O que a faculdade não ensina, mas você precisa saber | Colunista

Após pouco mais de um ano de formada, achei interessante compartilhar algumas dicas que são fundamentais para um bom profissional e que transcendem os conteúdos abordados nos cinco anos da graduação em farmácia.

A primeira coisa que quero te fazer refletir é que: O começo é difícil para todo mundo. Uma das grandes tendências de quem está nos últimos anos da graduação é pensar que as coisas vão melhorar quando você conseguir o tão sonhado diploma. De fato, é muito bom estar formado e encarar uma nova fase da vida. Mas, é importante ter em mente os desafios que você vai encontrar para que eles não te frustrem. Lembro-me que um dia após a minha formatura, eu me peguei cheia de questionamentos, e por ter escolhido trabalhar na área da pesquisa, me vi cercada de novos desafios, os quais naquele momento pareciam muito grandes para mim. Mas, quero te lembrar que todas as pessoas que começaram também encontraram dificuldades.

A tendência é que com o tempo você aprenda a lidar com os desafios antigos e que de forma muito natural, eles deixem de trazer preocupações. Mas esteja sempre pronto para os novos que virão, e se você estiver com medo, vá mesmo assim, tendo em mente que com muita responsabilidade e compromisso, você vai conseguir. 

Outro ponto importante a ser lembrado é que: Nós não sabemos de tudo, mas precisamos saber onde ir buscar. Digo isso, porque diante de muitas situações você será confrontado sobre assuntos da sua nova rotina que são importantes, mas que a depender da sua formação ou pelo próprio tempo, você acabou se esquecendo. Nesse sentido, tenha em mente que você vai precisar ter fontes seguras e confiáveis para recorrer.

Como sugestão, invista em materiais didáticos que ofereçam informações mais sucintas, mas que sejam confiáveis. A internet também oferece uma série de recursos que possibilitam ter informações rápidas, todavia esteja sempre atento a busca por fontes confiáveis, para elas não te induza a erros. 

Pode parecer repetitivo, mas saber se relacionar bem com a sua equipe vai te levar mais longe. Digo isso porque existem profissionais excelentes no nível de conhecimento, mas, que não desenvolveram habilidades que possibilitem manter boas relações tanto a caráter multiprofissional, ou seja, com os demais profissionais que têm diferentes formações e que fazem parte da equipe, quanto à nível de relações interpessoais, que consequentemente acaba repercutindo sobre o bem-estar da equipe e, por conseguinte sobre os resultados finais.  

Outro lembrete importante é que você: Nunca deve parar de estudar e de se atualizar. Nossa área de trabalho é bombardeada de novas descobertas todos os dias, além disso, a utilização dos medicamentos como um dos principais recursos para o manejo de comorbidades tanto de caráter crônico, quanto agudos, demanda a necessidade de farmacêuticos que estejam atualizados e atentos sobre como oferecer informações atuais, que colaborem com o trabalho da equipe de saúde e, que proporcione o melhor tratamento medicamentoso possível ao paciente.

E por último, mas não menos importante: Cuide da sua saúde mental. Nossa carreira é uma parte importante das nossas vidas, mas não deve ser a única. Faça coisas simples que você ama e que muitas vezes devido a correria da graduação, não nos permitimos fazer, cuide de você, cultive seus hobbies e separe um tempo do dia para fazer o que você mais ama. Parece simples, mas faz toda diferença pois só quando cuidamos de nós conseguimos cuidar dos outros. 

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)