5 excelentes motivos para ser um Profissional da Saúde da Marinha

Trabalhar para a Marinha do Brasil é o sonho de  muitos profissionais de saúde. Se este é o seu caso, você está no lugar certo. Aqui vamos reunir as principais razões para que você se sinta ainda mais estimulado a fazer o concurso.

Vai muito além da estabilidade e da experiência incrível que é fazer parte da Marinha. São muitos os motivos para integrar o quadro de apoio à saúde. Confira os principais deles e  aproveite para saber como ingressar.

Vale a pena também conhecer as atribuições de cada área. Afinal, toda equipe multiprofissional de saúde é contemplada nos editais das Forças Armadas. Quem estiver bem informado sai na frente, hein?

A gente pensou nisso tudo e detalha logo mais.

Por que ser um profissional da Saúde da Marinha

Não é à toa que muitos querem fazer parte de um dos Comandos das Forças Armadas do Brasil (Marinha, Exército ou Aeronáutica). A seguir, listamos 5 maravilhas que fazem jus a esse sonho.

  • A carreira militar oferece uma estabilidade que é cada vez mais difícil de encontrar.
  • Trata-se de uma carreira estruturada. Isso quer dizer que você pode ir crescendo lá dentro.
  • O salário inicial é competitivo e as promoções são comuns.
  • O trabalho permite uma experiência diferente, muitas vezes numa outra localidade.
  • Oportunidade de participar de missões e cursos especiais no Brasil e no exterior.

Para mulheres, uma vantagem a mais: licença maternidade de 180 dias! Mães adotantes têm 90 dias no caso de crianças com menos de um ano. Se a criança for mais velha, a licença será de 30 dias.

A assistência médico-hospitalar é mais um motivo que estimula a estudar ainda mais para o concurso. Além de cuidar de si, é possível colocar os familiares como dependentes, conforme orientam as normas internas.

Calma que ainda não acabou. Vale também dizer das instalações sociorrecreativas para o profissional e dependentes.

Quadros de saúde da Marinha

Os quadros de funcionários de saúde da Marinha brasileira têm um objetivo nobre. A proposta é  suprir a instituição com oficiais para atividades necessárias ao cuidado da saúde dos militares da Força.

É importante saber que o Corpo de Saúde da Marinha do Brasil é dividido em três Quadros: o Quadro de Médicos (CSM-MD), Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD) e o Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S).

Se o seu interesse é no Quadro de Cirurgiões-Dentistas, é bom saber quais profissões são aceitas: Cirurgião-Dentista, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Endodontia, Implantodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia Bucal e Estomatologia, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia.

Gostou? Aqui você pode acessar provas dos anos anteriores.

Quadro de Apoio à Saúde

No Quadro de Apoio à Saúde são solicitados profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. Se é o seu caso, aproveite e acesse aqui editais e provas anteriores.

A carreira militar para profissionais de Enfermagem é uma das possibilidades. O enfermeiro nas Forças Armadas executa atribuições assistenciais e burocráticas.

Eles costumam ser auxiliares dos encarregados das enfermarias e serviços clínicos, a que estão subordinados. Entre as tarefas estão observar as ordens relativas ao tratamento dos doentes e cuidar da disciplina da enfermaria.

A gente explica melhor no tópico seguinte!

O que faz o profissional da saúde da marinha

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos veterinários, dentistas e psicólogos do Exército, Marinha e Aeronáutica atuam cada qual na sua área.  Demandas diferentes, com o mesmo objetivo: garantir a assistência médico-sanitária nas operações em território nacional e em missões internacionais.

O fisioterapeuta, por exemplo, avalia o paciente militar para um diagnóstico cinético-funcional e propõe intervenções e condutas fisioterapêuticas. Como são muitas atribuições específicas, vale ler aqui o que faz cada profissional de saúde das Forças Armadas.

Para ingressar nas Forças Armadas

Geralmente, o caminho é o concurso público. No edital, pedem que candidatos a oficiais sejam brasileiros natos. Candidatos a praças podem ser brasileiros natos ou naturalizados.

Cada força tem suas especificidades. A mulher militar na Marinha do Brasil, por exemplo, tem uma relação de critérios só para ela. Mas, é bom frisar que ela  concorre à progressão hierárquica em igualdade de condições com os militares do sexo masculino.

Sabemos que são muitas as dúvidas sobre o processo para ingressar. Para facilitar, compartilhamos com você as perguntas e respostas mais frquentes sobre o ingresso na Marinha do Brasil. 

E você, está se preparando para algum concurso?

A Sanar Saúde separou aqui alguns conteúdos para facilitar sua organização! Dá só uma olhada:

Antes, confira a relação de provas de concursos de todas as áreas.

Agora, saiba como se preparar para concursos das Forças Armadas.

E como um bom planejamento faz toda a diferença, encerramos por aqui com chave de ouro! Com vocês,dicas infalíveis para planejar seus estudos e montar um congronagra perfeito! 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?