Fazer uma Pós-Graduação em Farmácia está nos planos de inúmeros profissionais da área pelo Brasil. Seja recém-formado ou com alguns anos de experiência no mercado, o farmacêutico que opta por uma especialização certamente se torna um profissional diferenciado.
Assim, esse profissional amplia seu conhecimento sobre a área de interesse e atuar profissionalmente em uma carreira já direcionada.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, com números referentes ao primeiro trimestre de 2019, o farmacêutico foi a segunda profissão de nível superior que mais gerou novos empregos com carteira assinada no Brasil.
Portanto, se destacar em um mercado que está em alta, com tendência de continuidade para os próximos anos, é um desafio que pode ser superado com uma pós-graduação em seu currículo.
Mas escolher qual é a especialização que você quer fazer não é uma tarefa fácil. Atualmente, as especialidades farmacêuticas no país são divididas em 10 campos de atuação com 135 especializações diferentes possíveis.
Para te ajudar a entender as principais pós-graduações na área, vamos te mostrar as 4 especializações que podem destacar seu currículo no mercado de trabalho farmacêutico:
Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica
A especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica é uma das mais procuradas pelos farmacêuticos e também onde se concentra o maior número de profissionais pelo país.
Quem opta por se tornar um especialista nessa área será preparado para: atuar na prescrição e indicação medicamentosa, tomar decisões para resolução de problemas terapêuticos e promover o uso racional de medicamentos. Além de ser capaz de exercer atividades em consultório farmacêutico e/ou em instituições de saúde (hospitais, drogarias e farmácias).
Ao fazer a pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica o profissional irá agregar conhecimento para conseguir atuar com base em evidências clínicas e com segurança nas intervenções farmacêuticas necessárias, além de trabalhar em parceria com uma equipe multiprofissional.
O profissional especialista em prescrição farmacêutica também deve conciliar habilidades técnicas e atividades conscientes voltadas ao bem-estar do paciente.
Farmácia Hospitalar
Essa é uma especialização que necessita de especialistas com conhecimentos multiprofissionais, abrangentes, capacitados e que conheçam a logística de um ambiente hospitalar.
Por isso, a Pós-Graduação em Farmácia Clinica e Hospitalar é cada vez mais valorizada e destacada dentro do mercado de trabalho.
O farmacêutico que optar por essa especialização será capaz de monitorar, acompanhar e garantir o uso seguro e racional dos medicamentos que são prescritos no ambiente hospitalar. Além de estudar e examinar a comprovação terapêutica dos itens farmacológicos.
Esse é o profissional que também é responsável por parte da logística da farmácia nas instituições hospitalares ao planejar a compra de medicamentos e materiais hospitalares, controlar a dispensação e viabilizar distribuições.
A Pós-Graduação deve capacitar o farmacêutico para que ele esteja habilitado a compreender toda a gestão de uma farmácia hospitalar, e implementar a farmácia clínica nesse ambiente, trabalhando também com uma equipe multiprofissional na área da saúde.
Farmácia Oncológica
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam que a cada ano do triênio 2020-2022 haja uma média de 625 mil novos casos de câncer no Brasil.
Felizmente, a tecnologia e estudos sobre a doença continuam avançando, dando novas possibilidades de tratamento aos pacientes.
Diante desse contexto, o profissional especialista em Farmácia Oncológica se faz cada vez mais necessário e importante dentro dos vários ambientes de tratamento oncológico.
O especialista desta área deve ser capaz de atuar com segurança nos processos de manipulação de medicamentos quimioterápicos que devem ser precisas para cada perfil de paciente, partindo de fatores como peso e evolução do quadro clínico do paciente, por exemplo.
Ele também deve ser capaz de acompanhar o desenvolvimento de cada caso junto às equipes multidisciplinares, estar atento ao controle de qualidade nas funções administrativas e na liderança de equipes.
Além da formação técnica, o farmacêutico oncológico deve se preparar para o tratamento humanizado de pacientes.
Farmácia Cosmética
A preocupação com a estética e bem-estar é uma realidade cada dia mais presente na vida dos brasileiros. Portanto, especialistas nessa área estão em constante valorização e destaque nos últimos anos.
O farmacêutico cosmetologista atua principalmente em indústrias cosméticas com o objetivo de pesquisar, planejar, desenvolver e produzir formulações cosméticas dos mais variados tipos: loções, pomadas, cremes, entre outros produtos.
Também é possível trabalhar em consultorias, farmácias magistrais, órgãos de vigilância sanitária, laboratórios de análise e monitoramento de produtos.