O que devo saber antes de me formar | Colunista

A faculdade é uma fase importantíssima para o profissional. Passamos por diversas fases durante um curso superior e temos diversas experiências de aprendizagem dentro dele. Porém existem coisas que a graduação não irá ensinar, coisas importantes, essenciais para nosso desenvolvimento profissional. Na medicina veterinária não poderia ser diferente. Vou dar umas dicas que eu queria que tivessem me falado no início da faculdade.

Ser um bom ou mau veterinário

Após receber o diploma você não será um bom veterinário ou um mal veterinário, na verdade só será um veterinário que irá ter que construir sua carreira, e não, a faculdade não te ensina isso. A graduação não vai te ensinar como chegar em uma clínica ou como passar em um concurso ou qual local você quer trabalhar e pedir um emprego. 

Ser empreendedor

Alguns estudantes querem ser empreendedores, porém durante a graduação não aprendemos como empreender, como construir um “império”. Não nos ensina a lidar com problemas relativos a dinheiro ou negociação. Quer ser dono da sua clínica? Busque durante o curso se desenvolver no empreendedorismo, procure sempre se manter atualizado quanto aos seus objetivos.

Saber trabalhar

Acha mesmo que a graduação vai te dar um trabalho? Conheço veterinários que após formados, demoram algum tempo para ter a carteira assinada atuando como profissional em algum local. E quanto ao pessoal que vão fazer concursos não terem garantia de vaga no mercado de trabalho, tendo que estudar mais para buscar a perfeição diariamente.

 Invista em networking durante tua graduação, faça estágios, se envolva em eventos, converse com veterinários da área que deseja ingressar.

Saber lidar com sentimentos

Saber lidar com os sentimentos é uma das coisas mais importantes na área da saúde, principalmente se for lidar com pessoas. Em muitas situações durante sua vida profissional terá que lidar com diferentes personalidades, tanto colegas, como clientes. Algumas situações, com seus pacientes, podem ocorrer devido ao falecimento de um ou alta de um outro, nessas circunstâncias temos que aprender a manter uma postura profissional, não se exaltando. Aprenda a controlar seus ânimos, seja raiva, seja alegria. 

Aprender sempre

Não é porque já se formou, que não vai precisar aprender, muito pelo contrário, durante a graduação não surgem situações nas quais você poderá ter seus conhecimentos realmente à prova, durante o curso existe o professor para auxiliá-lo. Após a formação não terá um professor ao seu lado para dizer onde errou. Então aproveite os cinco anos do curso para errar e tirar suas dúvidas. 

Por fim, invista em um tempo para você colocar suas perspectivas num papel, faça uma análise, veja o que você irá precisar além da aprendizagem que já teve durante as aulas, para se tornar o profissional que sonha.

Lembre-se, você será um veterinário incrível, basta querer.

Matérias relacionadas: