistas com vivências diferenciadas, que vão te ajudar a ter uma troca de experiência completa e muito importante.

4. Ampliar rede de pacientes

Com uma especialização em seu currículo, o cirurgião-dentista tem uma grande oportunidade de conquistar mais pacientes, que buscam pela sua especialidade, além de poder oferecer serviços diferenciados aos pacientes já consolidados.

5. Buscar a valorização da carreira

Ao buscar uma especialização, o cirurgião-dentista também demonstra que valoriza seu trabalho e carreira ao agregar conhecimento e valor ao seu currículo.

Para além da questão financeira, o dentista que investe em uma capacitação, demonstra que é um profissional que valoriza e busca conhecimento constante.

Para os novos profissionais, ou recém-formados, o mercado de trabalho pode ser difícil e inconstante, por isso, ser um especialista capacitado e dedicado é um grande passo para quem quer conseguir um bom emprego, boas referências e bons salários.

Já aqueles que estão no mercado há algum tempo e começam a consolidar a carreira, ter uma especialização no currículo significa maiores chance em estabelecer seu nome com o prestígio necessário para se tornar uma autoridade na área. Além disso, um especialista tem maiores chances de disputar cargos de supervisão e de controle em clínicas renomadas.

Aos interessados em disputar uma vaga em concursos públicos ou processos seletivos, a especialização conta como pontos para ajudar e muito numa boa colocação ao final do processo.

Banner geral

Leituras relacionadas: